Faculdade Nova Esperança - brand

A Ouvidora da Facene / Famene participa do XIV Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU, em Florianópolis-SC

A Ouvidora da Facene / Famene Profª Marlene Ramalho Rosas de Freitas Oliveira – Coordenadora Geral do Fórum Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas-FOPO, participou nos dias 20 a 22 de agosto de 2014 em Florianópolis-SC, do XIV Fórum Nacional de Ouvidores Universitários. Presentes ao evento 72 Ouvidores de Universidades Federais, Particulares e dos Hospitais Universitários.
Na programação, houve palestras e oficinas sobre temas pertinentes ao exercício da função de Ouvidor como: A Ouvidoria e os Avanços nas Relações com Instituições Internacionais; Construindo uma Ouvidoria Criativa; Fundamentos Éticos nas práticas das Ouvidorias; Ouvidorias Universitárias no Brasil: uma atualização; Ouvidoria como ferramenta de gestão; as Ouvidorias Universitárias na “Coleta OGU” e Ética em Ouvidoria Universitária. E ainda, oficinas temáticas e a Elaboração de Carta de Florianópolis, com entrega dos certificados.
Foi um aprendizado para todos, haja vista a integração dos Ouvidores participantes, troca de experiências e sobretudo, a revalidação das ações do Ouvidor como agente facilitador da Participação Social do cidadão Universitário. Na abertura do evento entre outras autoridades presentes, a vice Reitora da UFSC tendo o presidente do FNOU agradecido a Facene/Famene pelos brindes oferecidos aos componentes da mesa. A participação da Profª Marlene Ramalho foi valiosa e muito contribuirá para a melhoria das suas ações a frente da Ouvidoria das IES.