Faculdade Nova Esperança - brand

Secretaria de Saúde do Município promove ação de combate ao tabagismo na Facene/Famene

A Seção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa promoveu na manhã desta quarta-feira (30), nas Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene/Famene) uma ação de conscientização e combate ao tabagismo.

A atividade integrou as ações que estão sendo realizadas pela prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em comemoração ao Dia Internacional de Combate ao Tabagismo. A iniciativa é direcionada aos adolescentes, em escolas de ensino médio, e jovens, nas faculdades, com o objetivo de conscientizar esse público sobre os benefícios de deixar de fumar.

As ações estão acontecendo desde 28 de maio, e serão encerradas no dia 31, Dia Internacional de Combate ao Tabagismo, às 17h, no Busto de Tamandaré, quando será realizada uma caminhada em sentido a Praça da Gameleira. A ação acontece em parceria com os educadores físicos do ‘Projeto João Pessoa Vida Saudável’. Após a caminhada haverá um aulão com os participantes do evento.

Na Facene/Famene a atividade contou com a disposição de um estande com material educativo com o auxílio de profissionais habilitados para divulgação do Programa, distribuição de folders, bem como realização do teste de Fagerstron. Caso detectado algum problema os usuários serão encaminhados para um dos cinco Centros de Referência do Tabagismo existentes no município.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém cinco Centros de Referência de Tratamento ao Tabagismo, os Cais dos bairros de mangabeira, Cristo e Jaguaribe, além do Caps AD e a Unidade Básica de Saúde em Mandacaru. No local, o usuário receberá atendimento multiprofissional para largar o vício.

Benefícios – A pessoa que deixa de fumar já começa a sentir os benefícios de imediato. Após 20 minutos sem fumar, a pressão arterial e os batimentos cardíacos são normalizados. Após 8 horas, diminui a quantidade de monóxido de carbono e aumenta o oxigênio no sangue. Após 2 semanas, a pessoa melhora a circulação sanguínea. Com um ano, se reduz pela metade o risco de ataque cardíaco e, com cinco anos, o risco de desenvolver câncer de pulmão e de ter um derrame passa a ser o mesmo de quem nunca fumou. Em 20 anos, o risco de sofrer um infarto de coração passa a ser igual ao de quem nunca fumou.

Fonte: Secretaria de Saúde de JP com Assessoria Facene.