Faculdade Nova Esperança - brand

Ouvidora da FACENE/FAMENE prestigia I Encontro Estadual de Ouvidorias Públicas da Paraíba

A Ouvidora das Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE) profª. Marlene Ramalho Rosas, prestigiou na última sexta-feira (26) o I Encontro Estadual de Ouvidorias Públicas da Paraíba.

O evento, promovido pela Coordenadoria do Sistema de Ouvidoria Municipal de João Pessoa em parceria com a Ouvidoria Pública da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, Secretarias da Educação e Saúde da Capital e Ouvidoria Estadual de Saúde, teve como tema Ouvidoria Pública: Gestão com Participação Cidadã, palestrante Dr. Antônio Semerano Rito Cardoso – Ex-ouvidor do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e a Drª. Tânia Brito coordenadora do Sistema de Ouvidoria Municipal de João Pessoa, com a apresentação da Experiência de Implantação / Estruturação do sistema de ouvidoria municipal de João Pessoa e do processo de criação e descentralização da ouvidoria setorial da saúde e sua importância para o fortalecimento da gestão municipal de saúde em João Pessoa. Ainda foi apresentado o modelo de gestão de ouvidoria do SUS por representante do SUS.

A atividade, realizada na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes localizada no Altiplano, visou fomentar a instalação de mecanismos de controle social e de participação cidadã na avaliação da qualidade dos serviços públicos prestados pelos entes municipais do Estado da Paraíba, a partir da instalação de ouvidorias, de maneira a promover a Ouvidoria pública como instrumento de qualificação da gestão e de fortalecimento da participação cidadã, estimulando a excelência na qualidade dos serviços públicos municipais com a transformação da realidade.

Na oportunidade, a ouvidora da FACENE/FAMENE integrou a mesa de abertura do evento na condição de coordenadora adjunta do Fórum Permanente de Ouvidores da Paraíba (FOPO – PB). O encontro também contou com a presença ilustre do deputado estadual João Gonçalves, bem como com a participação da ouvidora da FACENE/RN, Ângela Maria Rodrigues de Oliveira Pereira Gurgel.