Faculdade Nova Esperança - brand

Faculdades Nova Esperança inauguram Centro de Habilidades Clínico – Cirúrgicas

As Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Famene/Famene) inauguraram nesta quinta-feira (28), no seu Centro de Ensino, em Gramame, mais um importante espaço para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico.

O Centro de Habilidades Clínico – Cirúrgicas Nova Esperança foi especialmente planejado para testar as competências dos acadêmicos diante do conhecimento adquirido em sala de aula e em atividades práticas.

A nova instalação, construída especificamente para os procedimentos clínicos, conta com 16 salas, denominadas estações. Esses ambientes representam o cenário ideal para avaliação das habilidades dos discentes. As salas-estações possuem espelho falso, de tal maneira que os alunos de outros períodos, bem como os professores avaliadores, participam externamente da evolução das atividades. Os recintos também possuem sistema de som que permite audição externa dos diálogos entre o paciente-ator e o aluno avaliado, além de 2 (duas) salas com monitores para observação de todo exame. Para completar a moderna estrutura, foi adquirido um manequim de vanguarda tecnológica que permite a simulação de inúmeros procedimentos clínicos.

O Centro de Habilidades Clínico – Cirúrgicas Nova Esperança ainda dispõe de bloco cirúrgico completo composto por um auditório, 5 (cinco) mesas cirúrgicas, 5 (cinco) focos cirúrgicos, 4 (quatro) carros de anestesia, material instrumental para cirurgia, EPIs (gorros, mascaras, etc), 12 (doze) pontos de oxigênio e projetor multimídia para exibição dos procedimentos. Em forma de anfiteatro, o espaço tem capacidade para realizar até 5 (cinco) cirurgias ao mesmo tempo.

A inauguração da nova instalação contou com a presença da presidente da Mantenedora da Facene/Famene, Kátia Maria Santiago Silveira; do diretor administrativo da Instituição, João Fernando Pessoa Silveira; do diretor da Facene, Eitel Santiago Silveira; da secretárias gerais da Facene/Famene de João Pessoa e da Facene Mossoró, Carolina Santiago Silveira Polaro Araújo e Maria da Conceição Santiago Silveira de Souza; bem como da coordenadora de estágio da Famene, Drª. Maria Nelânge, na oportunidade representando a coordenadora do Curso de Medicina, Drª. Gladys Fonseca; da coordenadora do Curso de Enfermagem, Drª. Nereide de Andrade Virgínio; do coordenador geral do Internato da Famene, Dr. Jorge Rene Garcia Arévalo; do presidente do CRM-PB, Dr. João Medeiros Filho; além de outras autoridades e demais convidados.

Após a solenidade de inauguração todos acompanharam o Padre José Carlos Ferreira Serafim na benção das novas Instalações. Em seguida, foi oferecido um coquetel aos convidados.