texto alternativo

EDITAL PARA OFERTA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A FACENE/FAMENE – 2026.1

EDITAL Nº 06/2026 PARA OFERTA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A FACENE/FAMENE – 2026.1

A FACENE/FAMENE – 2026.1

 

 A Direção das Faculdades Nova Esperança – Facene/Famene, no exercício de suas atribuições regimentais, torna público a oferta das disciplinas optativas relacionadas neste edital.

Informações Gerais

As disciplinas optativas oferecidas na Facene/Famene visam promover a flexibilidade curricular e a multidisciplinaridade, essenciais para a formação de profissionais inovadores e preparados para os desafios contemporâneos. A oferta dessas disciplinas permite aos estudantes (e egressos) ampliar seus conhecimentos, integrando diferentes áreas do saber, estimulando uma abordagem mais criativa e crítica. A diversidade de opções contribui para a construção de currículos mais dinâmicos e alinhados às demandas do mercado de trabalho, fortalecendo a formação acadêmica e promovendo a inovação no ensino superior.

As disciplinas optativas curriculares constituem uma oportunidade ao estudante para personalizar sua formação profissional com o acréscimo de disciplinas de sua livre escolha. As disciplinas optativas integram o histórico acadêmico, quando devidamente concluídas com aprovação. Elas serão oferecidas a alunos da graduação, regularmente vinculados no semestre letivo de 2025.2 dos cursos da Facene e da Famene.

O acadêmico da Famene poderá cursar duas disciplinas optativas, sendo 1 não médica e 1 médica, do 1º ao 12º períodos do curso.

Para os acadêmicos da Facene, é de livre escolha a inclusão de até duas disciplinas optativas durante a graduação, de acordo com a sua pertinência e a disponibilidade de horário neste semestre de 2026.1.

As Faculdades Nova Esperança, preocupadas com a formação contínua de seus egressos, também disponibilizará vagas destinadas a esse público-alvo.

Será permitida, a cada aluno, matricular-se em até duas disciplinas optativas no semestre letivo de 2025.2, desde que não ocorra choque de horário e não comprometa o horário acadêmico do aluno.

1 Inscrição

1.1 As inscrições nas disciplinas optativas deverão ser realizadas a partir das 19h do dia 30/01/2025, mediante inscrição on-line, através do link: https://www.sistemasfacene.com.br/optativas/pb/index.php

2 Disciplinas Optativas Ofertadas/Vagas

2.2 O quadro disponibilizado abaixo constará da descrição dos conteúdos disciplinares ofertados, bem como o turno e horário de funcionamento, os cursos vinculados, o público-alvo, número de vagas por disciplina e possíveis pré-requisitos.

 

DISCIPLINA/ PROFESSOR(A) DESCRIÇÃO DOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES TURNO/ HORÁRIO CURSOS CH INÍCIO VAGAS PRQ
 

 

 

 

Língua Brasileira de Sinais/Libras

 

Prof. Irakitan Bernardino dos Santos

Introdução a um mundo silencioso: História da comunidade surda; Aspectos clínicos, educacionais e sócio- antropológicos da surdez; Filosofia Oralista, Filosofia da Comunicação Total, Bilinguismo, oficialização da Língua de Sinais no Brasil; Definições e conceitos da surdez; Análise Fonológica da Língua de Sinais; Línguas de Sinais de outros Países; Datilologia; Números; Estrutura Gramatical; Análise textual; Sinais Básicos; Sinais específicos para a rotina de trabalho na área de saúde e demais

funções.

