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Tecnólogo em Radiologia

CURSO SUPERIOR DE TECNÓLOGIA EM RADIOLOGIA FACENE

 

1. TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

O Tecnólogo em Radiologia é um profissional qualificado para atender à demanda do mercado de trabalho em suas áreas de conhecimento, atuando nos serviços de diagnóstico por imagem, terapia, medicina nuclear e na indústria.

Esse profissional é responsável por desenvolver atividades de gestão e supervisão de serviços de qualquer espécie que façam uso de radiação ionizante ou não ionizante. É responsável ainda pelo gerenciamento e controle de qualidade, cálculo de blindagens e assinatura de laudos de Proteção Radiológica, atuando sempre conforme as normas de biossegurança e de radioproteção.

 

2 . O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA DA FACENE

Com a abertura de novas tendências no mercado de trabalho e a expansão de atividades ligadas à Radiologia, foi concebido esse Curso, colocando a necessidade de ampliação do quantitativo de profissionais qualificados para atuarem na área. Dentro desse prisma, a FACENE propõe a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, voltado para propiciar a formação profissionais tecnólogos com potencial para acompanhar os avanços tecnológicos e, para utilizar adequadamente e de forma otimizada, os equipamentos de alta tecnologia na área de produção de imagens voltadas principalmente para os serviços de saúde, respeitando os princípios éticos, atendendo às competências profissionais.

O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia-FACENE oferece oportunidade diferenciada para a formação do indivíduo, possibilitando-o ingressar no mercado de trabalho, com conhecimento científico e com competência profissional, sobretudo na Paraíba, onde constata-se uma crescente demanda de profissionais adequadamente formados para as necessidades do mercado. Em toda região metropolitana de João Pessoa e centros urbanos circunvizinhos, onde há um reduzido número de profissionais habilitados para atuar e atender este sofisticado mercado de trabalho, que exige novas competências, habilidades e uma revalorização do profissional no desempenho eficiente de suas atividades. Desta forma, o tecnólogo em Radiologia poderá encontrar um mercado promissor para o desenvolvimento de suas atividades.

 

2.1 – OBJETIVO GERAL DO CURSO

O CST em Radiologia oferecerá embasamento teórico e prático visando à formação do profissional que utilize adequadamente as novas tecnologias voltadas ao diagnóstico por imagem para os serviços de saúde, com postura ética e solidária.

 

2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Preparar o profissional para atuar na radiologia, em especial no diagnóstico por imagem, desenvolvendo Competências científicas, tecnológicas e humanas, para um desempenho ético de suas funções.
  • Proporcionar o conhecimento teórico-prático necessário bem como noções de legislação, relações humanas e ética profissional para um melhor desempenho de suas funções.
  • Atender às demandas dos mercados regional e nacional, formando profissionais qualificados e atualizados, que acompanhem as inovações científicas e tecnológicas.
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreenção do processo tecnológico em suas causas e efeitos.
  • Incentivar a produção e a inovação científica-tecnológica em suas respectivas aplicações.
  • Promover o aprendizado contínuo sempre acompanhando as mudanças nas condições de trabalho, bem como proporcionar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.

 

2.3 – TITULAÇÃO ACADÊMICA

O Curso Superior de tecnologia em Radiologia da FACENE formará profissionais no período mínimo de 3 anos, com o título de Tecnólogo em Radiologia, de nível superior.

 

2.4 – PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia possuirá conhecimentos práticos e teóricos para atuar nas áreas do diagnóstico por imagem, dentro do mais alto rigor científico, tecnológico e ético. A seguir relacionamos as subáreas do diagnóstico por imagem afeito à atuação do Tecnólogo em Radiologia:

  • – Radiologia convencional;
  • – Radiologia Digital;
  • – Mamografia;
  • – Hemodinâmica;
  • – Tomografia Computadorizada
  • – Densitometria óssea;
  • – Ressonância Magnética Nuclear;
  • – Estações de trabalho (Workstation);
  • – Ultrassonografia;
  • – PET Scan ou PET CT;
  • – Radiologia Veterinária;
  • – Radiologia Odontológica;
  • – Radiologia Forense.

