Faculdade Nova Esperança - brand

Faculdades Nova Esperança sediam 1° Curso Avançado Cadavérico e Anatomia 3D no Brasil

As Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene/Famene) sediaram no último final de semana, entre os dias 9 e 10, um importante estudo da área médica.

O Curso Avançado AOSpine: Cadavérico e Anatomia 3D, realizado no Brasil pela primeira vez, teve o objetivo de aprimorar o conhecimento científico da cirurgia de coluna vertebral, bem como o treinamento e capacitação de especialistas por meio da realização de novas técnicas cirúrgicas.

A AOSpine é uma comunidade mundial de cirurgiões de coluna, ortopedistas, neurocirurgiões, acadêmicos, pesquisadores e outros profissionais de coluna dedicada ao conhecimento, experiência e evidências para melhoria do atendimento ao paciente e aos resultados.

O estudo proporcionou o conhecimento das distintas patologias da coluna vertebral, avaliação e analise do tratamento cirúrgico e o detalhamento da relação anatômica com a técnica. O Curso consistiu em atividades práticas com quatro participantes por cadáver.

Na oportunidade, os cerca de 30 participantes do Brasil e América Latina tiveram explicações teóricas curtas sobre os diferentes temas que seriam abordados, com posterior trabalho conjunto no moderno laboratório de práticas cirúrgicas da Famene com o desenvolvimento das distintas técnicas selecionadas.

O conceituado médico Ronald de Lucena Farias ressaltou o motivo da escolha da Paraíba para realização deste primeiro Curso no Brasil. “O que levou a AOSpine Internacional a optar pelo nosso estado como sede desta atividade pioneira foi a completa estrutura encontrada no laboratório de práticas cirúrgicas da Famene. Aqui, pudemos preparar todo aparato hospitalar composto por microscópios, arcos cirúrgicos e instrumentais, entre outros equipamentos”.

O Curso Avançado AOSpine: Cadavérico e Anatomia 3D contou com a participação de importantes profissionais da área, como dos doutores Geraldo Sá Carneiro e Ronald Farias (Brasil); e Néstor Fiore e Juan Emmeririch (Argentina).