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Sobre

A ouvidoria é um instituto que trata de temas relativos à qualidade dos serviços prestados ao cidadão, tanto por instituições privadas como públicas. No Brasil, a ouvidoria remonta do período Colonial, mas, somente em 1823, um projeto de lei criou o Juízo do Povo, a quem o cidadão podia recorrer, no caso de serem vítimas de alguma arbitrariedade. Entretanto, foi a partir 1983, com os primeiros sinais de abertura democrática que ressurgem os debates para a criação de canais de comunicação entre a estrutura de poder e a população. No entanto, as primeiras ouvidorias só surgiram a partir de 1985 com a redemocratização do País. No âmbito das universidades brasileiras, as primeiras ouvidorias surgiram em 1992.

Os gestores das Faculdades Nova Esperança compreendendo a importância da Ouvidoria como instrumento de estímulo à democracia e de valorização da cidadania, implantou, em 2005, a Ouvidoria Facene/Famene. A sua atuação tem feito a diferença na medida em que atende a comunidade acadêmica no encaminhamento de suas demandas, interage com todos os setores das Faculdades e a comunidade externa. A Ouvidoria Facene/Famene realiza desde 2007 encontro de ouvidores com palestras de temas pertinentes a atuação do ouvidor. Mas, foi à partir de 2009 que os encontros passaram a ser realizados no mês de março em comemoração ao “Dia do Ouvidor (16 de março). No encontro de 2011, foi criado o Fórum Paraibano de Ouvidorias Publicas e Privadas – FOPO e a ouvidora das IES ocupado a função de Coordenadora Adjunta de 2011 a 2013 e a Coordenação Geral de 2014 a 2015. E no encontro de 2016, foi criado o Fórum de Ouvidores Universitários da Paraíba – FOUP, ambos em pleno funcionamento, com ampla repercussão na sociedade.

Na área da educação, a criação de uma ouvidoria vai ao encontro dos anseios da sociedade por mecanismos de controle social que contribuem para o fortalecimento da democracia, buscando a abertura à participação de seus alunos, docentes e técnicos, assim como da comunidade em que está inserida.

A ouvidoria da Facene/Famene exerce o papel de auxiliar os gestores na busca da satisfação dos seus usuários diante das críticas e sugestões por eles apresentadas. Tem como objetivos: em relação à Ouvidoria, torná-la cada vez mais dinâmica com a realização de ações inovadoras ( haja vista os encontros de ouvidores, a criação do FOPO E FOUP); permanecer integrada com todas as instâncias das IES e comunidade externa; atender com celeridade a clientela. Em relação aos demandantes, objetiva-se prevenir o aparecimento de conflitos; aliviar as tensões no âmbito interno e reduzir sempre e cada vez mais, possíveis insatisfações. Este comportamento tem consolidado a nossa Ouvidoria e, por essa razão, continuamos cada vez mais dispostos no atendimento a todos.

Horários:

De segunda a quinta-feira de 8h às 18h.

Na sexta-feira de 8h às 17h.

Contatos:

Telefone: (83) 2106-4777 – Ramais: 4736 e 4737

Email: ouvidoria.marleneramalho@facene.com.br

Selo – SAEME
Selo – Hospital Universitário Nova Esperança
Selo – Ciencias sem Fronteiras
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Selo – abmes
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