Graduação em Fisioterapia
Conceito ⭐5⭐ na classificação do MEC – Duração: 08 semestres
O curso de graduação de Bacharelado em Fisioterapia (portaria de reconhecimento nº 71 de 28 de janeiro de 2021) em consonância com a Missão da FACENE tem por objetivo formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capacitados técnica e cientificamente para intervirem nas suas áreas de competência, sedimentados nos princípios éticos e voltados às necessidades da comunidade. A Fisioterapia é um segmento da área de saúde que contribui para o restabelecimento, a manutenção e a promoção da saúde, com habilidade para fazer o diagnóstico da capacidade funcional, elaborar e executar programa de tratamento fisioterapêutico e desenvolver programas de atenção a saúde, de tal forma que possa atender às necessidades individuais e àquelas geradas pela comunidade, sem perder a dimensão ética do relacionamento interpessoal, com uma proposta de intervenção em saúde que permita a sua atuação nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde.
COORDENADOR(A) DO CURSO
|
O coordenador adjunto do curso de Fisioterapia é o professor Dyego Anderson Alves de Farias, graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2010), Doutor em Modelos de Decisão e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2023). Possui pós-graduação na área de Unidade de Terapia Intensiva pela Faísa, Faculdades (2013). Também é Docente/Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Nova Esperança – HNE e conta com experiência na atuação acadêmica e assistencial hospitalar.
|
Prof. Dyego Anderson Alves de Farias |
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4110162116762204 |
Telefone: (83) 2106-4787 |
E-mail: danyellefarias@facene.com.br |
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para os graduados em Fisioterapia é enorme e promissor. A oferta de postos de trabalho no mercado está em expansão, na medida em que a expectativa de vida da população brasileira tem aumentado e as necessidades de atenção fisioterapêuticas se multiplicado. Essa mudança histórica abriu novas possibilidades e o campo de trabalho para Fisioterapia ampliou-se consideravelmente. O aumento do número de pesquisas científicas na área também contribuiu para que a Fisioterapia voltasse a ter destaque, de uma forma muito mais esclarecida, como uma ciência que visa não só a reabilitação, mas, a prevenção, a promoção e a manutenção da saúde em todas as fases da vida.
DIFERENCIAIS NO CURSO
Única instituição da região a contar com Hospital próprio, o Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE) e dois Centros de Saúde. O único curso do Estado com uma moderna Clínica Escola de Fisioterapia, com mais de 1300m² de área construída, com ginásios de Práticas Aquáticas; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria; Neurologia; Cardiorrespiratória; Dermatofuncional; Uroginecologia; e, Salas de Avaliação Funcional; Terapia em Grupos; Estúdio de Pilates; Sala de Estudos e Consultórios individuais, com os mais modernos equipamentos. A matriz curricular integralizada em 4 anos, está apoiada no uso de metodologias ativas e estímulo às atividades práticas, com vivência dos cenários assistenciais desde o primeiro semestre do curso.
INFRAESTRUTURA
O curso é formado por um corpo docente composto 100% de mestres e doutores com larga experiência profissional. O grande diferencial do curso é a infraestrutura com laboratórios e Clínica Escola compostos por equipamentos de última geração, o que possibilita a formação de profissionais de alta performance. Além disso, o curso conta com uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas – NUPEA, e o uso de avaliações baseada no sistema de Avaliação Clínica Objetivamente Estruturada (OSCE), composto por circuitos divididos em estações teórico-práticas no Centro de Habilidades Práticas da Facene.
- Matriz Curricular – vigente até 2021.2
- Matriz Curricular – implementada em 2022.1
- Relação Docentes
- Plano de Ação da Coordenação
ATOS REGULATÓRIOS
RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº 71, DE 28 DE JANEIRO DE 2021 – Arquivo 01 e Arquivo 02
ENCARGOS REFERENTES ÀS TAXAS E MENSALIDADES DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO SEMESTRES DE 2023
R$ 1.681,00 (um mil e seiscentos e oitenta e um reais).
FORMAS DE REAJUSTE DOS ENCARGOS FINANCEIROS
- Planilha de custos para ajustamento de valores;
- Índice inflacionário;
- Investimentos-reagente anual.
DOCUMENTOS
INGRESSO: Acesse aqui e realize sua prova on-line.
Atualizado: 22/04/2021.