Estudo aponta que o vinho pode amenizar efeitos da radioterapia

O consumo de vinho pode amenizar os efeitos colaterais ocasionados pela radioterapia, além de proteger os tecidos sadios contra os malefícios provocados pela radiação. Isto é o que diz reportagem publicada no endereço eletrônico: http://veja.abril.com.br/agencias/reuters/reuters-internacional/detail/2009-07-01-443442.shtml.

De acordo com a divulgação, apenas um copo de vindo por dia seria o suficiente para a amenização dos efeitos ocasionados por sessões de radioterapia em pacientes com câncer. Na mostra, que serviu de base para o estudo, foram avaliadas 348 mulheres que passavam por tratamento de nódulos mamários malignos. Destas, as que consumiam moderadamente a bebida apresentaram 75% de redução em lesões na pele, comparadas às demais.

Segundo o Sr. Alessio Morganti, diretor da unidade de radioterapia da Universidade Católica de Campobasso, no sul da Itália, “estabelecer o papel do vinho e de seus componentes não-alcoólicos é certamente uma questão crucial que pode abrir um novo caminho para o uso preventivo de antioxidantes”, afirmou.

Outros artigos de Assessoria de Imprensa