Faculdade Nova Esperança - brand

Projeto de extensão da Facene/Famene promove Curso de Capacitação em Fitoterapia

As Faculdades Nova Esperança (Facene/Famene) por meio do projeto de extensão Educação Popular em Saúde na Comunidade estão promovendo uma ação que busca capacitar e melhor orientar os agentes comunitários e usuários de saúde do município.

O Curso de Capacitação em Fitoterapia tem o objetivo de atender melhor as necessidades de saúde da comunidade difundindo o conhecimento sobre o uso de plantas medicinais através dos agentes comunitários da Unidade de Saúde da Família – Ipiranga, que atuarão como multiplicadores.

As atividades deste Curso foram iniciadas no último dia 28 de setembro, na Instituição, com disponibilização de informações teóricas que abordaram as formas de preparação e uso das plantas medicinais.

Ao todo, participam do Curso de Capacitação em Fitoterapia, cerca de 30 agentes comunitários e usuários de saúde. As atividades prosseguem nesta quarta-feira (10) e no próximo dia 17, com a realização de uma oficina intitulada “Prática de Manipulação de Sabonetes de Aroeira”.

No dia 26, ainda dentro da programação do Curso, será realizada uma exposição teórica cuja temática abordará a “Descrição das Propriedades Terapêuticas de Diversas Espécies de Plantas Medicinais”. No encerramento do estudo, previsto par o dia 09 de novembro, serão distribuídas mudas de plantas medicinais para o orto medicinal que está sendo instalado na Unidade de Saúde da Família – Ipiranga.

O Curso é ministrado pela Drª. Danielle Serafim Pinto, com a colaboração das docentes Esp. Maria Alinete, M.ª Carmem Verônica, Esp. Weruska Abrantes e M.ª Iara Medeiros. Também colaboram com a iniciativa a responsável pelos laboratórios da Instituição, a funcionária Ana Maria e os acadêmicos do referido projeto de extensão.

Esta iniciativa integra uma das várias ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Educação Popular em Saúde na Comunidade da Facene/Famene.