Faculdade Nova Esperança - brand

Graduação em Agronomia

O curso de graduação de Bacharelado em Agronomia (Portaria nº 483, de 31 de maio de 2017) em consonância com a Missão da FACENE tem por objetivo formar profissionais com sólida formação técnico-científica, que possam atuar nos diversos segmentos da agricultura, pecuária e meio ambiente, sempre pautando suas decisões com respeito aos recursos disponíveis e alinhada com código de ética profissional. O curso também deve propiciar ao profissional a capacidade de ser um transformador de práticas no meio agrícola, promovendo mudanças técnicas, sociais, políticas, empresariais, econômicas e ecológicas, para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, procurando aperfeiçoar sua capacidade de comunicação, inter-relacionamento pessoal e atitude proativa.

COORDENADOR(A) DO CURSO

O coordenador do curso de Agronomia é o professor Júlio César Rodrigues Martins graduado em Agronomia (CCA/UFPB), Mestrado e Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares (DEN/UFPE). Possui experiência na função docente e pesquisador atuando em Projetos de Pesquisas na Área de produção de biomassa no semiárido, sistemas agroflorestais, ciclagem biogeoquímica em agroecossistemas e modelagem da matéria orgânica do solo.

 

Prof. Dr. Júlio César Rodrigues Martins

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3039408936956904

Telefone: (83) 2106-4703

E-mail: juliomartins@facene.com.br

MERCADO DE TRABALHO

A Agronomia é reconhecida como “a profissão do futuro” devido principalmente à evolução da profissão nos últimos anos, com o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas para o aumento da produtividade e otimização dos processos produtivos. O Engenheiro Agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio – do plantio (ou criação de rebanhos) à comercialização da produção. São atribuições do engenheiro agrônomo planejar, coordenar e acompanhar a compra dos insumos, preparo do solo, plantio, o combate à pragas e doenças, a colheita, o armazenamento, marketing agrícola, comercialização e a distribuição da safra. Na área de produção animal, o engenheiro agrônomo é responsável pela produção de pastagens e forrageiras utilizadas na alimentação e na comercialização de alimentos de origem animal.

DIFERENCIAIS NO CURSO

O curso de Agronomia oferecido pela FACENE tem o privilégio de estar inserido no maior polo agrícola do estado e um dos mais aptos ao desenvolvimento da atividade. O curso é formado por um corpo docente composto 100% de mestres e doutores com larga experiência profissional. O grande diferencial do curso é a infraestrutura com a Fazenda Escola dentro do campus, proporcionando uma interação maior do aluno com as atividades práticas. No que se refere a iniciação científica, a FACENE incentiva e fortalece a relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas – NUPEA, estimulando a prática de realização de trabalhos científicos desde o 1º semestre, facilitando sua publicação, já que a Instituição dispõe de sua própria Revista Científica – a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – de seu Comitê de Ética em Pesquisa – CEP; e de seu Comitê de Ética na Utilização de Animais – CEUA. A matriz curricular proposta para o curso, possibilita ao aluno privilegiar áreas de maior interesse, por meio das disciplinas optativas oferecidas, flexibilizando assim, o currículo do profissional.

INFRAESTRUTURA

O Curso de Agronomia conta com infraestrutura de laboratórios com equipamentos novos e funcionais, na qual oportunizará ao aluno, desde o primeiro semestre, a ter aulas práticas. A Fazenda Escola Nova Esperança, criada para atender os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária é fundamental na formação dos futuros profissionais dos referidos cursos. Atualmente, com uma área de aproximadamente 12 hectares, é formada pelos setores de: fruticultura, horticultura, suinocultura, caprino-ovinocultura e em processo de conclusão da bovinocultura e o setor de grandes culturas.

ATOS REGULATÓRIOS

Portaria de Autorização do MEC Nº 483 de 31 de março de 2017.  – Arquivo

ENCARGOS REFERENTES ÀS TAXAS E MENSALIDADES DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO SEMESTRES DE 2021

  • R$ 1.455,00 (Um mil quatrocentos e e cinquenta e cinco reais).

FORMAS DE REAJUSTE DOS ENCARGOS FINANCEIROS

  • Planilha de custos para ajustamento de valores;
  • Índice inflacionário;
  • Investimentos-reagente anual.

Documentos

Ingresso: Acesse aqui e realize sua prova on-line.

Página atualizada 23/04/2021