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Graduação em Enfermagem

 A Enfermagem

A Enfermagem é definida por diversos autores como uma ciência e arte que demonstra a sua função própria pela constituição de uma unidade entre teoria, competências e habilidades específicas, incorporação de avanços tecnológicos e o exercício de ressignificação contínua de vivências/interação direcionadas à promoção do bem-estar, da saúde e da cura/recuperação.

Para alcançar os seus objetivos, conta com um corpo próprio de conhecimentos em contínuo aperfeiçoamento/evolução, baseado na produção científica, tendo seu foco principal, como já referido, sobre a promoção da saúde e do bem-estar do cliente, abordando aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais do seu estado de saúde, considerando a condição médica diagnosticada, sob perspectiva holística, em estratégia assistencial compartilhada.

A prática de Enfermagem é baseada no construto elaborado historicamente pelos seus profissionais, bem na síntese das ciências médicas, comportamentais e humanas. Essa base de conhecimentos muda e se expande rapidamente, à medida que as pesquisas e novas teorias oferecem informações adicionais.

Como profissão em contínuo desenvolvimento, a Enfermagem tem ampliado de forma significativa as suas possibilidades de atuação, inserindo-se em novas áreas de produção em saúde, conforme a criação de novos campos de atendimento e a expansão dos programas públicos de assistência à saúde.

O Perfil do Enfermeiro a Ser Formado

Em consonância com os pressupostos constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de enfermeiros, a FACENE apresenta, como perfil do egresso/profissional “o enfermeiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional e estadual, com ênfase no município de João Pessoa, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano”.

Para alcançar tal perfil, ressalta também a importância do desenvolvimento de competências e habilidades específicas para a boa performance profissional, para atuar com base ética, em equipe multiprofissional, assumindo, quando necessário, o papel de coordenador de equipe/responsável técnico, promovendo e executando ações integrais de saúde que beneficiem os indivíduos e a comunidade.

O enfermeiro formado pela FACENE deve, portanto, estar apto a cuidar do ser humano, assumindo o compromisso com a melhoria das condições de saúde da população, em desempenho ativo, de intervenção significativa no contexto da equipe de saúde, exercendo postura crítico-reflexiva e de contribuição para a promoção de melhoria das políticas públicas de assistência à saúde.

O Curso

O Curso de Graduação em Enfermagem da FACENE foi concebido com o compromisso de propiciar uma formação generalista que atenda às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), e que assegure, prioritariamente, a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado à população do município de João Pessoa, sem, contudo, perder a perspectiva regional, estadual e nacional.

Nesse sentido, a formação acadêmica proposta busca qualificar enfermeiros(as) frente aos princípios, diretrizes e práticas do Sistema Único de Saúde, por meio da compreensão das relações de trabalho em saúde e sociedade, visando o aprimoramento da dinâmica de gestão, a qualificação dos processos de cuidar e a proposição de projetos de intervenção a partir do reconhecimento de diferentes demandas, sustentados por evidências científicas.

Com o pensar voltado para a formação prospectiva, antecipando os desafios que aguardam os egressos no futuro que ainda não se conhece o contorno, busca-se uma aprendizagem ativa e problematizadora, que considere em primeiro plano a realidade social, cultural e epidemiológica do município de João Pessoa, voltada para autonomia intelectual, apoiada em formas criativas e estimulantes para o processo de ensino-aprendizagem, formando profissional Enfermeiro(a) comprometido(a) com a curiosidade epistemológica e com a resolução de problemas da realidade cotidiana.

O Projeto Pedagógico proposto pauta-se nos seguintes princípios:

  • confluência dos processos de desenvolvimento do pensamento, sentimento e ação;
  • formação baseada na captação e interpretação da realidade, proposição de ações e intervenção na realidade;
  • sensibilidade às questões emergentes da assistência à saúde, do ensino e do entorno social;
  • valorização e domínio de um saber baseado no conhecimento já construído e que contemple o inédito;
  • reconhecimento de que o aprendizado se constitui como um processo dinâmico, apto a acolher a motivação do sujeito e que contemple o desenvolvimento do próprio estilo profissional;
  • articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Nesse contexto, o ensino de Enfermagem oferecido pela FACENE busca desenvolver o senso crítico dos alunos, possibilitando a formação da sua identidade profissional, com base na avaliação crítica do contexto de saúde e suas competências para intervir no processo assistencial, em estratégia de aperfeiçoamento/transformação das práticas e políticas de saúde.

