Faculdade Nova Esperança - brand

COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DA OUVIDORIA FACENE / FAMENE

texto alternativo

A Ouvidora das Faculdades Nova Esperança Profª. Marlene Ramalho Rosas de Freitas Oliveira comemora em dia 15 de agosto de 2020, os quinze anos de funcionamento da OUVIDORIA FACENE/FAMENE. Criada pela vontade de seus dirigentes para promover o exercício da cidadania com todos que fazem as instituições: dirigentes, alunos, professores, funcionários e a comunidade externa. Nossa Ouvidoria, desde então segue objetivos bem definidos como: prevenir o aparecimento de conflitos; aliviar as tensões no âmbito interno e reduzir sempre e cada vez mais o nível de possíveis insatisfações. Já em relação a Ouvidoria os ojetivos são de torná-la mais dinâmica com a realização de ações inovadoras; intensificar a sua integração com todas as instâncias das IES e de ouvidorias da comunidade e agilizar o quanto possível o atendimento, visando resposta em tempo mais curto. Além do mais, a OUVIDORIA FACENE/FAMENE, segue o Código de Ética do Ouvidor aprovado em 1997 pela ABO – Associação Brasileira de Ouvidores que recomenda: “agir com transparência, integridade e respeito; atuar com agilidade e precisão; respeitar toda e qualquer pessoa, preservando sua dignidade e identidade; reconhecer a diversidade de opiniões; exercer suas atividades com independência e autonomia; ouvir seu representado com paciência, compreensão, ausência de pré julgamento e de todo e qualquer preconceito e ainda, resguardar o sigilo das informações.

A OUVIDORIA FACENE/FAMENE tem registro de inúmeras conquistas no âmbito interno e externo. Nas Faculdades, como instância administrativa, atua no tratamento das demandas ( reclamações, sugestões e elogios) em defesa dos direitos individuais e coletivos de todos que fazem a comunidade acadêmica, especialmente do aluno, na perspectiva do aprimoramento da gestão, visando a manutenção do ensino de qualidade e melhor atender o mercado de trabalho, sobretudo na formação do cidadão. Em relação a comunidade em geral, convém lembrar que desde 2007 promove “Encontros de Ouvidores”, cujos eventos propiciaram a criação em 2011 do FOPO – Fórum Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas e em 2016 a criação do FOUP – Fórum de Ouvidores Universitários da Paraíba, ambos em pleno funcionamento até hoje. A propósito registrar que as IES tem representação na diretoria do FOPO ocupando a função de Coordenação Adjunta nas gestões de 2011 a 2013 e na atual 2020-2021; na Secretaria Geral gestão 2018-2019 e na Coordenação Geral gestão 2014-2015 . No FOUP a Coordenação Geral desde 2016-2018, 2019 -2020.

A Ouvidoria das Instituições Nova Esperança em 2016, teve papel importante na premiação da FAMENE que recebeu o sêlo da SAEME – “Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, promovido pela ABEM e pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, já que no parecer da entidade a Ouvidoria foi destaque com citações elogiosas como: “Ouvidoria bem estruturada e efetiva, com fluxo de trabalho claro e bom encaminhamento das demandas”; “Uma particularidade, que normalmente são setores apenas burocráticos em congêneres, é a Ouvidoria instalada na IES, coordenada por uma “Assistente Social, Profª Marlene Ramalho,” que se mostrou vocacionada ao papel a que se exerce uma interessante e bem – sucedida função na IES e no curso” e continuou: “A Ouvidoria da Instituição, que entre outras coisas, oferece informações para a melhora contínua da qualidade do ambiente educacional” e finalizou solicitando da ouvidora sua aprovação para divulgação das ações da Ouvidoria Famene “consideradas de excelência e a convidou para participar do preenchimento do instrumento, para ser divulgado na plataforma da SAEME”.

A OUVIDORIA FACENE/FAMENE sempre atenta e solidária a todas as manifestações e eventos promovidas pelos demais setores das nossas IES, nesse breve histórico dos quinze anos de funcionamento initerúpto agradece o esforço conjunto dos colaboradores das Instituições (Coordenadores dos Cursos, Professores, Coordenadores de Setores e Colaboradores em geral), pois, propiciaram bons resultados no atendimento as demandas (reclamações, sugestões e elogios). Nossos agradecimentos em especial aos gestores das IES, na pessoa de D. Kátia Santiago Silveira e seu esposo Dr. João Silveira.

Sempre juntos nessa caminhada .