Faculdade Nova Esperança - brand

PMJP realiza ação durante Dia Mundial de Enfrentamento à Aids

Para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento à AIDS, a Prefeitura Municipal de João Pessoa promove nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h, uma ação para realizar testes rápidos de HIV e prevenção às DST/Aids no Mercado Central. A perspectiva é que cerca de 120 testes sejam realizados até o meio dia, quando será finalizada a ação. Em João Pessoa, de acordo com o coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA), Roberto Maia, foram constatados, de 1985 a 2010 cerca de 1.340 casos de Aids na Capital.

Roberto Maia afirmou que o evento tem como objetivo sensibilizar a população da importância do diagnóstico precoce da HIV positivo. “Se detectarmos um caso positivo de Aids podemos encaminhar à rede de referência e fornecer o tratamento adequado. Se for recente o contágio, a pessoa pode receber a medicação e não vir a desenvolver a doença e ser apenas soropositivo”, explicou Roberto.

Atenção com as mulheres – Roberto Maia revelou que em 2011 as ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão com foco principal na atenção as mulheres, principalmente as casadas e donas de casa. “De acordo com os nossos dados, coletados pelo CTA, observamos que as donas de casas foram as mais afetadas em relação a incidência de casos de Aids nos últimos quatro anos e, por isso, focamos ações com as mulheres”, explica Roberto.

As donas de casa se caracterizam como o setor mais afetado em casos de AIDS em João Pessoa, com novos 54 casos de Aids de 2006 a 2011. Até setembro deste ano foram realizados 56 mil testes pela SMS. Conforme boletim fornecido pelo CTA.

Para realizar o exame basta que o usuário se dirija a uma das 180 Unidades de Saúde da Família em todo município, ou no próprio CTA, que está situado no Cais de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, S/N – Jaguaribe. Para maiores informações, o telefone para contato é o (83) 3214 -6091.

Teatro – – Integrando as ações alusivas ao Dia Mundial de Enfrentamento à Aids, a partir das 19h a SMS realiza também uma apresentação promovida pelo Consultório de Rua e o CTA no Teatro Ednaldo do Egypto. “Estaremos apresentando dois espetáculos feito através de uma parceria entre o CTA e profissionais da Estratégia de Saúde da Família, “Balaio de Gato” e “Romeus e Julietas”, acrescentou o coordenador do CTA.

Fonte: Secom PMJP