Faculdade Nova Esperança - brand

Comité de Ética em Pesquisa da FACENE/FAMENE participa de encontro estadual

No último final de semana, mas precisamente nos dias 13 e 14 de maio, foi realizado no auditório da Reitoria da UFPB, o IV Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) da Paraíba.

O evento, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado cujo tema foi “A proteção ao sujeito no âmbito da pesquisa científica”, teve por objetivo fomentar discussão sobre ética em pesquisa na perspectiva das várias áreas do conhecimento, ampliando a visão da ética a partir dos paradigmas filosóficos, teológicos, culturais e do ponto de vista da legislação pertinente, bem como proporcionar a troca de experiência, partilhando as dificuldades encontradas e questões intrínsecas ao funcionamento dos CEPs. Temáticas abordadas pelo membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Aníbal Gil Lopes.

O Encontro, direcionado aos membros que compõem comitês de ética existentes no Estado contou com a participação de representantes de várias instituições, entre os quais, coordenadores de CEPs de faculdades, universidades, órgãos governamentais, hospitais públicos, conselhos de classe e entidades que desenvolvem pesquisa.

A participação das Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE) no encontro, ficou por conta da presença das professoras Rosa Rita Conceição Marques; Nereide de Andrade Virgínio; Marlene Ramalho Rosas; Cláudia Germana Virgínio Souto; Maria Rita da Conceição; e Ana Lúcia Nascimento Pereira. Todas integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa das referidas Instituições de ensino.

No último dia do Encontro, para encerrar com chave de ouro o evento, foi proposta por iniciativa dos representantes do CEP da FACENE/FAMENE, a criação de um fórum permanente de Comitês de Ética em Pesquisa da Paraíba. Sugestão prontamente aprovada pelos coordenadores presentes, que na ocasião, indicaram uma comissão provisória composta pela profª. Rosa Rita Conceição Marques (coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Nova Esperança), para a presidência, contando com a profª. Solange Fátima Geraldo da Costa (coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Bioética, NEPB da UFPB), para a vice-presidência. Na oportunidade, também foi decidido o local da primeira reunião do Fórum, que ocorrerá nas instalações das Instituições Nova Esperança com data brevemente a ser divulgada.