Faculdade Nova Esperança - brand

Ouvidora da FACENE/FAMENE é eleita nova coordenadora do Fórum Paraibano de Ouvidorias

O Fórum Paraibano de Ouvidorias – FOPO, realizou na última quarta-feira (4), no auditório do Ministério Público Estadual, na capital paraibana, a 29ª reunião da entidade com a participação dos Ouvidores/representantes das seguintes instituições: Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho, Câmara Municipal de João Pessoa, Secretaria de Saúde do Estado – 1ª Região, Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Hemocentro, Hospital Padre Zé, Complexo Pediátrico Arlinda Marques, Hospital Edson Ramalho, Hospital de Emergência e Trauma Sen. Humberto Lucena, Faculdades Nova Esperança Facene/Famene, Centro Hospitalar Clementino Fraga, AGEVISA, Faculdade Internacional da Paraíba – FPB, Ouvidoria Geral do Estado e FUNESC.
A reunião foi conduzida por Tânia Brito, Ouvidora Geral do Estado e Coordenadora Geral do FOPO gestão 2012-2013. Na pauta, entre outros assuntos, a eleição da nova gestão para o biênio 2014-2015.
A Profª Marlene Ramalho Rosas de Freitas Oliveira, Ouvidora da FACENE/FAMENE foi eleita, por aclamação, a nova Coordenadora Geral. Para as demais funções, foram eleitos:
Coordenação Adjunta: Procurador de Justiça Doriel Veloso (Ouvidor do Ministério Público);
Secretaria Geral: Ver. Marmuthe de Souza Cavalcanti (Ouvidor da Câmera/JP);
Secretaria Adjunta: José Ubireval Delgado – Bira (Ouvidor da FUNESC);
Assessoria Jurídica Geral: Francisco Carlos Firmino de Sousa, assistente de Ouvidoria do TRT, representando o Des. Wolney C. de Macedo. (Ouvidor Geral do Tribunal Regional do Trabalho); Assessoria Jurídica Adjunta: Gabriela Freitas de Siqueira (Ouvidora da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado);
Após empossados de suas responsabilidades, os Ouvidores assumiram o compromisso de seguir as regras especificadas no regimento interno da entidade assim como, de ampliar e aprimorar a integração entre as Instituições e órgãos públicos; incentivar a criação de novas Ouvidorias públicas e privadas.
O FOPO, que já existe desde 2011, atua na direção de três grandes eixos de ação: Educação, Divulgação e Comunicação. O grupo visa fortalecer a integração das ouvidorias e aperfeiçoar os instrumentos de controle social com vistas a cidadania ativa.
Na oportunidade, ficou estabelecida à data da primeira reunião do FOPO em 2014, que será no dia 06 de fevereiro, na sede do TRT. Tradicionalmente a entidade entra em recesso durante o mês de Janeiro.
Ao término do encontro, o Procurador de Justiça Doriel Veloso, Ouvidor do Ministério Público e anfitrião da reunião, ofereceu um coffee break a todos os participantes.