Menu principal

MENU

Laboratórios

LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS

Os Cursos de Enfermagem e de Medicina dispõem de laboratórios relacionados como específicos dos cursos, equipados com todo o material necessário para o desenvolvimento de aulas teórico-práticas. Para o desenvolvimento de aulas práticas, são informados no cronograma e plano de curso de cada disciplina o dia, horário e material necessário para realização das atividades. A estrutura de funcionamento dos laboratórios conta com a assessoria permanente de nove funcionários exclusivos para preparação do material a ser utilizado nas aulas e manutenção e conservação de todos os equipamentos e instrumental utilizados.

Os discentes também dispõem de espaço de aprendizado independente nos laboratórios, fora do horário das aulas, e contam com a assessoria dos monitores das disciplinas que pretendem estudar. Para tanto, agendam a solicitação do laboratório e material na Secretaria, para prática e estudo das disciplinas ministradas pelos docentes das IES, acompanhados de monitores e técnicos responsáveis pelos laboratórios.

LABORATÓRIO INTEGRADO DE HABILIDADES

Semiologia e de Simulação de Procedimentos, Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I e II

Laboratório de iniciação do aluno nas práticas profissionais, onde este vai desenvolver competências e habilidades em Semiologia, Introdução às Técnicas Básicas (prática de enfermagem), SBV, Anestesiologia, Técnica Operatória, Radiologia, Cardiologia e Pneumologia, Otorrino/Oftalmologia etc.

O laboratório de Habilidades foi idealizado para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de vivenciar as práticas consideradas fundamentais, sejam capazes de fazer uma anamnese e um exame físico, de formular hipóteses diagnósticas e de prescrever, de realizar procedimentos necessários à prática médica.

Neste laboratório, ainda encontram-se instalados 1 setor de Urgência, 2 lavatórios, 3 vestuários, 1 sala cirúrgica e 1 unidade individual de terapia intensiva, com equipamento específico que permitem aos alunos o treinamento básico de caráter prático, antes do encaminhamento aos campos de estágio da área.

Considerando que “o fazer” é condição indispensável para a formação do futuro profissional, as Faculdades possuem, à disposição dos professores e alunos, este Laboratório, um Centro Cirúrgico e uma UTI com todas as condições necessárias à aprendizagem, o que assegura o desenvolvimento das práticas, facilitando, dessa forma, o desempenho dos discentes junto ao paciente. O citado laboratório está capacitado para atender às disciplinas obrigatórias do currículo dos cursos, como também aos alunos e professores dos cursos de extensão.

LABORATÓRIO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER

Saúde da Mulher, Obstetrícia e Neonatologia

Os recursos tecnológicos disponíveis nesses Laboratórios permitem integrar os conteúdos de ginecologia, obstetrícia, saúde da mulher e neonatologia, onde os alunos podem ter aulas teórico-práticas em grupos, em ambiente climatizado, camas-leito, um manequim simulador de parto, balança antropométrica e infantil, mamas para realização do autoexame, o qual a mulher possa realizar de forma correta mesmo em casa.

A Facene prioriza “o fazer” como condição indispensável para a formação do enfermeiro, coloca à disposição dos professores e alunos este laboratório de técnicas com todas as condições necessárias de aprendizagem, o que assegura o desenvolvimento das práticas, facilitando, desta forma, o seu desempenho junto ao paciente. O laboratório está capacitado para atender as disciplinas do currículo do curso, como também os alunos e professores dos cursos de extensão acadêmica.

LABORATÓRIO INTEGRADO: ANATOMIA HUMANA, ANATOMIA SISTÊMICA E TOPOGRÁFICA, NEUROANATOMIA E EMBRIOLOGIA

Nosso Laboratório está capacitado para atender os alunos dos cursos de Medicina e de Enfermagem. Apresenta-se distribuído em 07 salas amplas, sendo 6 mobilizadas com tanques (para armazenamento e conservação de peças anatômicas), mesa em aço inox (em que são expostas as peças anatômicas e/ou cadáver para dissecação e estudo dos órgãos e sistemas), banquetas, armários, quadro branco, bancada e lavatório. Duas dessas salas contêm Datashow para exposição de aulas teórico-práticas; 1 sala para o ossário e cubas com solução de formol para peças anatômicas.

Temos a missão de realizar aulas teórico-práticas de anatomia e embriologia, preparar peças anatômicas para estudo com a máxima qualidade.

Queremos ser um Laboratório de referência, reconhecido pelo compromisso e a busca da excelência na realização dos serviços oferecidos e das nossas aulas.

LABORATÓRIOS INTEGRADOS DE MICROSCOPIA

Citologia, Histologia, Patologia, Anatomia Patológica, Genética, Microbiologia e Parasitologia

Espaço acadêmico reservado ao estudo, que requer o auxílio de microscópios para visualização de estruturas microscópicas biológicas, celulares, histológicas e patológicas, como também de bactérias, micro-organismos e fungos.

Como laboratório integrado, esse espaço de desenvolvimento de atividades teórico-práticas inclui aulas de conhecimentos das disciplinas de Histologia, Citologia, Parasitologia, Patologia Geral, Anatomia Patológica e funciona também como apoio para as disciplinas de Microbiologia e Evolução e Genética. Articula setores específicos: salas de aula e sala de estudos em microscopia, todas equipadas com data-show.

Inclui uma das salas como espaço para aprendizado livre dos alunos, que podem dispor dos seus recursos para aperfeiçoar a assimilação dos conteúdos expostos durante as aulas. Também nesse espaço os alunos necessitam agendar os horários em que pretendem estudar, bem como devem descrever o material que desejam utilizar.

Laboratórios Integrados com o objetivo de oferecer aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades através de estudo de estruturas microscópicas facilitando a integração entre prática/teoria/prática, propiciando, assim, melhor aproveitamento dos conhecimentos.

Com esse laboratório, é possível levar o aluno a ter capacidade de utilizar, com técnica, o microscópio óptico no estudo e identificação dos tipos de tecidos que compõem os órgãos do corpo humano.

Cada um dos laboratórios dispõem de um microscópio trinocular acoplado a uma câmera ligada a um computador e a uma TV de 29 polegadas, mais 30 microscópios para o estudo do aluno, dando ao mesmo condições de acompanhar o estudo e a descrição das lâminas microscópicas realizados pelo professor, que o estará monitorando, através deste, em tempo real.

LABORATÓRIO INTEGRADO: BIOFÍSICA, FARMACOLOGIA, FISIOLOGIA, IMUNOLOGIA E MICROBIOLOGIA

Destinado à realização de análises físicas e farmacológicas aplicadas à saúde humana e sua relação com o metabolismo fisiológico corporal. Conta com excelentes condições de funcionamento, equipamentos suficientes e qualificados para dar suporte às atividades de ensino desenvolvidas.

Quanto à disciplina Microbiologia, o Laboratório de Microbiologia atende, de forma funcional e satisfatória, a todas as aulas teórico-práticas desenvolvidas durante o Curso, pois apresenta todos os equipamentos e os reagentes necessários, fazendo com que o aluno aprenda desde as técnicas de isolamento de microorganismos, crescimento, esterilização de material e meios de cultura, até realização e interpretação de antibiograma.

O Laboratório Integrado de Biofísica, Farmacologia, Fisiologia e Microbiologia é utilizado para a complementação/fixação dos conteúdos teóricos lecionados pelas disciplinas de Biofísica, Fisiologia, Farmacologia I e II e Microbiologia.

Com o material disponível, é possível realizar práticas em Biofísica, Fisiologia e Farmacologia, tais como: preparo de soluções, osmose, somestesia e órgãos dos sentidos, reflexos medulares e estudo das secreções e movimento do tubo digestivo em animais. As práticas de ausculta cardíaca e pulmonar, verificação da pressão arterial e do pulso periférico, a realização do exame de eletrocardiograma, entre outros procedimentos, podem ser também realizados no Laboratório de Semiologia.

Esse laboratório integrado consiste num espaço amplo e de qualidade, no que diz respeito a vidrarias, bancadas e materiais de consumo. Torna-se, por isso, um ambiente imprescindível para a realização de aulas práticas, que têm como objetivo ensinar o aluno a diferenciar as ações farmacológicas dos fármacos, como também fornecer bases para uma conduta no tocante à dosagem e administração de medicamentos, contribuindo, dessa forma, para um bom desempenho do profissional, quando o mesmo estiver trabalhando em ambientes de assistência à saúde.

LABORATÓRIO INTEGRADO: BIOQUÍMICA BÁSICA E FISIOLÓGICA

Com relação à disciplina Bioquímica, o laboratório encontra-se em excelentes condições, tanto com relação aos equipamentos para análise e diferentes tipos de dosagens bioquímicas como também apresenta distintos reagentes para a realização de aulas teórico-práticas de espectrofotometria, fornecendo os subsídios necessários ao aprendizado.

