Faculdade Nova Esperança - brand

Acadêmicos da Famene apresentam trabalhos no 50° Congresso Brasileiro de Educação Médica

A cidade de São Paulo, sediou de 11 a 14 de outubro, o 50° Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM). O evento foi realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) em virtude das comemorações dos 100 de fundação do Curso de Medicina da USP.

Os trabalhos foram abertos no dia 11 de outubro com o Encontro da Federação Panamericana de Faculdades e Escolas de Medicina. Este primeiro dia foi prestigiado com as presenças do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do ex-Ministro da pasta, Adib Jatene. Na oportunidade, eles discutiram os rumos do ensino médico no país e levantaram a hipótese da formação médica ser passada ao Ministério da Saúde.

A Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene), integrando-se ao tripé universitário ensino-pesquisa-extensão, enviou dois discentes ao COBEM. Diogo Alves Rodrigues e Tamíris Baptista Sampaio apresentaram na forma oral e por meio de pôster os trabalhos: VISITAS DOMICILIARES EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA REALIZADAS POR ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA – UM OLHAR SOBRE AS CONDIÇÕES SOCIAIS E DE MORADIA e A EDUCAÇÃO DOS GRADUANDOS DO PRIMEIRO ANO DE MEDICINA E A VIVÊNCIA DE CAMPO: INICIAÇÃO À PRÁTICA MÉDICA. Os estudos são fruto do eixo temático modular Integração Serviço Ensino e Comunidade – ISEC – e foram orientados pela professora Iara Medeiros de Araújo, da Famene, com a colaboração das professoras Dra Katia Maria de Melo Machado, da Universidade de Pernambuco e Dra Maria das Graças de Almeida, da Universidade Federal da Paraíba.

Na ocasião, os trabalhos foram amplamente elogiados pela comissão julgadora, que ressaltaram consonância entre o sistema de módulos que está sendo aplicado no curso de medicina da Famene com os demais cursos modulares de medicina implementados nas instituições federais e particulares do país. Os comentários indicaram a vanguarda Famene nos processos educacionais e de formação qualificada, integral e humana.