Estrutura do Curso

O Curso de Graduação em Enfermagem da FACENE, Bacharelado em Enfermagem, presencial, funciona em regime seriado semestral, com duração de quatro anos letivos (oito semestres ou períodos de ensino). A carga horária total do curso é de 4.200 horas, ministradas de acordo com distribuição semanal de atividades pedagógicas teóricas e práticas, perfazendo um mínimo de 100 dias letivos semestrais.

O período mínimo para integralização de curso é, como já referido, de oito semestres, e o máximo de 12 semestres ou 6 anos letivos. Para visualização de maior detalhamento sugerimos acessar a matriz curricular do curso. Acesse aqui a matriz curricular do curso

Objetivos do Curso

Gerais:

  • Formar enfermeiros cidadãos com competências técnico-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional de enfermagem, no contexto do Sistema Único de Saúde, contribuindo para a integralidade e qualidade da atenção, e a humanização do cuidado de enfermagem;
  • Formar enfermeiros motivados a interferir nos problemas de saúde da população, considerando fatores sociais/econômicos, políticos, ambientais e culturais que influenciam o processo saúde/doença dos indivíduos, famílias e comunidades do município de João Pessoa, do Estado da Paraíba e da região nordeste.

Específicos:

Ministrar os conteúdos propostos na estrutura curricular do curso, através de atividades teóricas, práticas e complementares, em estratégias integrativas e criativas, multi e transdisciplinares, bem como os estágios curriculares integrados, integração ensino, serviço e comunidade, sessões tutoriais e trabalho de conclusão de curso, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal;

  • Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do enfermeiro, articuladas aos contextos sociopolítico e cultural nacional, estadual e municipal;
  • Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão acadêmicas;
  • Exercitar a sistematização do cuidado de enfermagem, por meio de estudos de caso, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do cliente, família e comunidade, fundamentada no marco referencial do curso;
  • Estimular a investigação científica em enfermagem e a educação em saúde como atividades fundamentais na integralidade do cuidado de enfermagem;
  • Contribuir para o desenvolvimento das competências relacionais necessárias à vivência do trabalho multiprofissional/em equipe, bem como para o exercício de liderança de equipes de Enfermagem;
  • Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde promovidas pelo sistema de saúde de João Pessoa.

Diferenciais do Curso de Enfermagem da FACENE:

  • Infraestrutura avançada do seu Centro de Ensino Superior, planejado para oferecer condições de excelência aos alunos do Curso, possibilitando a formação de profissionais de alta performance;
  • Laboratórios de práticas equipados com recursos tecnológicos ideais ao aprendizado, inclusive com manequins e equipamentos modernos, adequados às simulações clínicas;
  • Projeto Pedagógico de Curso abrangente, com abordagem das múltiplas áreas de atuação profissional, implementado em quatro anos (ou oito semestres) e desenvolvido a partir de estratégias pedagógicas ativas, multi e transdisciplinares;
  • Corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, com larga experiência profissional;
  • Oportunidade de participação de atividades práticas e integrativas, com vivência dos cenários de práticas assistenciais desde o primeiro semestre do curso;
  • Ouvidoria institucional exercida por docente com larga experiência profissional e de ensino, de modo dinâmico, acessível e proativo, articulando como elemento estratégico a comunicação entre os atores da comunidade acadêmica (alunos, docentes, funcionários e gestores), objetivando a defesa dos seus direitos individuais e coletivos, promovendo o exercício da cidadania.
  • Biblioteca institucional atualizada e compatível a todas as necessidades dos alunos e docentes. Disponibilidade de bibliotecárias para orientação aos alunos;
  • Acesso ao site institucional ACADWEB, internet 24 horas gratuita na IES, ao ambiente virtual de aprendizagem institucional;
  • Apoio didático-pedagógico ao aluno e aos docentes oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Capacitação
  • Docente-NAP, constituído por educadores das áreas temáticas do curso;
  • Acompanhamento por Tutores de Turmas;
  • Incentivo e fortalecimento da relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do Núcleo de Pesquisa e
  • Extensão Acadêmicas-NUPEA, que estimula a produção de trabalhos científicos desde o início do curso;
  • Periódico científico – Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – acessível a alunos e docentes do curso;
  • Comitê de ética institucional autorizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa-CONEP/Conselho Nacional de Saúde-CNS/Ministério da Saúde;
  • Realização de estratégias de atualização permanentes, com implementação de palestras educativas, cursos, seminários, simpósios e congressos direcionados a temas científicos e multidisciplinares, acessíveis a todos os atores acadêmicos, conforme planejamento específico.

