Faculdade Nova Esperança - brand

Estudantes de medicina realizam ato em defesa da saúde do país

Os estudantes de Medicina da capital realizaram na manhã desta terça-feira (14) uma manifestação em defesa da saúde brasileira. O ato público teve início em frente ao Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), no Centro.

A mobilização foi realizada pelos acadêmicos de medicina das escolas médicas instaladas na capital: UFPB, FCM e Famene. O ato público também contou com apoio do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e do Sindicato dos Médicos da Paraíba.

A ação teve o objetivo de repudiar a proposta do governo federal de permitir a entrada indiscriminada de médicos estrangeiros sem a formação adequada à realidade de saúde da população brasileira.

Para o acadêmico de medicina da Famene Denis Xavier, um dos organizadores do movimento, “o governo federal quer atribuir a falta de médicos no Brasil ao sucateamento da saúde. Entretanto, sabe-se que o número de profissionais formados em escolas de medicina no país é mais que suficiente para atendimento da população”.

“Os estudantes de medicina e médicos estão saindo às ruas da capital paraibana para conscientizar a população que a solução dos problemas que a saúde pública enfrenta no Brasil não é a contratação aleatória de 6 mil médicos estrangeiros sem a devida revalidação dos seus diplomas, e sim o investimento em melhorias nas estruturas de nossas unidades de saúde”, afirmou o futuro médico.

Munidos de faixas com frases de ordem, adesivos, panfletos e apitos os estudantes de medicina foram em passeata pelas ruas do centro de João Pessoa até a Assembleia Legislativa da Paraíba, onde foi encerrada a manifestação.