Faculdade Nova Esperança - brand

Conheça a história de sucesso da Facene/Famene

texto alternativo

A história da CEM, FACENE e FAMENE começou pela obstinação de uma família, liderada por Drª Kátia Maria Santiago Silveira, que resolveu investir na formação profissional na área da saúde, na cidade de João Pessoa, Paraíba.

Em 13 de janeiro de 1999, a família inaugura, na capital, a Escola de Enfermagem Nova Esperança, com o curso de Auxiliar de Enfermagem, ampliando em seguida seus serviços com a criação do curso Técnico em Enfermagem. A Escola de Enfermagem Nova Esperança nasceu com o propósito de se tornar uma das melhores escolas de Enfermagem do Nordeste. De fato, o desejo se concretizou e, mesmo antes de concluir a primeira turma do curso Auxiliar de Enfermagem, a família Santiago Silveira ousou em criar uma Faculdade de Enfermagem. Inspirada na fé que move seus princípios espirituais, a família, com o apoio de amigos, elaborou o projeto para a implantação da FACENE.

Criação do Curso de Enfermagem
A Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – FACENE/JP foi credenciada mediante a Portaria nº 1374, do Ministério da Educação, de 04 de julho de 2001. Seu primeiro vestibular anual foi realizado em setembro de 2001, com 100 vagas. Atualmente, oferece 400 vagas anuais nos turnos manhã, tarde e noite, e se consolida como uma instituição democrática, séria, competente e de qualidade. Orgulha-se de ter sido avaliada pelo MEC obtendo o conceito “A” no seu Reconhecimento de Curso (Portaria nº 3.258 de 21/09/2005), tornando-se, assim, uma referência no Ensino Superior em Enfermagem na Região e no País, onde contribui com a formação de profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento social.

Desde a criação dessas duas unidades, os que fazem a família Nova Esperança acalentaram a ideia de tornar realidade a primeira Faculdade de Medicina da Paraíba. E não apenas acalentaram uma ideia, trataram de criar todas as condições necessárias para que mais essa Instituição viesse a prestar serviços às comunidades presentes em seu entorno.

Criação do Curso de Medicina
A Faculdade de Medicina Nova Esperança foi criada em 9 de julho de 2004, após a publicação da Portaria Ministerial nº 2057/04 que credenciou a FAMENE e autorizou o funcionamento do seu curso de Medicina com o oferecimento anual de 80 vagas. Na ocasião, também avaliou o Curso com o maior conceito dado a uma instituição de ensino superior no país.

Em 28 de dezembro de 2007, o Ministério da Educação assinou a Portaria Ministerial de nº 1.084,reconhecendo o Curso de Medicina da FAMENE. Neste mesmo ato, autorizou também o aumento de 40 vagas, totalizando a oferta em 120 vagas anuais.

O resultado do reconhecimento foi baseado na vistoria feita in loco pelos fiscais do MEC na FAMENE. Eles analisaram a qualidade das instalações físicas, a qualificação dos professores e funcionários, a estrutura dos laboratórios, salas de aula e equipamentos didáticos, além dos serviços disponíveis aos alunos, como Biblioteca, Ouvidoria, CEP, Psicologia através do Núcleo de Apoio psicopedagógico (NAP) e Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas (NUPEA).

Após a verificação de todos os itens, os fiscais emitiram o parecer favorável à FAMENE, classificando-a com o conceito 5, o maior dado às instituições de ensino do país, à época.

A inspeção foi realizada pela Comissão de Avaliação das Condições de Ensino, do Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Esse feito veio ratificar a aprovação do projeto, por unanimidade, pelo Conselho Nacional de Educação em reconhecer os esforços despendidos no sentido de estruturar e organizar uma instituição de ensino superior que se destacasse pelas suas instalações, equipamentos, biblioteca e, sobretudo, pelo seu corpo docente constituído, principalmente, por mestres e doutores.

Mudança para o Centro de Ensino
Em janeiro de 2005, as Faculdades Nova Esperança passam para o novo endereço, no bairro de Gramame, em João Pessoa, local que passa a abrigar as Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança.

O Centro de Ensino da FACENE e FAMENE oferece ao discente de Enfermagem e de Medicina uma completa infraestrutura física necessária à sua formação profissional. Com instalações modernas dotadas de salas climatizadas e recursos multimídia, o Centro de Ensino Nova Esperança dispõe de cinco grandes blocos com rampas para acesso aos portadores de necessidades especiais, laboratórios de última geração, biblioteca, auditório, biotério, capela, Núcleo de Pesquisa e Extensão, Ouvidoria, Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Comitê de Ética em Pesquisa, Revista Científica, além de um centro de vivência voltado ao lazer e eventos acadêmicos.

O primeiro grande bloco abriga toda a administração, RH, Tesouraria, Secretarias, Convênios/Fies, Biblioteca, Capela, NUPEA, CPA, NAP, CEP, Revista Científica e a maioria dos laboratórios. O segundo grande bloco abriga as salas de aula, a sala dos professores e a sala de reuniões. O terceiro bloco congrega as Coordenações, Ouvidoria, NTI, DAs, e Assessoria de Imprensa. O quarto bloco integra os refeitórios e a copiadora. E o quinto e último bloco está reservado ao biotério e ao laboratório de práticas operatórias.

Todo o aporte técnico, físico e humano foi pensado para proporcionar conforto e qualidade aos alunos e demais profissionais que fazem do Centro de Ensino Nova Esperança um lugar de referência no ensino superior em saúde no Estado.