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Graduação em Psicologia

A coordenação do curso de Psicologia é exercida pela Professora Vilma Felipe Costa de Melo, Doutora em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba; Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba; Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba; Formação em Psicologia Hospitalar pela Universidade Federal da Paraíba; Formação em Psicologia Clínica – ACP pela Universidade Federal da Paraíba.

Atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da FACENE, responsável pela disciplina de Gestão do Cuidado em Saúde da Família.

Membro do Corpo Editorial e Revisora da Revista Nova Esperança. Coordenadora e Psicóloga do Núcleo de Apoio psicopedagógico (NAP) da FACENE.

Professora na Pós Graduação (lato sensu) da FACENE nos cursos de: Metodologia do Ensino Superior; Saúde da Família; Saúde e Segurança no Trabalho; Enfermagem em Urgência e Emergência; Enfermagem Obstétrica e Neonatológica; Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, com disciplinas voltadas para a área de Psicologia, Saúde Mental, Dependência Química, Metodologia e Epidemiologia desde 2007.

Tem experiência na área de Psicologia e Filosofia, com ênfase em atuação Clínica, como também na Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental, Dependência Química, Tanatologia, Filosofia Foucaultiana, Epidemiologia, Psicologia Aplicada à Saúde, Metodologia da Pesquisa e Relações Étnico-raciais e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena.

Coordenadora do Curso de Psicologia Lattes: http://lattes.cnpq.br/9774611755843555
Profª. Dra. Vilma Felipe Costa de Melo Telefone:(83) 2106-4787

E-mail: vilmelo@facene.com.br

  1. A Psicologia

O Curso de Graduação em Psicologia (autorizado pela Portaria MEC nº 565, de 27 de setembro de 2018)  além de ancorar-se sobre um olhar crítico da atual realidade em que está inserido, assume também uma visão prospectiva, com a incorporação de tecnologias inovadoras, estímulo à flexibilização e interação entre outros setores, propondo-se a atender às demandas da comunidade, e também a criar novas demandas, ampliando o campo de atuação profissional por meio de atividade de ensino, pesquisa e extensão. O Curso de Psicologia da FACENE pretende consolidar uma graduação com base no conhecimento básico e aplicado na formação em caráter tridimensional; envolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes. Com base nessas competências, a formação do Psicólogo contempla o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra referência e o trabalho em equipe, comprometido com a promoção da saúde.

1.1. Objetivo Geral do curso de Psicologia

Contribuir para formar um profissional de psicologia qualificado, capaz de articular saberes diversos inerentes à sua prática e operar ferramentas adequadas ao processo de formulação de estratégias, competências e habilidades, favorecendo a atenção a saúde, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, buscando a prática permanente desses processos, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde, comprometido com as demandas sociais e as necessidades locais, tanto em nível individual quanto coletivo.

 

1.2. Objetivos Específicos

  • Formar psicólogos motivados a interferir nos problemas de saúde da população, considerando fatores sócios, econômicos, políticos, ambientais e culturais que influenciam o processo saúde/doença dos indivíduos, famílias e comunidades do município de João Pessoa, do Estado da Paraíba e da região nordeste.
  • Garantir o acesso ao conjunto de conhecimentos específicos da Psicologia, propiciando referenciais teórico-metodológicos que fortaleçam sua atuação;
  • Proporcionar uma formação pluralista que assegure a atuação de forma ética, crítica e criativa;
  • Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão;
  • Desenvolver práticas de pesquisa que permitam a reflexão e a produção de novos conhecimentos;
  • Desenvolver atividades de extensão que possam contribuir na realidade local;
  • Desenvolver uma consciência crítica acerca do conhecimento sócio-histórico-político;
  • Implementar a formação profissional como um processo contínuo e autônomo.

 

1.3. Titulação Acadêmica

O Curso de Graduação em Psicologia da FACENE formará profissionais no período mínimo de 5 anos com título de Bacharel em Psicologia.

  1. O PERFIL DO PSICÓLOGO A SER FORMADO

O perfil do egresso da FACENE prevê uma sólida e permanente formação geral humanística, ética, técnica e prática que lhe permita desenvolver o raciocínio lógico, crítico e reflexivo na análise dos conceitos e argumentos trazidos pelos cursos e, assim, atuar de maneira criativa, eficaz e com responsabilidade social e profissional.

Partindo desta visão, a FACENE, preocupada em contribuir com o desenvolvimento de sua região, ofertará o curso de Bacharelado em Psicologia, buscando a formação de profissionais qualificados, comprometidos, responsáveis, éticos, capazes de articulação entre teoria e prática e de visão interdisciplinar.

As Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Psicologia instituídas pela Resolução n° 5, de 15 de março de 2011, preconizam a formação de um generalista na área, mas com possibilidade de escolha a partir de ênfases curriculares.

Assim, o egresso do curso de Bacharelado em Psicologia deverá ser capaz de articular saberes para uma atuação profissional ética, competente e consciente de suas intervenções nos ambientes em que trabalhará e a formação deverá ter como meta assegurar os princípios e compromissos descritos na referida resolução. Desenvolvendo ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde, comprometido com as demandas sociais e as necessidades locais, tanto em nível individual e coletivo. Reconhecendo a diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e a interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico.

