Faculdade Nova Esperança - brand

Sistema de acreditação CFM/Abem recebe selo internacional de qualidade

texto alternativo

A cidade de Seul, na Coreia do Sul, em abril, foi sede do World Conference, da World Federa6on of Medical Educa6on (WFME). Participaram cerca de 1.000 pessoas, de aproximadamente 60 países. O Brasil, esteve representado pelos professores Milton de Arruda Mar6ns (Coordenador do Saeme) e Patricia Tempski (Secretária Executiva do Saeme), Mauro Brito Ribeiro (Vice-presidente do Conselho Federal de Medicina – CFM) e Jeancarlo Cavalcante (Conselheiro Federal do CFM).

A WFME raramente faz conferências internacionais, a última foi em 2013 e a próxima será em 2022. São escolhidos temas considerados fundamentais para o ensino médico nos próximos anos. Assim foi com a conferência de Edimburgo, em 1988. O tema da conferência de 2019 foi “Quality Assurance in Medical Educa3on in the 21th Century”.

Durante toda a conferência, as discussões foram sobre acreditação de cursos de medicina em cada país e reconhecimento internacional das agências acreditadoras. A tônica principal do evento foi que acreditação será o aspecto mais importante da garantia da qualidade da formação médica na próxima década. Uma discussão bastante acirrada foi a ligada ao equilíbrio necessário entre exigências internacionais e a prioridade de formar médicos para as necessidades de cada país. Essa discussão opõe, algumas vezes, representantes de países do primeiro mundo e países mais pobres. O próximo congresso da WFME em 2022 terá como tema a aprovação das novas diretrizes para a formação médica da WFME/OMS, a serem elaboradas nos próximos anos.

Saeme – Atualmente, 32 escolas médicas contam com o selo de acreditação do Saeme. Entre elas, estão instituições federais como Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), estaduais como Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Estadual Paulista (Unesp/Botucatu) e particulares como a Famene que é a única da Paraíba acreditada.

Para ser acreditada pelo Saeme, a instituição precisa cumprir uma série de etapas que incluem desde o preenchimento de um questionário online até visitas à instituição, envolvendo dirigentes, docentes, estudantes e técnicos da faculdade, representantes da comunidade, da rede de saúde local e a equipe de avaliadores. A certificação vale por três anos, quando então os cursos serão reavaliados.

com assessoria

fonte: http://www.saeme.org.br/