Menu principal

MENU

Apresentação

Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

ISSN impresso 1679-1983

ISSN eletrônico 2317-7160

Equipe Técnica

  • Editor-Gerente – Mara Rúbia Winter de Vargas (bacharel em Farmácia, mestra em Ciências Farmacêuticas, doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos)
  • Editor de Seção – Jocélio Pereira de Paiva (tecnólogo em Administração, especialização em Orientação e Supervisão Educacional)
  • Editores de Texto – Josane Cristina Batista Santos (licenciatura em Letras, licenciatura em História, Mestra em Literatura Brasileira)
  • Gerente de TI – Frederico Augusto Polaro Araújo

Escopo – A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, organizada pelas Faculdades Nova Esperança é um periódico especializado em conteúdo multidisciplinar nas áreas de saúde humana (medicina, odontologia, farmácia, fisioterapia e educação física), animal (medicina veterinária, zootecnia) e meio ambiente (biologia, agronomia) com circulação trimestral. Recebe Artigos de Pesquisa, Estudo de Caso Clínico, Relatos de Experiência, Comunicação Breve, Revisão Sistemática e Revisão Integrativa. Público-Alvo – Profissionais e estudantes de medicina, odontologia, farmácia, fisioterapia e educação física, medicina veterinária, zootecnia, biologia e agronomia, bem como quaisquer outros interessados nas temáticas pertinentes, por serem de relevante interesse social e que possam vir a contribuir para o avanço da comunidade científica.

Política Editorial – Os artigos submetidos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança são selecionados pelo Editor-Gerente considerando em seu parecer o atendimento às normas para publicação, critérios de originalidade, relevância do tema, coerência científica e normas éticas em pesquisa humana e animal. Posteriormente os artigos são encaminhados para avaliação pelos pares, às cegas, preservando dessa forma o anonimato.

Indexação – Possui indexação no Latindex – Sistema Regional de Informação para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos que reúne e dissemina informações bibliográficas sobre as publicações técnico-científicas da região e, por meio de recursos compartilhados, produz e dissemina padrões editoriais com vistas a elevar a qualidade dessas publicações.

Instruções Gerais aos Autores

  • Os artigos submetidos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança devem ser apresentados de acordo com as normas próprias a cada tipo de artigo e seguir a estrutura Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações
    Finais. Serão aceitos artigos nos idiomas português e inglês, sendo dada
  • prioridade ao último;
  • O resumo deverá ter a mesma estrutura, porém sem nominar cada item; o resumo deve conter também até cinco palavras-chave, sendo essas baseadas no DECS (Descritores em Ciências da Saúde), podendo ser consultado através do site http://decs.bvs.br/;
  • O autor correspondente será o autor principal (primeiro autor), quando houver orientador será o último autor;
  • Cada artigo será revisado por pares (revisores ad hoc na área);
  • Os artigos em inglês terão resumo em português e os escritos em português terão resumo (abstract) escrito em inglês;
  • O artigo aprovado será submetido à revisão gramatical e de estilo, tanto dos artigos submetidos em português quanto em inglês, com o propósito de melhorar a compreensão do leitor, sendo que o autor responsável terá acesso às modificações sugeridas;
  • Procedimentos Éticos – caso o artigo submetido empregue procedimentos metodológicos que envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos na vida cotidiana deverá ser anexado cópia de parecer favorável (Certidão de Ética em Pesquisa) emitido por um Comitê de Ética em Pesquisa, reconhecido e cadastrado no Sistema Plataforma Brasil/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa;
  • As referências serão escritas nas normas Vancouver (Referências Vancouver);
  •  Os artigos devem ser submetidos em MS Word 97 ou posterior.

Tamanho de Resumo

Relato de Experiência, Estudo de Caso Clínico e Comunicação Breve Até 250 palavras

Revisão Sistemática, Revisão Integrativa, Artigo de Pesquisa

Até 300 palavras

Normas para Figuras, Tabelas e Quadros

Posição no Texto Inseridos logo após terem sido mencionados
Formatação da Tabela Aberta nas laterais, espaçamento simples, fonte Times New Roman 12, título justificado, negrito com palavra “TABELA” em caixa alta e título em caixa baixa.
Gráficos Boa definição
Foto Tamanho 300 DPI ou maior, salva no modo TIFF
Centralizado, título centralizado (maiúsculo e negrito) em tamanho de fonte 12, legenda centralizada com tamanho de fonte 10.

 

Documentos Solicitados (devem ser anexados a Declaração de Transferência de Direitos Autorais e Certidão do Comitê de Ética em Pesquisa, sendo o último quando necessário)

Estrutura do Artigo – Deverá ser utilizado um Modelo Geral (link) para a elaboração do artigo, independente do tipo. As páginas não devem ser numeradas.

Tamanho dos Artigos

  • Artigo de Pesquisa – até 3500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Revisão Sistemática e Revisão Integrativa- até 4000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Comunicação Breve – até 1500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências). Tabelas – no máximo 2, Referências – no máximo 10
  • Estudo de Caso Clínico e Relato de Experiência – até 2000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

“CheckList” de Submissão

  1. O autor correspondente deve enviar e-mail para revista@facene.com.br informando o interesse em submeter o artigo com as seguintes informações: nome completo sem abreviações, e-mail, telefone e título do artigo, sendo então feito o cadastramento.
  2. Após o autor correspondente receberá um e-mail automático do administrador do sistema com o assunto “Instruções para reinicialização de senha”. Ao clicar no link “Altere minha senha”, o autor deverá cadastrar uma nova senha. Caso não consiga acessar o sistema pelo link enviado pelo administrador, clique em ‘Acessar’, insira seu e-mail e clique em ‘Esqueceu sua senha?’. Uma nova mensagem do administrador será enviada para seu e-mail para mudança da senha
  3. Após a alteração da senha, o autor principal clica em ‘acessar’, faz o login com seu e-mail e a nova senha.
  4. Já no sistema o autor preenche os dados solicitados, em especial os campos obrigatórios.
  5. Após, anexa o artigo (em Word), escolhendo a seção do artigo (artigos originais, estudo de caso clínico, relatos de experiência, comunicação breve, revisão sistemática e revisão integrativa) e os documentos exigidos (declaração de direitos autorais, certidão do Comitê de Ética em Pesquisa, caso seja necessário) e palavras-chave.
  6. O editor-gerente receberá o aviso de submissão e entrará em contato assim que possível.
  7. Após análise o artigo poderá ser aceito, aceito com correções ou negado.
  8. Após as correções do artigo sugeridas pelo editor-gerente e/ou pelo revisor, o autor principal deverá incluir um novo arquivo no sistema.
  9. O acompanhamento de todo processo de submissão será feito pelo autor principal através do sistema.

 

Selo – SAEME
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencias sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes
Selo 2
Selo 1