Menu principal

MENU

Histórico

De um desejo a uma concretização

A CEM, FACENE e FAMENE é a concretização do desejo de uma família, liderada pela Drª Kátia Maria Santiago Silveira, que percebeu a necessidade de investir na formação profissional na área de saúde na cidade de João Pessoa, Paraíba. Iniciou a realização desse desejo, em 13 de janeiro de 1999, quando foi inaugurada a Escola de Enfermagem Nova Esperança, ao oferecer o Curso de Auxiliar de Enfermagem, e com o sucesso do curso, ampliando-o os serviços com o Curso Técnico de Enfermagem.

A família Santiago Silveira tinha como propósito tornar a Escola de Enfermagem Nova Esperança uma das melhores escolas de enfermagem do Nordeste. Antes da conclusão da primeira turma do curso Auxiliar de Enfermagem, a família Santiago ousou em criar uma Faculdade de Enfermagem. Inspirada na fé que move seus princípios espirituais, a família, com o apoio de amigos, elaborou o projeto para a implantação da FACENE.

Em 04 de julho de 2001, a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – FACENE com sede em João Pessoa foi credenciada mediante a Portaria n°1374 do Ministério da Educação. Seu primeiro vestibular anual foi realizado em setembro de 2001, oferecendo 100 vagas. Atualmente, a Faculdade oferece 400 vagas anuais na graduação de Enfermagem nos dois turnos, consolidando-se em uma instituição democrática, séria, competente e de qualidade. Com a visita do MEC, obteve orgulho, obtendo o conceito “A” no reconhecimento do curso de Enfermagem (Portaria n° 3.258 de 21/09/2005), tornando-se assim, uma referência no Ensino Superior em Enfermagem na Região e no País. A FACENE contribui com a formação de profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento social.

Buscando sempre o desejo de ser uma referência na formação profissional na área da saúde, a família Santiago Silveira, iluminados pelo propósito almejado, criar a primeira Faculdade de Medicina da Paraíba. Avaliando todas as condições necessárias para que mais essa instituição se concretizasse, a família se empenhou ao máximo para tal realização.

Em 09 de julho de 2004, após a publicação da Portaria Ministerial n° 2057/04, a Faculdade de Medicina Nova Esperança – FAMENE foi credenciada e autorizada a oferecer o curso Superior de Medicina com 80 vagas anuais. Na ocasião, o curso de Medicina foi avaliado com o maior conceito dado a uma instituição de ensino superior no país.

Em 28 de dezembro de 2007, o Ministério da Educação assinou a Portaria Ministerial de n° 1.084, reconhecendo o Curso de Medicina da FAMENE. Neste mesmo ato, foi autorizado o aumento de 40 vagas, passando a oferecer 120 vagas anuais no curso de Medicina.

O resultado do reconhecimento foi baseado na vistoria feita in loco pelos fiscais do MEC na FAMENE. Eles analisaram a qualidade das instalações físicas, a qualificação dos professores e funcionários, a estrutura dos laboratórios, salas de aula e equipamentos didáticos, além dos serviços disponíveis aos alunos, como Biblioteca, Ouvidoria, CEP, Psicologia através do Núcleo de Apoio psicopedagógico (NAP) e Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas (NUPEA).

Após a verificação de todos os itens, os fiscais emitiram o parecer favorável à FAMENE, classificando-a com o conceito 5, o maior dado às instituições de ensino do país, à época.A inspeção foi realizada pela Comissão de Avaliação das Condições de Ensino, do Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Esse feito veio ratificar a aprovação do projeto, por unanimidade, pelo Conselho Nacional de Educação em reconhecer os esforços despendidos no sentido de estruturar e organizar uma instituição de ensino superior que se destacasse pelas suas instalações, equipamentos, biblioteca e, sobretudo, pelo seu corpo docente constituído, principalmente, por mestres e doutores.

Em janeiro de 2005, as Faculdades Nova Esperança passam para o novo endereço, no bairro de Gramame, em João Pessoa, local que passa a abrigar, atualmente, as Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança.

Selo – SAEME
Selo – Hospital Universitário Nova Esperança
Selo – Ciencias sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes
Selo 2
Selo 1