Faculdade Nova Esperança - brand

CEP da Facene/Famene renova registro na CONEP

texto alternativo

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) das Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE) teve seu credenciamento renovado, por mais três anos, junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), até o ano de 2018. A aprovação de renovação do registro do CEP foi divulgada por carta circular da CONEP no dia 29 de abril deste ano.

O CEP da FACENE/FAMENE é uma instância colegiada que abrange os cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem, e graduação em Medicina das referidas Instituições de Ensino Superior. Tem caráter interdisciplinar, multidisciplinar, autônomo, normativo, consultivo, deliberativo e educativo, e é constituído por treze membros das várias áreas do conhecimento, além de um representante dos usuários.

O Comitê de Ética em Pesquisa foi criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Criado em 2005, nos termos da Resolução nº 196 de 10 de outubro de 1996 do Conselho Nacional de Saúde, o CEP FACENE/FAMENE está credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), e obteve duas renovações: a primeira ocorreu em novembro de 2008, e a segunda, em abril de 2012.

Essa terceira renovação demonstra o empenho da Coordenação do CEP FACENE/FAMENE conjuntamente com a sua equipe e o apoio das Instituições Nova Esperança em sempre oferecer um ensino de qualidade diferenciado, preocupado com a ética na pesquisa em todas as suas esferas.