Faculdade Nova Esperança - brand

coordenadora de Estágio da Famene participa de Seminário de Educação Permanente em Saúde do Estado da Paraíba

texto alternativo

A coordenadora de Estágio da Famene, Dra. Maria Nelange Palitot de Oliveira Galdino, atualmente membro da CIES ( Comissão de Integração Ensino-Serviço ), representando as Instituições de Ensino Superior da 1ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, participou dia 28 de agosto de 2018 do Seminário/Oficina de Educação Permanente em Saúde do Estado da Paraíba, realizado pelo CEFOR-PB ( Dr. Fernando Lopes ) em parceria com o Ministério da Saúde ( Dra. Maria Aparecida Timo ) e COSEMS.

Nesta oficina discutiu-se a Política de Educação Permanente em Saúde ( PNEPS ) e o processo de implementação, tendo como foco a qualificação de profissionais e trabalhadores do SUS conforme as reais necessidades para atuação em serviço, observou-se também a necessidade de atualização dos planos de educação permanente em saúde, financiamento dos mesmos e adesão dos Estados e Municípios.

Nessa perspectiva, as CIES assumirão um papel fundamental como indutoras de mudanças da prática, promovendo o trabalho articulado entre as várias esferas da gestão e as instituições formadoras.

As CIES têm como principais atribuições nesse processo apoiar e cooperar tecnicamente com as Comissões Intergestores Regionais e articular com os atores de políticas da educação para propor estratégias de intervenção no campo da formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde, de acordo com os conceitos da EPS ( Educação Permanente em Saúde ), transformando práticas institucionais, melhorando a qualidade da atenção e assistência em saúde, comprometendo a equipe com seu processo de trabalho e melhorando as relações de todos os atores envolvidos.

A Educação Permanente é aprendizagem no trabalho onde o aprender e ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho.