Faculdade Nova Esperança - brand

MP-PROCON realiza palestras da Semana Consumo Seguro na FACENE/FAMENE

texto alternativo

O  Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) está realizando a Semana Consumo Seguro, iniciado nesta segunda (14) e encerrando na próxima sexta (18). Em parceria com  as Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE), o MP-PROCON realizou na tarde de ontem (15) duas palestras no Auditório da FACENE/FAMENE. As palestras tiveram como tema “Pirataria: o crime no século XXI” e  “Falsificação de Medicamentos – um crime contra a saúde pública”.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 30% dos medicamentos distribuídos na América Latina são falsificados. Na fórmula desses produtos já foram encontrados pó de giz, cera de chão, tinta de parede e de asfalto, cimento, pó de tijolo, graxa para sapatos, ácido bórico e até arsênico. Além de substâncias nocivas, os produtos falsificados ou não tem o ingrediente ativo do medicamento, ou possuem uma quantidade incorreta deste ingrediente, o que afeta ainda mais a saúde de quem já está doente.

Diante dessa realidade, o MP-PROCON da Paraíba vem desenvolvendo um projeto de contenção à violência silenciosa representada pela falsificação de produtos, haja vista que a comercialização e a utilização de produtos pirateados, por não passarem por nenhum tipo de controle técnico de qualidade, são fontes geradoras de acidentes de consumo.

Para chamar a atenção da sociedade para os riscos e prejuízos que os produtos piratas causam o MP-PROCON está promovendo a “Semana Consumo Seguro”, que tem como um dos eixos estratégicos a prevenção de acidentes de consumo, e enfrenta a questão da falsificação de produtos e seus impactos negativos na sociedade de forma holística e integral, abordando o tema pelo prisma de profissionais das mais diversas áreas.

Lembramos que o ciclo de palestras está sendo realizada em escolas, universidades e para o setor lojista objetivando alertar e conscientizar a sociedade e as autoridades sobres os riscos e prejuízos ocasionados pela pirataria. Para fomentar o debate, será lançado um concurso de redação e de artigo para os estudantes, onde haverá premiação para os primeiros lugares e publicação dos melhores textos na revista da Escola Estadual do Consumidor da Paraíba.

Para maiores informações sobre a Semana Consumo Seguro, entrar em contato com o MP-PROCON pelo número (83)2107-6000.