Faculdade Nova Esperança - brand

Ouvidoria Facene Famene completa 11 anos.

texto alternativo

A Ouvidoria da Facene/Famene, pioneira no seguimento de Ouvidorias no ensino superior privado em nosso Estado, completa hoje (15), onze anos de funcionamento. Surgiu da vontade de seus dirigentes em promover o exercício da cidadania, no âmbito interno, com todos os que fazem a comunidade acadêmica das Instituições e, no âmbito externo, para consolidar a sua integração  com a comunidade. A criação da Ouvidoria da  Nova Esperança se deu através de deliberações tomadas em reuniões, do CTA – Conselho Técnico-Administrativo das Faculdades, realizada em 03 de agosto de 2005 e consolidada com a Resolução Conjunta CTA Facene/Famene nº. 08 de 08 de agosto de 2005, sendo na ocasião indicada para assumir a função de ouvidora a Profª Marlene  Ramalho Rosas de Freitas Oliveira.

A ouvidoria  por ser um canal de interlocução dos alunos, professores, funcionários e a comunidade com os gestores, auxilia a manter o ensino de qualidade, já que nas escolas de ensino superior, as exigências são maiores devido ao papel da educação na formação da mão de obra qualificada para atender às necessidades do mercado de trabalho.  Atua na defesa dos direitos individuais e coletivos da comunidade acadêmica, sobretudo na formação do cidadão.

A Ouvidoria Facene/Famene tem como objetivos: aliviar as tensões no âmbito interno, reduzir sempre e cada vez mais o nível de possíveis insatisfações, prevenir o aparecimento de conflitos, intensificar sua integração com todas as instâncias das IES e comunidade em geral, agilizar o quanto possível o atendimento visando resposta em tempo mais curto  e torná-la mais dinâmica com a realização de ações inovadoras.

Sobre ações inovadoras,  a Ouvidoria registra que desde 2007 realiza  encontro anual de ouvidores, sendo também pioneira nessa modalidade de atividade e que em 2011 na reunião realizada dia 16 de março “Dia do Ouvidor” os participantes do encontro   fundaram o FOPO – Fórum Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas em funcionamento com reuniões mensal, cabendo a Ouvidoria das IES de 2011 a 2013 a Coordenação Adjunta e  de 2014 a 2015 a Coordenação Geral da entidade. Em 16 de março deste ano, os ouvidores presentes fundaram o FOUP- Fórum de Ouvidores Universitários da Paraíba, com reunião bimestral, tendo em uma das reuniões recebido a visita do Presidente do FNOU- Fórum Nacional de Ouvidores Universitários Profº Dr. Alan Santos de Oliveira Ouvidor do Centro Universitário de Patos Minas- MG. Participaram desses encontros como palestrantes convidados o Profº Dr. Rubens Pinto Lyra e Profº Ms. Josevaldo Pessoa da Cunha ambos da UFPB,  Profº Dr. Carlos Nunes Guimarães , Jornalista Walter Galvão entre outros.

A Ouvidoria das Faculdades Nova Esperança registrou em 18 de julho de 2008 a visita da equipe da Ouvidoria da Faculdade de Medicina da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais,  em busca de conhecer o funcionamento  da Ouvidoria e a documentação em uso, por recomendação do então avaliador do MEC que aqui esteve a trabalho naquele período e ter considerada positiva a experiência da Ouvidoria das IES.

Quanto a resolutividade das demandas é positiva, haja vista a disposição dos gestores de atender aos objetivos propostos pela Ouvidoria.