Faculdade Nova Esperança - brand

FAMENE PROMOVE O HANDS-ON DO CURSO LATINO-AMERICANO DE NEUROENDOSCOPIA

No último sábado (17), a Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) cedeu o espaço do biotério e uma parte de seu acervo de peças anatômicas para a realização do hands-on como programação prática do Curso Latino- Americano de Neuroendoscopia.

O evento de grandeza internacional foi realizado durante o período de 15 a 17 deste mês, graças a aliança promovida entre a Famene, a Liga Acadêmica de Neurociências da citada instituição de ensino, a Federação Latino-americana de Sociedades de Neurocirurgia (FLANC) e o Centro de Neurocirurgia Infantil da Paraíba (CENIP).

Neurocirurgiões que participaram do curso tiveram a oportunidade de manusear diversos tipos de neuroendoscópios e treinar o procedimento em espécimes cadavéricas. Além disso, foi demonstrada a neuroendoscopia guiada por neuronavegação em modelo anatômico real, um projeto pioneiro no Brasil que a Famene teve o orgulho de participar.

O Prof. Christian Diniz, junto aos monitores do Curso e Internos da Famene, Arlindo U. Netto e Luiz Gustavo C. Barros, foram responsáveis pela organização do evento e pelo treinamento prático dos participantes. A preparação das peças anatômicas, por sua vez, ficou sob a responsabilidade de Marcelo Aderval, chefe do setor de anatomia da Famene.

“Neurocirurgiões renomados da América Latina que participaram do curso e frequentaram o biotério da Famene ficaram impressionados com as instalações da Instituição e com a qualidade dos modelos anatômicos!”, afirma o acadêmico Luiz Gustavo Barros. “A participação da Famene no curso fará com que nós, alunos da instituição, sejamos vistos com respeito quando prestarmos concursos nos mais renomados serviços de Residência Médica do Brasil”, acrescenta Arlindo Netto.

A Famene tem orgulho de ceder suas instalações e acervo para a realização de projetos e eventos que contribuam no desenvolvimento da comunidade científica brasileira, pensando sempre no melhor para os seus alunos e futuros médicos-cientistas do país.