Faculdade Nova Esperança - brand

Discentes da FAMENE promovem ação educativa junto a gestantes

Os alunos do segundo período (P2) da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE) promoveram, na manhã desta sexta-feira, 13 de maio, em Cabedelo, mais uma ação educativa visando à promoção da saúde coletiva, em especial de mulheres grávidas.

A atividade, realizada nas proximidades da Unidade de Saúde da Família (USF) – Siqueira Campos, fez parte das ações do ISEC (Integração, Serviço, Ensino e Comunidade) desenvolvidas na cidade portuária, que buscam uma maior integração entre os alunos de medicina e a população.

O componente ISEC constitui-se num modelo de formação profissional implementado pela FAMENE a partir do primeiro período do curso de medicina, cujo objetivo é a integração do aluno com a comunidade, partindo da atenção básica até os níveis mais complexos do Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia de ensino prima também pelo desenvolvimento de ações educativas voltadas à coletividade.

Durante a atividade foram abordados, pelos alunos, temas de grande importância para o período gestacional como nutrição, hábitos corretos de postura, utilização de roupas e acessórios adequados as fazes da gravidez, aleitamento materno e amamentação. Na oportunidade, os integrantes da USF – Siqueira Campos ofereceram alguns serviços de promoção à saúde como teste de glicemia, verificação de pressão arterial e vacinação conta a gripe.

Para a dona de casa Girlene Ferreira do Nascimento, mãe de dois filhos, esse tipo de ação é sempre bem-vinda. “Aqui nós temos atenção individual e explicações importantes, de como, por exemplo, proceder da melhor maneira para amamentar e como prevenir doenças”.

Ao final das exposições educativas foram oferecidos lanches e distribuídos brindes entre as 27 gestantes e puérperas da localidade. A atuação do ISEC em Cabedelo, conta com total apoio da USF – Siqueira Campos. Integram a atividade 10 discentes da FAMENE, sob a orientação da profª. Esp. Liliane Marrie de Lima.

Diante de mais uma ação em prol da saúde, a Faculdade de Medicina Nova Esperança parabeniza os organizadores da ação pelo êxito da iniciativa.