 

Além disso, o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FACENE objetiva dotar o profissional dos conhecimentos necessários para o exercício das seguintes habilidades e competências específicas previstas na Resolução CONTER Nº 02, de maio de 2012 e nas Diretrizes Curriculares para o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia:

 

  • Realizar procedimentos para a aquisição de imagens através da operação de equipamentos específicos, nas subáreas definidas no ítem2.4 deste texto;
  • Coordenar e gerenciar equipes e processos de trabalho nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem;
  • Elaborar e coordenar a execução do plano de gerenciamento de resíduos de saúde na radiologia e diagnóstico por imagem;
  • Estimular, promover e desenvolver a pesquisa científica inter e multidisciplinar;
  • Realizar supervisão de proteção radiológica em instalações e ambientes clínicos e hospitalares;
  • Atuar na realização de dosimetria os serviços de diagnóstico por imagem, medicina nuclear e radioterapia;
  • Emitir parecer, manifestar opinião e sugerir aplicação das técnicas radiológicas adequadas ao caso;
  • Atuar no âmbito da pesquisa com uso de radiação ionizante e não ionizante nas áreas da bio-radiologia, micro-anatomia e micro-biologia;
  • Compor equipe de desenvolvimento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, Inter e multidisciplinar;
  • Orientar o paciente quando da realização de exames e procedimentos radiológicos;
  • Atuar no âmbito dos serviços de Radiologia Forense, colaborando e interagindo com outros profissionais nas áreas Forense e Jurídica, em processos e expedientes relativos a investigação e solução de crimes ou acidentes;
  • Atuar junto a equipe de engenharia clínica hospitalar;
  • Prestar consultoria, realizar auditorias e emitir pareceres sobre matéria de âmbito das ciências radiológicas;
  • Participar no desenvolvimento de tecnologias apropriadas à assistência de saúde;
  • Desenvolver e aplicar o POP – Procedimento Operacional Padrão, nos serviços de radiologia;

 

2.5 – PÚBLICO ALVO

Àqueles interessados em ingressar no CST em Radiologia devem estar em fase de conclusão ou conclusão do ensino médio como também alunos de outras instituições de ensino superior que queiram solicitar transferência.

É importante que o discente tenha aptidão para as disciplinas de cunho biológico e exatas, onde irão desenvolver o senso de raciocínio lógico que é de extrema importância para o entendimento do processo de aquisição de imagens e dosimetria das radiações ionizantes aliado ao conhecimento morfofuncional dos sistemas do organismo humano.

 

2.6 – ESTRUTURA DO CURSO

O Projeto Pedagógico proposto pauta-se nos seguintes princípios:

  • confluência dos processos de desenvolvimento do pensamento, sentimento e ação;
  • formação baseada na captação e interpretação da realidade, proposição de ações e intervenção na realidade;
  • sensibilidade às questões emergentes da assistência à saúde, do ensino e do entorno social;
  • valorização e domínio de um saber baseado no conhecimento já construído e que contemple o inédito;
  • reconhecimento de que o aprendizado se constitui como um processo dinâmico, apto a acolher a motivação do sujeito e que contemple o desenvolvimento do próprio estilo profissional;
  • articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Nesse contexto, o ensino de Enfermagem oferecido pela FACENE busca desenvolver o senso crítico dos alunos, possibilitando a formação da sua identidade profissional, com base na avaliação crítica do contexto de saúde e suas competências para intervir no processo assistencial, em estratégia de aperfeiçoamento/transformação das práticas e políticas de saúde.

O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FACENE é presencial e funciona em regime seriado semestral, com duração mínima de três anos letivos (seis semestres) e máxima de quatro anos (oito semestres).

A matriz curricular do curso foi totalmente formulada com base nas habilidades e competências do profissional tecnólogo em radiologia previstas na Resolução CONTER Nº 02, de Maio de 2012 e na demanda atual do mercado.

 

2.7 MATRIZ CURRICULAR 

 

2.8 PORTARIA REFERENTE AO CURSO

Portaria de autorização nº 482, de 29 de maio de 2017.

  

2.9 – COORDENAÇÃO DO CURSO

A Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem da FACENE é o setor de gestão pedagógica do Curso de Enfermagem, que congrega a atuação junto aos alunos e docentes, provendo a qualidade e harmonia das ações pedagógicas, bem como a articulação entre as atividades de ensino e as condições estruturais para o seu desenvolvimento.