Noite:

18h20 às 20h

Todos os cursos

e egressos

Facene/Famene

40 10/02/26

terça-feira

30 Trancado para os alunos do curso de Psicologia
 

 

Língua Brasileira de Sinais/Libras

Formas de atendimento para profissionais de saúde

 

Prof. Irakitan Bernardino dos Santos

Capacitar de forma estruturada a habilidade de realizar uma boa comunicação com as pessoas que possui deficiência auditiva nos serviços de saúde; trazendo o saber se comunicar minimamente com esse público utilizando no conteúdo os instrumentos necessários para a efetivação da comunicação. Definições e conceitos da surdez; Análise Fonológica da Língua de Sinais; Línguas de Sinais de outros Países; Datilologia; Números; Estrutura Gramatical; Análise textual; Sinais Básicos; Sinais específicos para a rotina de trabalho Tarde:

13h30 às 15h10

Todos os cursos

e egressos

Facene/Famene

40 13/02/26

sexta-feira

60 Trancado para os alunos do curso de Psicologia
 

 

Língua Inglesa

 

Profª. Débora Morais Barbosa da Silva

Introdução, em nível básico,

ao estudo da língua inglesa voltado para acompreensão e

produção. Compreensão e uso de expressões muito comuns do cotidiano, bem como

sentenças simples

que expressão necessidades imediatas; apresentação de si e de outros, perguntas sobre detalhes pessoais do interlocutor; comunicação simples; leitura e produção de textos simples do

cotidiano; aquisição de vocabulário nível A1

(CEFR). O aluno não precisa ter  conhecimentos prévios de língua inglesa. Nível Inicial

Tarde:

18h20 às 20h

Todos os cursos

e egressos

Facene/Famene

40 11/02/2026

quarta-feira

60 ****
 

Língua Portuguesa

 

Prof.ª Josane Cristina Batista Santos

Comunicação: oral e escrita. Leitura na Universidade. Gêneros e tipos textuais. Significação das palavras e contexto. Texto e textualidade: coesão, coerência, inferência e intertextualidade. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A frase e o parágrafo. Estrutura do parágrafo argumentativo. O que é preciso saber para produzir uma escrita competente Tarde:

15h30 às 18h

Todos os cursos

e egressos

Facene/Famene

40 10/02/2026

terça-feira

60 ****
 

 

 

 

Primeiros Socorros

 

Prof.ª Luzia Sandra Moura Moreira

Desenvolvimento de habilidades técnicas necessárias ao desempenho prático em primeiros socorros. Protocolos de atendimento ao indivíduo em situação crítica de urgência e emergência. Conhecer a legislação em vigor para o atendimento em primeiros socorros para profissionais de saúde; Reconhecer os procedimentos para avaliação da segurança do local, número de vítimas e os procedimentos de Biossegurança; Conhecer os procedimentos para acionamento do serviço de emergência pré-hospitalar e resgate de vítimas. Tarde:

15h30 às 18h

Todos os cursos

e egressos

Facene/Famene

40 11/02/2026

quarta-feira

6 ****

 

 

 

 

Metodologia e técnicas para produções científica e preparação de currículo

Prof.ª Emanuelle  Silva de Melo Melo

A produção acadêmica é uma parte importante e de muito prestígio para a graduação, e a maneira ideal de um estudante enriquecer ainda mais a sua formação. Além disso, ela é fundamental para quem deseja seguir essa carreira e se tornar pesquisador, a melhor forma de fazer isso é se envolvendo com a produção de artigos acadêmicos, participando de grupos de pesquisa e de eventos científicos e publicando artigos em revistas especializadas. A elaboração e publicação de artigos científicos é uma atividade com enfoque na contribuição com a elaboração de manuscritos científicos com expansão do conhecimento, e tornando pública as descobertas para

toda a sociedade.

Tarde:

13h30 às 16h20

Todos os cursos

e egressos

Facene/Famene

60 10/02/2026

terça-feira

60 ****
 

Odontologia equinaI

 

Prof: João Pedro Borges Barbosa

 

Estudo da odontologia em equídeos com ênfase na etiologia, semiologia e terapêutica das principais ocorrências e enfermidades nos elementos dentários e cavidade oral dos equídeos. Estudo prático das principais alternações apresentadas em elemento dentário de equídeos. Tarde:

13h30 às 15h10

·  Medicina Veterinária;

·  Egressos.

