Faculdade Nova Esperança - brand

Programa de Educação Médica Continuada da Famene realiza simulado nos moldes do Enade

Na manhã desta quarta-feira (18) os acadêmicos do P11 da Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) participaram de mais uma atividade do Programa de Educação Médica Continuada da Instituição.

Desta vez, foi realizada a primeira das três provas programadas para simular o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Estes simulados têm como objetivo principal um treinamento de todas as etapas do exame deixando os alunos preparados para o dia da prova além de avaliar e nortiar o conhecimento dos discentes da Famene, bem como mediu as competências e habilidades dos estudantes numa condição similar ao que será encontrado no dia 24 de novembro, data programada da avaliação.

A atividade foi realizada nos moldes do Enade, e também foi baseada em questões de provas para ingresso em Residências Médicas. Portanto, ao participar deste exame o aluno poderá ter uma visão de como está seu desempenho (auto avaliação), oportunizando a possibilidade de correção de rota em seus estudos de fim de curso.

“Esse tipo de atividade prepara melhor o aluno. Uma vez, que a avaliação simulada faz com que seja bem parecido com o exame, assim podemos prever possíveis surpresas”, declarou a professora de Saúde Coletiva, Lidiane Alvino.

Com 4 horas de duração, a prova simulada abordou questões sobre Formação Geral (comum a todos os cursos) e Formação Específica, assim como questões relativas à percepção da prova.

“Acho esse tipo de atividade importantíssima para estimular a revisão do conteúdo que foi visto na graduação. Além disso, simulados como este também serve para detecção de possíveis falhas de percurso. E isso é muito válido”, afirmou o acadêmico do P11, Rafael Lazarotto.

A discente Júlia Melo, também do mesmo período, destacou a ampla abordagem de assuntos presentes no simulado.“Execícios como este ajudam a gente a ter um melhor preparo, já que podemos ter uma noção de como serão as questões do Enade”.

As próximas datas do simulado do Enade acontecerão nos dias 16 de outubro e 13 de novembro, com previsão de início sempre às 8h.
Os acadêmicos do P12 também participaram do simulado só que por meio da internet através do ambiente virtual de aprendizagem/moodle da Faculdade.

Para cada simulado, haverá prêmio de um tablet para o primeiro colocado geral do P11.