Faculdade Nova Esperança - brand

3ª edição do Trote Solidário mobiliza calouros na Facene/Famene

Uma ação diferente, mobilizou, nesta quarta-feira (06), os novos alunos das Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene/Famene).

A III edição do “Trote Solidário Facene/Famene” teve o objetivo de combater à violência praticada nos trotes, bem como introduzir novos conceitos de solidariedade, humanização e responsabilidade social junto aos calouros e alunos veteranos das duas Instituições de ensino.

Na oportunidade, os alunos ingressantes, assim como os discentes matriculados no segundo período das duas Faculdades participaram de ações que incentivaram a doação de sangue e a venda de souvenirs de instituições filantrópicas.

A primeira atividade (doação de sangue) foi desenvolvida na Lagoa do Parque Solon de Lucena, com apoio de uma unidade móvel do Hemocentro da Paraíba. Já a comercialização dos souvenirs das instituições parceiras aconteceu no Ponto de Cem Réis, no centro.

As ações também visaram a integração do calouro à comunidade da Facene/Famene, facilitando sua inclusão na turma, e num sentido mais amplo estimulando a sua reflexão sobre problemáticas sociais, brasileiras e locais, além do incentivo a atitudes cidadãs.

De acordo com os calouros, o incentivo de boas práticas já no início do Curso demonstra a preocupação da Facene/Famene com a formação de profissionais mais humanos. “Este tipo de iniciativa traz boas experiências. Como, por exemplo, a sensibilização das pessoas sobre a importância da doação de sangue em um período em que os estoques dos bancos de sangue estão baixos”, destacou a caloura de Enfermagem, Cássia Íris do Nascimento. Nereu Alves Lacerda, discente de Medicina, afirma: “Este é o primeiro contato direto que temos com a população no qual promovemos a humanização do Curso”.

Além disso, o Trote é uma excelente oportunidade de integração para os novos acadêmicos. “Nessa atividade interagimos tanto com o público como com nossos colegas de Curso”, relatou a acadêmica de Medicina, Renata Lima Medeiros.

Os recursos obtidos com a comercialização de produtos, nesta terceira edição, serão revertidos em benefício de três instituições: Centro de Atividades Especiais Helena Holanda, Hospital Padre Zé e Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, de Santa Rita. Enquanto que as bolsas de sangue serão doadas ao Hemocentro da Paraíba.