Portarias referentes ao Curso de Enfermagem

  • Autorização de Curso: Portaria nº 1.374, de 04 de julho de 2001, publicada no Diário Oficial de 09 de julho de 2001;
  • Reconhecimento de Curso: Portaria nº 3.258, de 21 de setembro de 2005, publicada no Diário Oficial de 23 de setembro de 2005;
  • Aumento de Vagas: Portaria nº 387, de 19 de julho de 2006, publicada pelo Diário Oficial da União de 20 de julho de 2006;
  • Recredenciamento: Portaria nº 669, de 25 de maio de 2011, publicada no Diário Oficial de 26 de maio de 2011;
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 1, de 6 de janeiro de 2012, publicada no Diário Oficial de 09 de janeiro de 2012;
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 820, de 30 de dezembro de 2014, publicada no Diário Oficial de 02 de janeiro de 2015.

Coordenação de Curso

A Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem da FACENE é o setor de gestão pedagógica do Curso de Enfermagem, que congrega a atuação junto aos alunos e docentes, provendo a qualidade e harmonia das ações pedagógicas, bem como a articulação entre as atividades de ensino e as condições estruturais para o seu desenvolvimento.

Coordena as ações de ensino e sua inter-relação com todos os setores da Faculdade, buscando contribuir para a excelência do ensino, do aprendizado e da assistência pedagógica aos corpos discente e docente da instituição.

Atende cotidianamente a alunos e docentes, em estratégia de atuação proativa, dinâmica, de atendimento à demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio. Para alcançar os seus objetivos de trabalho, a Coordenação de Curso:

  • Promove a implementação do Curso, de acordo com a sua matriz curricular aprovada pelo Conselho Técnico Administrativo-CTA e Núcleo Docente Estruturante-NDE;
  • Atua diretamente à frente da gestão do processo pedagógico, tanto em relação aos alunos como aos professores, articulando todas as condições necessárias para a promoção da excelência das ações pedagógicas e do aprendizado de qualidade;
  • Intermedia e viabiliza as relações da Coordenação de Curso com os demais setores institucionais, com o compromisso de contribuir para a eficácia e o sucesso institucional.

A Coordenação do Curso de Enfermagem é exercida atualmente pela Professora Nereide de Andrade Virgínio, Mestre em Enfermagem Fundamental pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do CCS/UFPB; especialista em Enfermagem em Segurança do Trabalho pela FUNDACENTRO/Ministério da Saúde; em Educação em Enfermagem pela Fundação Oswaldo Cruz/UFPB; em Metodologia do Ensino Superior pela FACENE. Cursou MBA em Gestão Acadêmica e Universitária pela Fundação Pedro Leopoldo/MG.

Conta com experiência profissional nas áreas de: Exercício docente, Gestão de Curso, Assistência Hospitalar em Saúde do Adulto, Gerência de Serviços de Enfermagem, Direção Administrativa Hospitalar, Analista de Qualidade de Material Médico-Hospitalar, Atuação em Presidência de Entidade de Classe a nível estadual.

Atuou como docente nos conteúdos curriculares relacionados a: Enfermagem em Saúde do Adulto, Administração Aplicada à Enfermagem, Metodologia da Assistência de Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. Coordena o Curso de Enfermagem desde agosto de 2004, havendo participado de todas as avaliações para reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso e de recredenciamento institucional da FACENE.

Telefones: 2106-4707, 99397-7169. E-mail: nereideav@facene.com.br.

Corpo Docente

Clique aqui para fazer o download do corpo docente.

Encargos referentes às taxas e mensalidades do Primeiro e do Segundo Semestres de 2018

R$ 1.196,00 (Um mil cento e noventa e seis reais). Efetuando o pagamento até o dia 10 (dez) de cada mês, tem-se 22% de desconto.

Formas de reajuste dos encargos financeiros

  • Planilha de custos para ajustamento de valores;
  • Índice inflacionário;
  • Investimentos-reagente anual.

Documentos

Selo – SAEME
Selo – Hospital Universitário Nova Esperança
Selo – Ciencias sem Fronteiras
Selo – Fisio
Selo – abmes
Selo 2
Selo 1