Famene promove Curso de Urgências e Emergências Médicas para acadêmicos do 6º ano
As situações de emergência e trauma representam para os profissionais da saúde um momento de grande tensão, pois as decisões precisam ser rápidas e precisas e qualquer erro pode resultar na morte do paciente. Diante disso, a Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE), inova mais uma vez, oferecendo uma atividade extracurricular destinada a preparação dos seus acadêmicos. Trata-se do Curso de Urgências e Emergências Médicas, que tem como fundamento principal preparar o aluno para reconhecer e tratar as urgências e emergências médicas.
Os objetivos principais do curso são:
Abordar as patologias e síndromes clínicas mais frequentemente encontradas nas unidades de emergência dos principais hospitais do Brasil e promover a atualização sobre os temas que possuem novas recomendações e consensos.
Apresentar e debater, do ponto de vista crítico, as principais síndromes e patologias atendidas em um ambiente de Pronto-atendimento ou de Pronto-socorro.
Permitir um treinamento essencialmente prático, padronizando o atendimento à parada cardiorrespiratória e às mais variadas condições de emergência, como insuficiência respiratória, choque, arritmias, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.
Usar uma ampla variedade de ferramentas no sentido de sedimentar os principais conceitos da Medicina de Emergência.
O público-alvo são os acadêmicos do 6º ano de medicina. O curso é coordenado pelo professor Dr. Paulo Lucena, com participação dos professores Dr. Felipe Gurgel, Dra. Renata Mota e Dr. André Macedo.
O Curso de Urgências e Emergências Médicas foi dividido em dois módulos, sendo o primeiro no dia 11/05, destinada a proporcionar aos participantes o treinamento ideal para os procedimentos médicos mais comuns nas emergências. O segundo módulo será no dia 25/05, e abordará o atendimento a casos clínicos previamente preparados pelo corpo discente, no laboratório de simulação e de habilidades da FAMENE, onde os alunos farão o atendimento dentro das técnicas aprendidas no curso teórico.