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Famene

O foco sobre avaliação institucional nas IES brasileiras volta a ter importância logo após a redemocratização. Mais especialmente na década de 90, acompanhando um fenômeno já implantado na Europa e nos Estados Unidos, quando se começou a praticar tal avaliação e a desenvolver teorias sobre ela.

Nesse sentido, aos poucos, começa-se a ter a percepção de um aumento no interesse na promoção da qualidade da educação superior, bem como sua inclusão entre as políticas educacionais no Brasil.

Em 2004, foi criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tendo como objetivo básico a implementação do processo de autoavaliação das IES. A Lei Federal que o criou atribuiu à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) a competência para estabelecer diretrizes, critérios e estratégias para o processo de avaliação.

Assim, o SINAES objetiva tanto a melhoria da qualidade da educação superior quanto o respeito pelas IES, da responsabilidade social que possuem.

São características fundamentais do SINAES: levar em conta a realidade e a missão de cada IES, ressalvando o que há de comum e universal na educação superior e as especificidades das áreas de conhecimento; abranger, mediante um processo permanente, todas essas instituições; possuir caráter construtivo e formativo; a criação e desenvolvimento da cultura de avaliação; comprometer os agentes da comunidade acadêmica como sujeitos partícipes do processo da avaliação com as transformações e mudanças visando à qualidade.

O SINAES integra três modalidades principais de avaliação:

  1. Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES) mediante:
    1. avaliação interna – realizada pela CPA – Comissão Própria de Avaliação;
    2. avaliação externa – realizada pela Comissão de Avaliadores do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais;
  2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG);
  3. Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Em atenção ao que determina a Lei, a FAMENE instalou sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), que já desenvolve a autoavaliação desde 2005, para prestação de informações ao INEP.

A referida CPA conta com representantes da Administração, da Coordenação Pedagógica e do Curso, dos corpos docente, discente e técnico-administrativo, e da comunidade FAMENE.

Os resultados do processo de avaliação da Instituição são encaminhados anualmente à CONAES para a elaboração de pareceres conclusivos que irão subsidiar a melhoria na qualidade acadêmica.

ACREDITE NESSA IDEIA – Você é peça importante desse processo de autoavaliação. Participe expressando sua opinião, preenchendo os questionários de avaliação e envolvendo-se com os resultados obtidos, ajudando, assim, a melhorar, cada vez mais, a Faculdade de Medicina Nova Esperança.

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