Faculdade Nova Esperança - brand

FACENE/FAMENE participa de Seminário Regional com CPAs de todo Nordeste

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), em parceria com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), promoveu, no último dia 06 de dezembro, o “ Seminário Regional sobre a Autoavaliação Institucional e as Comissões Próprias de Avaliação – Nordeste”. O evento, que aconteceu no auditório da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA, contou com a participação da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da FACENE/FAMENE, além de mais de 200 CPAs de instituições públicas e privadas de toda a região. Este seminário ocorreu também em todas as regiões do país, nas cidades de Brasília, Florianópolis, Belém, São Paulo, além de Salvador. Os “Seminários Regionais” reúnem as comissões de todas as regiões do Brasil no sentido de promover um intercâmbio de experiências e informações sobre autoavaliações, inclusive com apresentação de trabalhos.

Na oportunidade, a FACENE/FAMENE foi representada pelo professor Edson Vasconcelos, que coordena as atividades da CPA nas Instituições Nova Esperança, e pelo professor Alysson Sousa.

O professor Edson Vasconcelos, comentou sobre a importância dos Seminários Regionais. “Dois pontos podem ser destacados sobre a importância dos Seminários Regionais. O primeiro, por ser um momento onde o contato com quem faz a avaliação das IES no Brasil – no caso, o INEP – pode ser feito de maneira mais próxima, com espaços para o diálogo onde todos os representantes regionais das CPAs tem direito a participação. O segundo ponto é o fato de podermos compartilhar as experiências avaliativas entre as demais Comissões de Avaliação de toda a região Nordeste. Nesse sentido, a Comissão Própria de Avaliação da FACENE/FAMENE se coloca em um lugar de destaque, sendo um grupo de trabalho de importância reconhecida nos debates que aconteceram nos dois Seminários Regionais já realizados no Brasil”.

A CPA visa ao atendimento às recomendações emanadas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, para implementar estratégias de avaliação das ações pedagógicas e de gestão administrativas desenvolvidas internamente, visando à constante melhoria na qualidade dos serviços educacionais ofertados. A CPA da FACENE/FAMENE existe a 9 anos e conta com representantes da administração, da coordenação pedagógica, professores, funcionários, alunos e membros integrantes da comunidade.