Faculdade Nova Esperança - brand

Famene sedia Curso Avançado de Anatomia Otológica e Neuro-Otologica em parceria com a USP

Pelo terceiro ano consecutivo a Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) sedia em João Pessoa um importante estudo da área médica. O Curso Avançado de Anatomia Otológica e Neuro-Otologica (tratamento do ouvido) permite aos participantes uma melhor compreensão da anatomia do osso temporal e das regiões adjacentes da base lateral do crânio.

A atividade, destinada a médicos especialistas, trouxe até a capital paraibana dois renomados profissionais da área. Os doutores Ricardo Ferreira Bento e Rubens Brito Neto, ambos professores da Universidade de São Paulo (USP). O estudo também conta com a participação de convidados internacionais como do Dr. Nuri Ozgirgin, da Universidade de Istambul, Turquia.

O Dr. Ricardo Bento, da conceituada instituição de ensino paulista, destaca a importância da realização do curso fora dos grandes centros. “Estar presente com nossa maneira de pensar em outros estados tem um significado especial. Vejo isso, como forma de regionalizar o conhecimento”.

O médico também ressalta o apoio oferecido pela direção da Famene na promoção do evento. “Agradeço aos diretores desta Instituição pela colaboração e disponibilização do seu moderno laboratório de padrão internacional para realização deste Curso”.

No estudo estão sendo revisadas técnicas de mastoidectomias (cavidade aberta e fechada) com detalhamento cirúrgico completo, como reconstrução da cadeia ossicular e meatoplastias.
O Curso também aborda os procedimentos cirúrgicos clássicos como a técnica cirúrgica para Implante Coclear, cirurgia do nervo facial (descompressão, anastomose e transposição) e acessos ao meato acústico interno e fossa posterior (Translabiríntico e Fossa Média) e ao forame jugular (Acesso Infratemporal). A atividade ainda contempla a anatomia da base lateral e ângulo ponto cerebelar com abordagens dos participantes e revisada nestes acessos.

Ao todo, participam do curso realizado nas dependências da Famene 14 (quatorze) especialistas vindos dos estados de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

O III Curso Avançado de Anatomia Otológica e Neuro-Otologica começou nesta quinta-feira (26), e prossegue até sábado (28), nas modernas instalações da Famene, em Gramame, na capital paraibana, tendo como coordenador local o otorrinolaringologista e professor da Famene, Dr. Marcos Franca.