40 09/02/2026

segunda- feira

60 A partir do 2°

período

 

 

 

Angiologia

 

Prof.ª Augusto

Cézar Lacerda Brasileiro

Revisão da anatomia e fisiologia do sistema circulatório periférico, métodos de diagnostico e as principais doenças desse sistema. Realizar anamnese e exame físico do sistema vascular periférico; Reconhecer clinicamente patologias arteriais, venosas e linfáticas;

Solicitar exames complementares específicos; Prevenir e tratar as doenças vasculares mais prevalentes (aterosclerose periférica, pé-diabético, erisipela, úlceras venosas);

Tarde:

17h às 19h

·  Medicina;

·  Egressos de medicina.

40 11/02/2026

quarta- feira

60 P5 ao P8
 

 

Introdução à Instrumentação Cirúrgica

 

Prof. Paulo Emanuel

Profª Karen Krystine

Sistema de centro cirúrgico no contexto hospitalar. Princípios da técnica asséptica e de esterilização de materiais e instrumental, medidas de biossegurança e prevenção de infecção hospitalar. Construção de competências/ habilidades para paramentação cirúrgica; Montagem de Sala de Cirurgia; Montagem do instrumental; Degermação cirúrgica das mãos. Equipe Cirúrgica e paciente. Tarde:

17h às 19h

·  Medicina;

·  Enfermagem;

·  Egressos de Enfermagem  ede Medicina

40 12/02/2026

quinta-feira

20 P2 ao P12
 

   Psicomotricidade

 

 

Prof . Ana Karoline Florencio Amorim

Definição de psicomotricidade, objetivos, condutas psicomotoras infantis, recreação, jogos, aspectos da formação do Eu, percepção do esquema corporal, localização espacial, orientação temporal, consciência do corpo e formação da personalidade.  

 

 

 

 

Tarde:

14:20 às 17:10h

 

·    Psiclogia;

·  Egressos da Facene de Psicologia

·  Enfermagem

·  Famácia

·  Fisoterapia

·  Odontologia

·  Educação Física

40 13/02/2026

sexta-feira

60 ***
 

Uso medicinal da cannabis sativa e sistema endocanabinoide

 

Prof.ª Chahira Taha Mahd Ibrahim Issa

Sistema Endocanabinoide: aspectos gerais, funções e importância na regulação de outros sistemas do organismo. Cannabis sativa: aspectos gerais, fitoconstituintes e suas ações terapêuticas. Aspectos regulatórios sobre o uso medicinal da Cannabis sativa e de seus derivados.  

 

 

Tarde:

17h às 19h

·  Medicina;

·  Farmácia;

·  Enfermagem;

·  Fisioterapia;

·  Egresso de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia

40 2/2026

terça-feira

40 P3 ao P12
 

 

  Saúde em esporte

 

Prof. Jean Paulo Guedes Dantas

 

Compreender as bases fisiológicas do exercício físico; realizar anamnese e exame físico antes de iniciar uma atividade esportiva; planejar e prescrever um programa básico de atividades física; realizar os procedimentos iniciais nos casos de urgência e emergência.

Tarde:

17h às 18h

· Medicina;

·  Educação Física;

·  Egressos de medicina educação física

·  Fisioterapia

40 09/02/2026

segunda-feira

40 ****
 

 

Saúde em esporte

 

Prof. Jean Paulo Guedes Dantas

 

Compreender as bases fisiológicas do exercício físico; realizar anamnese e exame físico antes de iniciar uma atividade esportiva; planejar e prescrever um programa básico de atividades física; realizar os procedimentos iniciais nos casos de urgência e emergência.

Tarde:

17h às 18h

· Medicina;

·  Educação Física;

·  Egressos de medicina educação física

·  Fisioterapia

40 06/04/2026

segunda-feira

40 ****
Inovação e sustentabilidade: manipulação de medicamentos e cosméticos sistentáveis para profissionais de saúde

 

Profª Elisana

Afonso  Moura Pires

  A disciplina Inovação e Sustentabilidade: Manipulação de Cosméticos e Medicamentos Sustentáveis para profissionais da saúde tem como principal objetivo capacitar os alunos no desenvolvimento, formulação e produção de cosméticos com foco em práticas sustentáveis e responsáveis. Busca-se aliar o conhecimento técnico à conscientização ambiental e ética, promovendo uma atuação profissional  comprometida com a saúde humana, o bem-estar e a preservação do meio ambiente. Tarde:

