No Dia Mundial de Combate ao Câncer, veja medidas simples que podem reduzir o desenvolvimento da doença
Hoje, 08 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Esta data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrarmo-nos da incessante luta travada por pacientes e equipes de saúde contra esta patologia que se torna cada vez mais comum em todo o mundo. Hoje, buscamos a atenção especial dos líderes governamentais e da sociedade em geral para discutirmos estratégias que possibilitem maior resolutividade e conforto aos pacientes e familiares.
A OMS estima que, no ano 2030, haverá aproximadamente 27 milhões de casos de câncer em todo o planeta, de modo que 17 milhões de mortes serão ocasionadas pela doença. A tendência é que os números se tornem cada vez mais expressivos em países menos desenvolvidos, onde se verifica baixa escolaridade e maior vulnerabilidade social.
A ferramenta mais importante para o sucesso nessa batalha é o conhecimento que descortina novos horizontes e perspectivas para o processo de prevenção. A busca na pratica de exercícios com frequência, alimentar-se bem (mantendo uma dieta rica em frutas, verduras, cereais, carnes magras, laticínios com baixo teor de gorduras e sódio…), evitar o uso de cigarros e/ou álcool, além de visitar regularmente seu médico contribui para a prevenção da patologia.
Sem dúvidas, através de medidas simples, pode-se reduzir significativamente o risco de desenvolvimento do câncer, aumentando as chances de uma vida longa e saudável ao lado de quem se ama. Cuide-se!
Por: Liga Acadêmica de Oncologia Clínica e Cirúrgica – LAOCC/FAMENE