Esse laboratório integrado possui toda a vidraria necessária para o acompanhamento de vários alunos por aula. Dentre outros equipamentos, podemos destacar: microscópios, balança de precisão, misturador, banho-maria, capela de exaustão para trabalhar com bactérias, estufa bacteriológica, macrocentrífuga, deionizadores, estufas de esterilização, autoclave e todas as substâncias necessárias para o desenvolvimento das aulas.

LABORATÓRIOS INTEGRADOS: FITOTERAPIA E GENÉTICA

Como laboratório integrado, esse espaço de desenvolvimento de atividades teórico-práticas inclui aulas das disciplinas de Fitoterapia e Genética.

Com o material disponível, é possível realizar práticas em Fitoterapia tais como: preparo de xaropes, xampus, lambedores, sabonetes para seborreia e caspa e pomadas fitoterápicas, entre outros. Para as práticas de Genética, temos modelos e sequências de DNA, compartimento celular e etc.

Esse laboratório integrado consiste num espaço amplo e de qualidade, no que diz respeito ao estudo dos alunos, tornando-se, por isso, um ambiente imprescindível para a realização de aulas práticas.
É, ainda, através do horto, disponibilizado às aulas práticas, que os alunos conhecem as propriedades medicinais e farmacológicas das ervas nele cultivadas.

LABORATÓRIO: TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL

A criação do Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental objetiva servir de suporte para o desenvolvimento das competências e habilidades nos módulos de Técnica Operatória, Clínica Cirúrgica I e Clínica Cirúrgica II.

Este laboratório tem como finalidade dar aos alunos a oportunidade de desenvolver noções sólidas sobre assepsia e antissepsia, reconhecendo todo o instrumental e materiais cirúrgicos comuns a todas as cirurgias. Realizar os mais diferentes tipos de cirurgia em animais.

O Laboratório de Técnicas Operatórias faz ainda, uma interface com os laboratórios de Patologia, Farmacologia e Imunologia, que juntos são responsáveis pela comprovação e documentação científica das pesquisas ali realizadas.

Encontramos neste complexo, o Laboratório Didático de Habilidades Cirúrgicas, também preparado para o desenvolvimento de competências e habilidades em cirurgia. Contém modelos alternativos para o desenvolvimento de habilidades cirúrgicas como: braço para treinamento de sutura; modelo para a prática de sutura cirúrgica; modelo para incisões e suturas na cavidade abdominal; modelo para aplicação de sutura; simulador de drenagem torácica; simulador para canulação intravenosa central; dorso para raquianestesia e etc.

Para o pleno funcionamento de suas atividades didáticas, este laboratório conta com os profissionais abaixo discriminados:

  • um coordenador, o responsável por todas as atividades a serem realizadas no mesmo, incluindo as atividades de graduação, os cursos de extensão, as atividades de pesquisa e as de pós-graduação;
  • um médico veterinário – responsável técnico perante o Conselho Regional de Medicina Veterinária com a função de anestesiar e também cuidar e tratar dos animais no pré e pós operatório assessorado pelos alunos e monitores do módulo;
  • dois técnicos em laboratório de cirurgia experimental e de biotério; e
  • um auxiliar de serviços gerais.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Situado em espaço do andar térreo, o Laboratório de Informática constitui-se em importante espaço de vivência e trabalho para a comunidade acadêmica, pela disponibilidade de recursos modernos e atualizados e a disponibilidade de acesso ilimitado às redes científicas nacionais e internacionais.

Seus recursos, como descrito anteriormente, têm sido utilizados para pesquisa pelos diversos atores institucionais, para digitação e formatação de trabalhos científicos. Atualmente é peça indispensável para se ministrar as disciplinas de Bioestatística, Epidemiologia, Informática Aplicada à Saúde, entre outras.

Constitui-se em recurso de suporte relevante, principalmente para os alunos que não têm a disponibilidade de computador para uso em domicílio, e necessitam proceder toda a digitação e formatação dos seus trabalhos na própria Faculdade.

Além dos recursos disponíveis no Laboratório de Informática, os discentes têm, a seu dispor no espaço da Biblioteca institucional, sala de informática com disponibilidade de computadores para utilização em atividades livres, com acesso à internet e às redes de pesquisa nacionais e internacionais.

Os alunos portadores de necessidades especiais podem ser acolhidos com conforto e atenção, sendo perfeitamente atendidos pelas instâncias cabíveis, uma vez que a infraestrutura física do Centro de Ensino já foi pensada para viabilizar o bom atendimento aos mesmos.

Selo – SAEME
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencias sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes
Selo 2
Selo 1