Faculdade Nova Esperança - brand

Facene promove atividades de suporte ao Enade

A Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene), em atenção ao seu Corpo Discente, mais propriamente aos seus alunos pré-concluintes (do sétimo período) e concluintes (do oitavo período) vem desenvolvendo, desde o semestre passado (2013.1) e também durante este semestre, atividades pedagógicas de suporte e preparação para a sua participação no Enade, programado para 24 de novembro deste ano.

Sendo modalidade constitutiva das atividades de avaliação do ensino superior no Brasil, preconizada pelo SINAES, que avalia as instituições de ensino superior em três áreas principais (avaliação institucional, avaliação de curso e avaliação de desempenho dos estudantes-ENADE), o ENADE reveste-se de grande importância para a instituição e para os seus alunos.

Trata-se, portanto, do momento em que tanto a Instituição como o Curso são avaliados e classificados a partir do desempenho dos seus alunos em uma prova especial, realizada pelo MEC e INEP. Todos os alunos pré-concluintes e concluintes devem participar obrigatoriamente, a fim de garantir a emissão dos seus diplomas.

Tendo em vista, então a importância desta avaliação, e buscando fortalecer e estimular o seu alunado para uma participação comprometida e produtiva na mesma, os gestores institucionais desenvolveram um programa especial e adicional às atividades pedagógicas do Curso, que foi iniciado, como já referido, no semestre passado, e continuado no semestre atual.

Este programa contempla uma série de atividades de exercícios simulados, a ministração de conteúdos referentes a conhecimentos gerais/atualidades, com abordagem local, nacional e internacional, revisão de língua portuguesa, ministração de enfoque sobre artes e literatura. Também contempla uma ampla revisão de conteúdos específicos, atinentes à formação do enfermeiro, já vivenciados pelos alunos, e uma abordagem sobre a análise e interpretações de gráficos e tabelas; e treinamento sobre como realizar a análise das questões da prova e identificar suas respostas corretas.

Muitas providências estratégicas de estímulo ao estudo e à realização da prova do ENADE com comprometimento tem sido desenvolvidas, bem como estão sendo disponibilizados no site da Faculdade todos os conteúdos ministrados para estudo independente dos alunos.