De forma autônoma, ou compondo equipes multiprofissionais, o egresso poderá atuar no sistema de saúde pública ou privada, avaliando fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos. Realizando orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia.

  1. PÚBLICO-ALVO

Os candidatos interessados em ingressar no curso de Graduação em Psicologia da FACENE deverão estar em fase de conclusão ou terem concluído o ensino médio, assim como também alunos de outras Instituições de Ensino Superior que queiram solicitar transferência.

O graduando em Psicologia participará de atividades teóricas e práticas indispensáveis à sua formação acadêmico-profissional, além de estar envolvido nas diferentes especificidades da área do conhecimento e do seu futuro campo de atuação, para o melhor aproveitamento de suas capacidades e habilidades.

  1. O Projeto Pedagógico proposto pauta-se nos seguintes princípios:
  • construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
  • compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
  • reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
  • compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
  • atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
  • respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
  • reconhecimento de que o aprendizado se constitui como um processo dinâmico, apto a acolher a motivação do sujeito e que contemple o desenvolvimento do próprio estilo profissional;
  • articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão
  • aprimoramento e capacitação contínuos.

 

Nesse contexto, o ensino de Psicologia oferecido pela FACENE busca contribuir para a produção das competências e habilidades que permitam o exercício do senso crítico e reflexivo, para exercer atividades dentro dos mais altos padrões de qualidade, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.

  1. Estrutura do Curso

O Curso de Psicologia da FACENE visa formar psicólogos dotados de capacidade para desenvolver crescentemente o seu auto-aprendizado, encarando a aquisição de novos conhecimentos em perspectiva de análise crítica, desenvolvendo a sua atuação profissional em estratégia que contemple a contínua busca de aperfeiçoamento, que possibilite posicionar-se como transformador das práticas em Psicologia. O curso segue os preceitos da Educação Superior, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Psicologia, valorizando os Programas de Extensão e Pesquisa em diversas áreas de conhecimento e o ensino pautado no uso de metodologias ativas.

A carga horária total do Curso é de 4.800 horas, distribuídas em 5 anos (10 semestres), contemplando as atividades teóricas, práticas, complementares, Estágio Curricular Supervisionado/ECS e trabalho de Conclusão de Curso/TCC.

  1. Diferenciais do Curso de Psicologia
  • Única instituição da região a contar com Hospital próprio, o Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE) e dois Centros de Saúde;
  • Contará com uma moderna Clínica Escola de Psicologia, com salas para atendimentos individuais e grupais, com competência para atender os diferentes públicos nas diversas faixas etárias;
  • Corpo docente composto 100% de mestres e doutores com larga experiência profissional;
  • Estímulo e a utilização de metodologias ativas como ferramenta de ensino/aprendizagem;
  • Prática supervisionada em Laboratórios específicos, como o do Centro de habilidades;
  • Avaliações baseada no sistema de Avaliação Clínica Objetivamente Estruturada (OSCE), composto por circuitos divididos em salas de estações teórico-práticas que mesclam diversos procedimentos na área da Psicologia voltados à uma análise do conhecimento, das habilidades e das atitudes dos alunos frente ao manuseio de informações, cuidados e diagnósticos ao usuário;
  • Infraestrutura avançada do seu Centro de Ensino Superior, cujos laboratórios e salas para role-play são compostos por equipamentos de última geração possibilitando a formação de profissionais de alta performance;
  • Estímulo e vivência da interdisciplinaridade com os professores e estudantes dos cursos existentes na instituição;
  • Oportunidade de participação de atividades práticas e integrativas, com vivência dos cenários de práticas assistenciais desde o primeiro semestre do curso;
  • Acesso remoto ao portal de periódicos CAPES;
  • Articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas – NUPEA;
  • Estimulo a realização de trabalhos científicos desde o 1º semestre, facilitando sua publicação, já que a instituição dispõe de sua própria Revista Científica – a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – de seu Comitê de Ética em Pesquisa – CEP; e de seu Comitê de Ética na Utilização de Animais – CEUA;
  • Ouvidoria institucional, articulando como elemento estratégico a comunicação entre os atores da comunidade acadêmica (alunos, docentes, funcionários e gestores), em defesa dos seus direitos individuais e coletivos, promovendo o exercício da cidadania.
  • Realização de palestras educativas, cursos, seminários, simpósios e congressos de temas científicos e multidisciplinares para reciclagem constante de seu corpo discente e docente;
  • Acesso ao exclusivo Ambiente Virtual de Aprendizagem da FACENE/FAMENE;
  • Biblioteca institucional atualizada e compatível a todas as necessidades dos alunos e docentes. Disponibilidade de bibliotecárias para orientação aos alunos;
  • Acesso ao site institucional ACADWEB, internet 24 horas gratuita na IES, ao ambiente virtual de aprendizagem institucional;
  • Apoio didático-pedagógico ao aluno e aos docentes, oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Capacitação;

ENCARGOS REFERENTES ÀS TAXAS E MENSALIDADES DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO SEMESTRES DE 2020

R$ 1.282,15 (Um mil duzentos e oitenta e dois reais e quinze centavos).