Faculdade Nova Esperança - brand

Internato da Famene realiza 1ª Mostra em Saúde Coletiva

Os acadêmicos do internato da Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) apresentaram na tarde desta quinta-feira (24) no Centro de Vivência da Instituição, em Gramame, as experiências vivenciadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Bayeux e de Santa Rita.

A 1ª Mostra em Saúde Coletiva da Famene promovida pelos internos usou pôsteres dialogados para expor os casos clínicos encontrados em pacientes das duas cidades, bem como mostrou as intervenções realizadas pelos acadêmicos aos usuários das referidas USF.

Os banners apresentados na Famenen mostraram os resultados finais dos projetos de intervenção desenvolvidos pelos acadêmicos nas Unidades de Saúde. Na ocasião, foram enfatizados a problemática que levou à realização da intervenção (problema e justificativa), a metodologia proposta, os resultados e discussão/conclusões.

Como saldo prático dessa experiência, os internos desenvolveram Projetos Terapêuticos Singulares, a partir de casos acompanhados durante o internato, além de pesquisas de campo, que levaram a construção de intervenções multiprofissionais.

O evento teve a participação de cerca de 70 discentes do P9 ao P11 de Medicina da Famene, além de preceptores médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, bem como da equipe gestora da saúde dos municípios de Bayeux e Santa Rita. Cada trabalho foi confeccionado por 3 ou 4 acadêmicos. Na oportunidade, cada banner foi avaliado pelos preceptores do internato da Famene.

A professora orientadora da área de saúde coletiva e organizadora da 1ª Mostra do Internato em Saúde Coletiva, Maria do Socorro Trindade Morais, destacou a importância da integração do ensino, serviço e comunidade na construção de uma formação integral.