Faculdade Nova Esperança - brand

Centro de Vivência recebe exposição com painéis da 11ª Mostra de Tutoria da FAMENE. Confira a relação de trabalhos premiados

A XI Mostra de Tutoria da FAMENE aconteceu nos últimos dias 13 e 14 de novembro, com a apresentação de painéis com temas referentes aos casos clínicos de tutoria apresentados no decorrer do ano, por alunos do primeiro, segundo e terceiro período do curso de medicina.
A mostra acontece sempre no final de cada semestre com o objetivo de divulgar os casos clínicos desenvolvidos pelos docentes da FAMENE, estimular a participação dos discentes em grupos de pesquisa, como também apresentar conhecimentos sobre aspectos básicos na produção de trabalhos científicos.
“É um evento que além de estimular os alunos em relação a iniciação científica desde o primeiro período que ingressam no curso de medicina, é um tipo de ensino e aprendizado diferenciado. Usamos uma metodologia de estudo ativa, e finalizamos o semestre com a Mostra, onde os alunos apresentam painéis baseados nos temas pesquisados”, explicou a Profª. Dra. Socorro Gadelha, coordenadora da Mostra.
Os painéis ficaram durante os dois dias em exposição no Centro de Vivência, bloco 1, da FACENE/FAMENE e puderam ser apreciados por alunos, funcionários e visitantes.
Os trabalhos foram avaliados por professores da Faculdade a partir de critérios como: Relevância da temática discutida; Coerência metodológica; Material de exposição claro, objetivo e auto-explicativo; etc. Os autores que obtiveram as três maiores notas (primeiro, segundo e terceiro lugar) foram premiados com certificado e brindes.
A estudante Laís Henriques, aluna do 1º período, falou sobre a experiência de participar da tutoria pela primeira vez. “Sem dúvida a Tutoria tem ajudado muito a enriquecer nosso conhecimento e a entender a dinâmica do curso de Medicina. Foi muito importante principalmente por ter sido nosso primeiro trabalho, pois nos inseriu de vez no universo acadêmico. E nesse processo, nossa tutora, Socorro Gadelha, foi fundamental, pois ao longo do semestre, ela nos conduziu de forma brilhante até atingirmos esse resultado”.
Os tutores acompanham e comunicam-se com seus alunos de forma sistemática, planejando, dentre outras coisas, o seu desenvolvimento através de orientações programadas.

Confira a relação de trabalhos premiados:

1º LUGAR
RELAÇÃO DA HIPERURICEMIA E A DOENÇA RENAL CRÔNICA (DRC) – P1B
TUTORA: ANA KARINA HOLANDA L. MAIA
1- ANTONIO LÁZARO ARAÚJO LUCENA SILVA
2- GUSTAVO MIRANDA DO EGITO SOUZA
3- ROBERTO CAMILO FERREIRA LEITE FILHO
4- THIAGO ANDRADE VIEIRA

2º LUGAR
NOVEMBRO AZUL: UM TOQUE PELA VIDA- P1A
TUTORA: MARIA DO SOCORRO GADELHA NÓBREGA
1- ENYALINE FIRMINO DE VASCONCELOS
2- LAIS HENRIQUES DE OLIVEIRA
3- LUCAS PAGLIUCA VIEIRA
4- MARINA PATRICIO RAMOS NEVES

3º LUGAR
FATORES PREDISPONENTES A INFECÇÃO URINARIA NA GRAVIDEZ – P2B
TUTORA: MARIA ANUNCIADA AGRA DE OLIVEIRA SALOMÃO
1- CARLA VANÚBIA DE SOUSA E SILVA
2- JOAO PAULO VIANA BRITO
3- RAIANE FERNANDES BELO
4- VANESSA KARLA

Parabéns aos vencedores!