Menu principal

MENU

Informações

O ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), normatizados pela Portaria nº 40 de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas da educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Prepare-se para o ENADE

Para ajudar você a se preparar para o ENADE, selecionamos links por áreas que serão abordadas na prova. Os textos englobam atualidades, arte, cultura, educação, esporte, história, internet, tecnologia, meio ambiente, política, economia e saúde. Seguem abaixo os links relacionados:

Áreas de Conhecimento:

  • Atualidades
  • Arte e Cultura
  • Educação
  • Esporte
  • História
  • Internet, Ciência e Tecnologia
  • Meio ambiente
  • Política, Economia e Sociedade
  • Saúde

Simulados

No dia 1 de agosto de 2016 foram lançadas, dentro da Campanha “#SOMOS TODOS ENADE”, as datas dos simulados para o ENADE 2016 a ser realizado pelos alunos pré-concluintes e concluintes.

 

Procedimentos e orientação para o simulado:

MEDICINA

CRONOGRAMA – SIMULADO DO ENADE 2016
02 de setembro
23 de setembro
21 de outubro
11 de novembro

ENFERMAGEM

CRONOGRAMA – SIMULADO DO ENADE 2016
13 de setembro
18 de outubro


Procedimentos e orientações

• Data e hora do exame: 20/11/2016 (domingo) às 13 horas (horário oficial de Brasília).

• O Exame terá duração de 4 (quatro) horas.

• O estudante deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 45 minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais de aplicação do Exame, considerando o horário oficial de Brasília – DF.

• Não será admitido, em hipótese alguma, acesso à prova em local diferente do determinado pelo Inep, nem tampouco após as 13 horas (horário oficial de Brasília).

• O estudante deverá levar o original do documento de identificação com o qual está cadastrado (com fotografia, válido e legível). Recomenda-se que o estudante leve este Cartão de Informação.

• Consideram-se como documentos válidos para identificação do estudante: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

• A participação no Enade 2016 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença deixa o estudante em situação irregular junto ao Enade 2016.

• A lista de presença de sala somente será disponibilizada ao estudante após 1 (uma) hora do início da prova.

• A estudante que tiver necessidade de amamentar deverá comparecer ao local de prova com acompanhante para o recém-nascido e o aplicador de prova reservará espaço adequado à amamentação durante o período de aplicação de prova.

• Durante as provas não será admitida, sob pena de exclusão do Exame, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, relógios (analógicos ou digitais), réguas de cálculo, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, smartphones, tablets, ipod, mp3, bip, walkman, pager, notebook, palm top, pen drive, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens

• Não será permitido ao estudante fumar na sala de provas.

• O estudante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.

• O descumprimento das disposições acima implicará na irregularidade do estudante junto ao Enade.

Após cada simulado, será disponibilizado o gabarito dos mesmos no portal De Olho no ENADE encontrado no site do FAMENE.
Para cada simulado, haverá prêmio de um tablet para o primeiro colocado de cada curso.

Provas e gabaritos

O site do Inep oferece também a consulta às provas e gabaritos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) desde a sua primeira edição, em 2004. Basta selecionar o ano a ser consultado. Provas e gabaritos estão divididos pelos cursos.

Todos os arquivos para download estão em formato PDF. Para visualizá-los, é preciso ter instalado em seu computador um programa leitor deste tipo de arquivo.  Consulte o link http://portal.inep.gov.br/enade/manual-do-enade.

 

Selo – SAEME
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencias sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes
Selo 2
Selo 1