Faculdade Nova Esperança - brand

Médicos dermatologistas realizam atendimento voluntário na Campanha contra câncer de pele.

texto alternativo

Um mutirão relacionado ao “Dezembro Laranja”, mês de prevenção ao câncer de pele, disponibilizará consultas gratuitas das 8 às 12h, neste sábado (01) no Centro de Saúde Nova Esperança – Unidade Valentina, com dermatologistas. Podem participar da ação pessoas de todas as idades, que suspeitem da doença.

O câncer de pele é o mais comum no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para reduzir esse número, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com as Faculdades Nova Esperança e o Centro de Saúde Nova Esperança, esperam atender cerca de 200 pacientes.

Como identificar caso suspeito de câncer de pele?

Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Em caso de sinais suspeitos, procure sempre um dermatologista. Nenhum exame caseiro substitui a consulta e avaliação médica. A situação é preocupante se a mancha for assimétrica, tiver bordas irregulares, cores múltiplas, diâmetro mais que 5 milímetros e evolução com mudança de aparência.

Os serviços de Dermatologia das Faculdades Nova Esperança são credenciados à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. As Faculdades Nova Esperança contam com o respaldo de uma equipe de altamente qualificada para o ensino e o atendimento à população.