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Graduação em Educação Física

O Professor Jean Paulo Guedes Dantas possui graduação em educação física (Unipê), especialista em fisiologia do exercício (Fip),  mestre em educação (Unisc). Possui experiência na função docente e pesquisador atuando em Projetos de Pesquisas na Área da educação e esporte.
Coordenador do Curso de Educação Física Lattes: http://lattes.cnpq.br/4410282681599474
Prof. Jean Paulo Guedes Dantas Telefone: 83.2106-4745

E-mail: jean.dantas@facene.com.br

1. CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Nas últimas décadas, a sociedade brasileira vem passando por transformações importantes em diferentes áreas: política, econômica, social e cultural, trazendo grandes modificações no estilo de vida das pessoas, gerando a necessidade de uma maior conscientização e motivação nos cuidados com a saúde. Dentre as estratégias de atenção à saúde destaca-se a prática regular da atividade física como aspecto fundamental na prevenção de doenças e agravos, sobretudo quando se objetiva a busca e/ou manutenção de uma vida equilibrada e saudável.

A relação benéfica entre atividade física e saúde tem sido cada vez mais evidenciada cientificamente e divulgada em diferentes meios de comunicação, seja entre profissionais de saúde, assim como entre a população.

1.1 Objetivo Geral

O curso de Bacharelado em Educação Física da FACENE tem como objetivo geral formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos, qualificados para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual e pautados no princípio ético para intervirem nas áreas de atribuição e competência do profissional de Educação Física, por intermédio da análise e proposição de solução de problemas que assolam a população, da pesquisa científica e da intervenção interdisciplinar.

1.2 Objetivos Específicos

 Ao final do curso de graduação em Educação Física, o egresso da FACENE receberá o título de bacharel em Educação Física, de modo a desenvolver as seguintes competências e habilidades para uma intervenção profissional de excelência:  

  • Ter sólida formação nas áreas de conhecimentos que formam a identidade do curso, que capacite o discente para compreensão, análise, transmissão e aplicação dos conhecimentos relacionados ao exercício profissional em Educação Física;
  • Propiciar a adequada formação no intuito de garantir a eficiência e eficácia para organizar, planejar, coordenar, supervisionar, lecionar, assessorar, dirigir e avaliar as atividades físicas, desportivas, recreativas e similares, de modo a atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade;
  • Compreender a relevância e o impacto da recomendação e da prática regular de atividade física sobre a saúde, a qualidade de vida e a formação cultural e integral do ser humano, atuando como importante agente de transformação social;
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física, por meio da análise crítica da produção científica especializada na área, bem como pela realidade que a cerca, além da compreensão dos desafios e das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
  • Entender a relevância da utilização de variados recursos da tecnologia da informação e da pesquisa científica como forma de construção e interação dos conhecimentos relacionados à Educação Física e áreas afins;

1.3 Perfil do Egresso formado pela FACENE no curso Bacharelado em Educação Física e sua atuação no mercado:

O curso de Bacharelado em Educação Física da FACENE pauta-se pela formação desse profissional em consonância com os pressupostos constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação em Educação Física.

Para tanto, o curso visa à formação de um profissional crítico, reflexivo e qualificado para o exercício da profissão, pautado no rigor científico, intelectual, ético e moral, de modo que contribua efetivamente para o processo de transformação social, comprometido com a promoção da saúde, do bem-estar e do estilo de vida saudável da população, no âmbito da prescrição de atividades físicas, nas suas diversas manifestações, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.

O egresso do curso de Bacharelado em Educação Física da FACENE possui, frente à formação recebida, um caminho promissor, seja em âmbito local, regional e nacional, onde poderá intervir como autônomo e/ou em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de prestação de serviços em Atividade Física, Desportiva e/ou Recreativa, e em quaisquer locais onde possam ser ministradas atividades físicas, como: instituições de administração e prática desportiva, instituições de educação, escolas, empresas, centros e laboratórios de pesquisa, academias, clubes, associações esportivas e/ou recreativas, hotéis, centros de recreação, centros de lazer, condomínios, centros de estética, clínicas, instituições e órgãos de saúde, SPAs, centros de saúde, hospitais, creches, asilos, circos, centros de treinamento desportivo, centros de treinamento de lutas, centros de treinamento de artes marciais, grêmios desportivos, logradouros públicos, praças, parques, na natureza, entre outros, onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.

1.4 Público-alvo:

Os candidatos interessados em ingressar no curso de Graduação em Educação Física da FACENE deverão estar em fase de conclusão ou terem concluído o ensino médio, assim como também alunos de outras Instituições de Ensino Superior que queiram solicitar transferência.

O graduando em Educação Física participará de atividades teóricas e práticas indispensáveis à sua formação acadêmico-profissional, além de estar envolvido nas diferentes especificidades da área do conhecimento e do seu futuro campo de atuação, para o melhor aproveitamento de suas capacidades e habilidades.

1.5 Diferenciais do Curso

O curso de Bacharelado em Educação Física da FACENE está estruturado para formar o profissional crítico e reflexivo em sua intervenção profissional, sendo este especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações – ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde.

O discente terá ao seu dispor professores mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional, engajados em uma filosofia de formação teoricamente rigorosa, balizada pela solidez e integração dos conhecimentos teóricos e práticos articulados a um projeto de sociedade e de educação.

Nessa perspectiva, o curso de bacharelado em Educação Física está alicerçado nos três grandes suportes acadêmicos: o ensino, a pesquisa e a extensão, com o objetivo de estimular a criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico, do pensamento reflexivo e incentivar a investigação científica.

Além disso, os alunos serão constantemente encorajados ao envolvimento com a monitoria acadêmica, objetivando despertar no aluno o interesse pela docência e a experiência da vida acadêmica, por meio da participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas dos cursos, além de possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas.

2. Matriz Curricular

3. Atos Regulatórios

Portaria MEC de Autorização n°565, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016.

5. Docente/Corpo Docente– sequência a ser colocada no quadro do corpo docente:

Nome, titulação máxima, formação (qualificação profissional), disciplina/módulo que ministra, tempo de contratação na IES.

6. Encargos referentes às taxas e mensalidades do Primeiro e do Segundo Semestre de 2024

R$ 1.681,00 (um mil e seiscentos e oitenta e um reais). 

Documentos

Ingresso: Acesse aqui e realize sua prova on-line.