Coordena as ações de ensino e sua inter-relação com todos os setores da Faculdade, buscando contribuir para a excelência do ensino, do aprendizado e da assistência pedagógica aos corpos discente e docente da instituição.

Atende cotidianamente a alunos e docentes, em estratégia de atuação proativa, dinâmica, de atendimento à demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio. Para alcançar os seus objetivos de trabalho, a Coordenação de Curso:

  • Promove a implementação do Curso, de acordo com a sua matriz curricular aprovada pelo Conselho Técnico Administrativo-CTA e Núcleo Docente Estruturante-NDE;
  • Atua diretamente à frente da gestão do processo pedagógico, tanto em relação aos alunos como aos professores, articulando todas as condições necessárias para a promoção da excelência das ações pedagógicas e do aprendizado de qualidade;
  • Intermedia e viabiliza as relações da Coordenação de Curso com os demais setores institucionais, com o compromisso de contribuir para a eficácia e o sucesso institucional.

A Coordenação do curso é exercida pelo Professor Mestre Max Well Caetano de Araújo, Tecnólogo em Radiologia e Especialista em Proteção Radiológica e Mestre em Engenharia Biomédica, com ênfase em Bioengenharia (Instrumentação Diagnóstica e Terapêutica) pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

 

3. DIFERENCIAIS DO CURSO:

  • Infraestrutura avançada do seu Centro de Ensino Superior, planejado para oferecer condições de excelência aos alunos do Curso, possibilitando a formação de profissionais de alta performance;
  • Laboratórios de práticas equipados com recursos tecnológicos ideais ao aprendizado, inclusive com manequins e equipamentos modernos, adequados às simulações clínicas;
  • Projeto Pedagógico de Curso abrangente, com abordagem das múltiplas áreas de atuação profissional, implementado em três anos (ou seis semestres) e desenvolvido a partir de estratégias pedagógicas ativas, multi e transdisciplinares;
  • Corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, com larga experiência profissional;
  • Oportunidade de participação de atividades práticas e integrativas, com vivência dos cenários de práticas assistenciais desde o primeiro semestre do curso;
  • Ouvidoria institucional exercida por docente com larga experiência profissional e de ensino, de modo dinâmico, acessível e proativo, articulando como elemento estratégico a comunicação entre os atores da comunidade acadêmica (alunos, docentes, funcionários e gestores), objetivando a defesa dos seus direitos individuais e coletivos, promovendo o exercício da cidadania.
  • Biblioteca institucional atualizada e compatível a todas as necessidades dos alunos e docentes. Disponibilidade de bibliotecárias para orientação aos alunos;
  • Acesso ao site institucional ACADWEB, internet 24 horas gratuita na IES, ao ambiente virtual de aprendizagem institucional;
  • Apoio didático-pedagógico ao aluno e aos docentes oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Capacitação Docente-NAP, constituído por educadores das áreas temáticas do curso;
  • Acompanhamento por Tutores de Turmas;
  • Incentivo e fortalecimento da relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas-NUPEA, que estimula a produção de trabalhos científicos desde o início do curso;
  • Periódico científico – Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – acessível a alunos e docentes do curso;
  • Comitê de ética institucional autorizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa-CONEP/Conselho Nacional de Saúde-CNS/Ministério da Saúde;
  • Realização de estratégias de atualização permanentes, com implementação de palestras educativas, cursos, seminários, simpósios e congressos direcionados a temas científicos e multidisciplinares, acessíveis a todos os atores acadêmicos, conforme planejamento específico.

 

Coordenador

Prof. Max Well Caetano de Araújo

Tel: 83 2106-4787

Email: maxcaetano@facene.com.br

 

4. Docente/Corpo Docente

5. Encargos referentes às taxas e mensalidades do Primeiro e do Segundo Semestres de 2018

  • R$ 1.043,00 (Um mil e quarenta e três reais). Efetuando o pagamento até o dia 10 (dez) de cada mês, tem-se 22% de desconto.
  • Taxas Acadêmicas

6. Documentos

Página Atualizada 01/08/2017.

 

Selo – SAEME
Selo – Hospital Universitário Nova Esperança
Selo – Ciencias sem Fronteiras
Selo – Fisio
Selo – abmes
Selo 2
Selo 1