Faculdade Nova Esperança - brand

Prestes a completar 2 anos o projeto “MÃES QUE SE ABRAÇAM” retorna e comemora o sucesso.

texto alternativo

Lançado em 25 de setembro de 2014 o projeto social, pioneiro no Estado, “Mães que se abraçam: Um novo olhar, uma nova esperança” completa no próximo mês 2 anos de muito cuidado e atenção com as mães de crianças com transtornos, que buscam formas de atenuar o sofrimento, propondo informações, orientações sobre a problemática de seus filhos e estratégias que as motive à autovalorização.

“O interesse em elaborar o projeto originou-se a partir da observação do comportamento das mães, que em comum, desabafam da falta de orientação e dificuldades que vivenciam com seus filhos. Caso os pais desconfiem de alguma coisa, é importante buscar diagnóstico e, se confirmado o transtorno, realizar o tratamento. Estudos demonstram que há uma evolução bastante positiva diante da intervenção”, ressalta o Prof. Dr. Genario Alves Barbosa, coordenador do Programa de Psiquiatria.

 

O projeto é desenvolvido pela equipe de residência médica em Psiquiatria composta por médicos psiquiatras, psicólogo, psicopedagogo e fonoaudiologia. As reuniões com as mães acontecem mensalmente, sempre na última sexta-feira de cada mês e são abordados temas como psicopatologia infantil, o tratamento da criança, as expectativas e frustrações da família, a falta de tempo e sobrecarga para o cuidador, problemas conjugais e escola.

Nessa sexta feira (26) o projeto deu início a mais um semestre de atendimento as mães assistidas pela residência de psiquiatria, no Centro Médico de Saúde Nova Esperança. A abertura contou com a presença da Psicóloga Adriana Gaião, que levou a temática da importância da participação familiar no processo de terapia das crianças. Esse projeto é realizado pela equipe multidisciplinar da residência em psiquiatria da Famene.

Para mais informações sobre o projeto, ligue (83) 3232-8926.