Faculdade Nova Esperança - brand

Liga Acadêmica de Cirurgia Geral retoma atividades com Seminário

A Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACG) da Famene promoveu na noite desta segunda-feira (25) sua primeira atividade do semestre. A entidade realizou no auditório Kátia e João Silveira, nas instalações da Instituição, um Seminário intitulado Atendimento Inicial ao Grande Queimado.

A atividade foi ministrada pelo acadêmico de Medicina do décimo período, Rafael Lazarotto. O discente também é presidente da LACG-Famene, bem como vice-presidente do Comitê Nacional das Ligas de Cirurgia – CoBLiC.

A abordagem deste tema vem a ser de alta relevância, visto que os acidentes por queimaduras são extremamente corriqueiros, e, neste caso o médico deve estar ciente de como atender uma vítima acometida pelo trauma desta natureza.

Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras, revelam que o acometimento da faixa etária menor de 14 anos é o mais prevalente em nosso meio, seguido de indivíduos que estão entre 15 a 60 anos e conseguinte os maiores de 60 anos. Além do mais, o sexo mais acometido no Brasil é o masculino com cerca de 60%. Já em um estudo realizado no Rio de Janeiro, no Hospital do Andaraí, onde evidenciaram as principais causas de queimaduras, o fator causal mais comum disparado são as queimaduras por líquidos superaquecidos (49%), seguidos de queimadura por combustível (18,6%) e chama direta figurando em terceira causa de trauma com (10,0%).

A LACG-Famene, está concluindo a organização dos seminários para posteriormente divulgação de seu cronograma, e conta com o apoio e presença de todos para que assim possa ser socializado o conhecimento e fortalecer as bases de ensino, pesquisa e extensão propostas pela Liga.

Logo após o seminário, houve uma confraternização com os presentes, em virtude do aniversário de 1 (um) ano da criação da LACG-Famene.