Faculdade Nova Esperança - brand

NUPEA divulga período de apresentação para Projetos de Pesquisa e Extensão 2015 do PROICE

O NUPEA estará recebendo do dia 19 a 26 de janeiro projetos de pesquisa e de extensão para vigência 2015 do Programa de Iniciação Científica e de Extensão da FACENE/FAMENE (PROICE).
Os referidos projetos deverão ser apresentados no(s) formulário(s) 2015 encaminhado em anexo, o(s) qual(is) encontram-se disponívei(s) no site www.facene.com.br ou www.famene.com.br, link “pesquisa e extensão”, “nupea” “projetos de pesquisa e de extensão”, “materiais”.

ATENÇÃO: a partir deste ano (vigência 2015) os projetos de pesquisa com envolvimento direto e indireto de seres humanos deverão ser apresentados ao NUPEA COM A APROVAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA, atestado pela apresentação da cópia da certidão do CEP da FACENE/FAMENE no ato da apresentação dos projetos pelos respectivos orientadores.
Os projetos deverão ser apresentados por docentes vinculados à FACENE e/ou à FAMENE (cada docente poderá apresentar um projeto de extensão e um projeto de pesquisa no ano letivo) em formulários distintos.
Cada projeto aprovado selecionará seu grupo de discentes (extensionistas ou auxiliares de pesquisa) através de processo seletivo (avaliação teórica ou teórico-prática, entrevista e avaliação de rendimento escolar) e portanto os discentes deverão participar de apenas um projeto ao ano.
Há possibilidade de abertura de vagas para a participação de egressos (profissionais formados pela FACENE/FAMENE) no ato da apresentação do projeto pelo docente coordenador/orientador. Os egressos interessados se submeterão a processo seletivo que incluirá prova teórica ou teórico-prática e entrevista para assumir vaga específica para egresso.

Atenção para a previsão das datas relacionadas aos projetos PROICE – FACENE/FAMENE, vigência 2015:

19 a 26/01: Apresentação pelos docentes dos projetos para a vigência 2015 do Programa de Iniciação Científica e de Extensão (PROICE) da FACENE/FAMENE. Local: NUPEA; oS FORMULÁRIOS DEVERÃO ESTAR COMPLETOS E DEVIDAMENTE ASSINADOS

27 a 30/01: Apreciação dos projetos submetidos ao PROICE (avaliação pelo Colegiado do NUPEA e Direção) vigência 2015;

09 a 20/02: Inscrição de discentes para o processo seletivo dos projetos PROICE-FACENE/FAMENE 2015. Local NUPEA;

23 a 27/02: Processo seletivo de discentes para participarem dos projetos PROICE-FACENE/FAMENE 2015;

03/03: Divulgação do resultado final do processo seletivo dos projetos PROICE 2015;

04/03: Reunião com docentes e discentes vinculados ao PROICE – FACENE/FAMENE em 2015;

16 a 20/03: Assinaturas dos contratos pelos auxiliares de pesquisa e extensionistas e início das atividades dos projetos PROICE 2015

Estrutura dos projetos de pesquisa: Os projetos de iniciação científica deverão conter: orientador, coorientador (apenas um, quando houver necessidade), carga-horária semanal, carga horaria total e número de vagas para a seleção de alunos e egressos, título, resumo, introdução (contemplando a contextualização da temática, apresentação de problemática e justificativa), hipótese, objetivo primário e secundário (quando houver), desfecho primário e secundário (quando houver), riscos e benefícios, metodologia (explicitando o tipo de estudo, local, período, população, amostra, critérios de inclusão e de exclusão, instrumentos, técnica de análise de dados, exposição dos resultados, financiamento e considerações éticas), referências (ABNT – NBR 6023), cronograma/plano de trabalho, previsão orçamentária, além dos anexos (Certidão Provisória de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, e TCLE caso seja pesquisa com envolvimento de seres humanos, instrumento de coleta de dados e concordância da coordenação de curso), devidamente preenchidos e assinados.
ATENÇÃO:Todo o projeto de iniciação científica submetido ao PROICE para vigência 2015 deverá ter obtido aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FACENE/FAMENE. Os nomes dos auxiliares de pesquisa aprovados em processo seletivo deverão ser incluídos na Plataforma Brasil através do recurso “emenda”, logo após a assinatura dos contratos.
Obs.: Para a submissão dos projetos ao CEP, seguir o protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa da FACENE/FAMENE.

Estrutura dos projetos de extensão: Os projetos de extensão deverão conter: coordenador, colaboradores (quando houver), carga-horária semanal e total, número de vagas para a seleção de alunos e egressos, título, fundamentação teórica, objetivos, metodologia (descrever as etapas de desenvolvimento dos projetos, estratégias de ação, população alvo, metas e estratégias de avaliação do projeto), referências, plano de trabalho, previsão orçamentária e anexos (declaração de concordância com a execução do projeto assinada pelo representante da direção ou setor correlato da instituição ou local onde as ações do projeto serão desenvolvidas e declaração de concordância de disponibilidade da carga-horária dos docentes coordenador e colaboradores, assinada pelo(s) respectivos coodenador(es) do curso aos quais os docentes estão vinculados)

Os projetos cuja configuração se enquadram nas orientações supra-expostas deverão ser entregues ao NUPEA em 1 (uma) cópia impressa e uma em CD-ROM, em formulário de inscrição dos projetos PROICE, vigência 2015, os quais poderão ser adquiridos no referido setor, ou no site oficial da FACENE/FAMENE.
A vinculação de projetos de pesquisa e de extensão ao Programa de Extensão e de Iniciação Científica só será possível quando este for de autoria de um docente das Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança e ser apresentados ao NUPEA no período divulgado. Funcionários técnicos, poderão participar dos projetos de extensão na condição de colaboradores, a convite do coordenador, e de acordo com a autorização do seu coordenador imediato na Instituição.
Os projetos entregues no prazo determinado, e que estiverem de acordo com o protocolo, serão apreciados nas seguintes instâncias:
I – Colegiado do NUPEA;
II – Direção da FACENE/FAMENE

Maiores informações: nupea@facene.com.br; (83)2106-4753.