Faculdade Nova Esperança - brand

Representantes da Famene participam de seminário em Brasília sobre o ANASEM.

texto alternativo

Nesta terça-feira (26) foi realizado no auditório do INEP em Brasília, um seminário sobre o ANASEM (Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina). Participaram 250 instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil. Foram discutidos temas como a qualidade da educação médica no Brasil, o modelo ANASEM/Revalida, experiências de avaliação de estudantes ao longo do processo de formação e um debate sobre o cenário dos cursos de medicina do Brasil na próxima década, além da proposta de formato e aplicação da prova.

Segundo o Ministério da Educação, a Anasem busca avaliar a incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a prática médica pelos graduandos durante o processo formativo. A prova será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aos estudantes do segundo, quarto e sexto anos dos cursos. Com base na lei do programa Mais Médicos (12.871/2013), a avaliação será um componente curricular obrigatório e condição para a diplomação dos novos médicos. As avaliações do segundo e quarto anos terão caráter formativo, indicando pontos fortes e deficiências. No sexto ano de curso, a prova seguirá os moldes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) e os estudantes deverão atingir uma nota mínima para que possam se formar.

Estiveram presentes a secretária geral das Instituições Nova Esperança, Carolina Santiago, e a coordenadora do curso de Medicina da Famene, Dra. Gladys Fonseca, que avalia o processo positivamente. “O objetivo é contribuir para uma melhor formação do aluno com uma base sólida de conhecimentos necessários à boa prática da profissão”, afirma a coordenadora. “É uma avaliação muito mais completa, que vai ajudar a avaliar tanto o estudante quanto a instituição”, complementa Carolina Santiago.

Deverão fazer as provas os estudantes que ingressaram na faculdade a partir de 2015. A primeira avaliação, em agosto deste ano, será para aqueles no segundo ano do curso.