Faculdade Nova Esperança - brand

Graduação em Fisioterapia

Conceito ⭐5⭐ na classificação do MEC – Duração: 08 semestres

O curso de graduação de Bacharelado em Fisioterapia (portaria de reconhecimento nº 71 de 28 de janeiro de 2021) em consonância com a Missão da FACENE tem por objetivo formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capacitados técnica e cientificamente para intervirem nas suas áreas de competência, sedimentados nos princípios éticos e voltados às necessidades da comunidade. A Fisioterapia é um segmento da área de saúde que contribui para o restabelecimento, a manutenção e a promoção da saúde, com habilidade para fazer o diagnóstico da capacidade funcional, elaborar e executar programa de tratamento fisioterapêutico e desenvolver programas de atenção a saúde, de tal forma que possa atender às necessidades individuais e àquelas geradas pela comunidade, sem perder a dimensão ética do relacionamento interpessoal, com uma proposta de intervenção em saúde que permita a sua atuação nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde.

COORDENADOR(A) DO CURSO

A coordenadora do curso de Fisioterapia é a professora Danyelle Nóbrega de Farias, graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Doutora em Modelos de Decisão e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2020).. Possui pós-graduação na área de Avaliação de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2015), em Informática em Saúde pela UNIFESP (2014), e em Unidade de Terapia Intensiva pela Faísa Faculdades (2013), além de contar com uma boa experiência na atuação clínica e mais de 04 anos na gestão acadêmica.

 

Profª. Danyelle de Farias

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0542504650759819

Telefone: (83) 2106-4787

E-mail: danyellefarias@facene.com.br

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para os graduados em Fisioterapia é enorme e promissor. A oferta de postos de trabalho no mercado está em expansão, na medida em que a expectativa de vida da população brasileira tem aumentado e as necessidades de atenção fisioterapêuticas se multiplicado. Essa mudança histórica abriu novas possibilidades e o campo de trabalho para Fisioterapia ampliou-se consideravelmente. O aumento do número de pesquisas científicas na área também contribuiu para que a Fisioterapia voltasse a ter destaque, de uma forma muito mais esclarecida, como uma ciência que visa não só a reabilitação, mas, a prevenção, a promoção e a manutenção da saúde em todas as fases da vida.

DIFERENCIAIS NO CURSO

Única instituição da região a contar com Hospital próprio, o Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE) e dois Centros de Saúde. O único curso do Estado com uma moderna Clínica Escola de Fisioterapia, com mais de 1300m² de área construída, com ginásios de Práticas Aquáticas; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria; Neurologia; Cardiorrespiratória; Dermatofuncional; Uroginecologia; e, Salas de Avaliação Funcional; Terapia em Grupos; Estúdio de Pilates; Sala de Estudos e Consultórios individuais, com os mais modernos equipamentos. A matriz curricular integralizada em 4 anos, está apoiada no uso de metodologias ativas e estímulo às atividades práticas, com vivência dos cenários assistenciais desde o primeiro semestre do curso.

INFRAESTRUTURA

O curso é formado por um corpo docente composto 100% de mestres e doutores com larga experiência profissional. O grande diferencial do curso é a infraestrutura com laboratórios e Clínica Escola compostos por equipamentos de última geração, o que possibilita a formação de profissionais de alta performance. Além disso, o curso conta com uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas – NUPEA, e o uso de avaliações baseada no sistema de Avaliação Clínica Objetivamente Estruturada (OSCE), composto por circuitos divididos em estações teórico-práticas no Centro de Habilidades Práticas da Facene.

ATOS REGULATÓRIOS

RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº 71, DE 28 DE JANEIRO DE 2021 – Arquivo 01 e Arquivo 02

ENCARGOS REFERENTES ÀS TAXAS E MENSALIDADES DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO SEMESTRES DE 2021

R$ 1.455,00 (Um mil quatrocentos e cinquenta e cinco reais).

FORMAS DE REAJUSTE DOS ENCARGOS FINANCEIROS

  • Planilha de custos para ajustamento de valores;
  • Índice inflacionário;
  • Investimentos-reagente anual.

DOCUMENTOS

INGRESSO:  Acesse aqui e realize sua prova on-line.

 

Atualizado: 22/04/2021.