16h20 às 18h

·   Farmácia;

·   Egressos de farmácia, enfermagem, odontologia e medicina

40 12/02/2026

quinta-feira

60 A partir do P2
Introdução à Implantodontia e Traumatologia

 

Prof: Amaro Lafayette Nobre Formiga Filho

Estudo dos fundamentos da Implantodontia e traumatologia, abordando conceitos históricos, biológicos, técnicos e clínicos relacionados ao uso de implantes osseointegrados na reabilitação da saúde, função e estética bucal. Discussão sobre diagnóstico, planejamento, técnicas cirúrgicas e protéticas básicas, seleção de casos e manutenção de reabilitações implantossuportadas, utilizando tecnologias aplicadas à Implantodontia moderna, norteando-se pelos princípios da Odontologia Baseada em Evidências Científicas. Tarde:

13h30 às 16:30h

Ondologia e Egressos 60 09/02/2026

segunda-feira

60 A partir do P6
Clínica de Estética Avançada

 

Prof: Amanda Lira Rufino de Lucena, Prof: Isabelle Lins Macêdo de Oliveira,

Prof: Katryne Targino Rodrigues

Atividades clínicas envolvendo conhecimentos específicos que permitam ao aluno atuar com segurança no campo da dentística, abrangendo procedimentos de clareamento dentário, restaurações diretas, indiretas, com pinos e restaurações complexas, para melhor estética do sorriso, integrando com o aprendizado das disciplinas básicas e as demais especialidades, que visam à recuperação da saúde por meio do reestabelecimento da forma, função e estética. Tarde:

13h30 às 16:30h

Odontologia e Egressos

 

60 10/02/2026

terça-feira

60 A partir do P7
Felicidade e mediação de conflitos

– a arte de encontrar a paz e a alegria nas dificuldades

 

Prof.     Milena Saavedra L. Amaral e Prof. Laura de Sousa Gomes Veloso

Promoção                   de    ambientes colaborativos para a qualidade de vida (vivências, significados e propósitos). Conflitos nas relações humanas (pessoal/interpessoal/organizacional) e seus impactos sobre a felicidade. Meios alternativos para mediação de conflitos. A comunicação consciente e não violenta. O exercício de escutar/ser escutado, falar e dialogar nas         relações        humanas. Reconhecimento e aceitação das múltiplas formas de ser, pensar e sentir no mundo. Dimensões do afeto e do “cuidar de si e do outro” nas relações                       humanas.

Autoconhecimento e autocompaixão como premissas para a mediação de

conflitos e a construção da felicidade.

TARDE

17hrs às 19hrs

TODOS OS CURSO FACENE/

FAMENE E

EGRESSO

60 0/02//2026

terça-feira

60 P2 ao P8

 

2.2 O discente deverá selecionar até duas disciplinas, analisando o turno e o horário ao qual será vinculado no semestre de 2026.1.

2.3 O discente deverá observar a compatibilidade de horário entre da(s) disciplina(s) optativa(s) que pretende cursar e as disciplinas regulares de seu curso no semestre vigente.

3 Início das Optativas/Frequência

3.1 O início das aulas será a partir do dia 9 de fevereiro de 2026, e todas as disciplinas serão ofertadas de forma presencial, com o término previsto de acordo com o Calendário Acadêmico, seguindo o cronograma dos dias letivos disponibilizados em cada horário.

3.2 Frequência

3.2.1 Ao se vincular na(s) disciplina(s) optativa(s), de acordo com a legislação vigente, o discente que faltar a mais de 25% (vinte e cinco por cento) do total da carga horária de cada disciplina estará automaticamente reprovado.

3.3 Trancamento

3.3.1 A solicitação de trancamento da disciplina deverá ser feita até a data-limite de 30 de março de 2026, de acordo com o que consta no Calendário Acadêmico do semestre letivo de 2026.1.

4 Das Disposições Finais

4.1 As inscrições na(s) disciplina(s) optativa(s) serão gratuitas e não haverá acréscimo ao valor na mensalidade do discente.

4.2 A carga horária da disciplina optativa poderá ser utilizadas para integralização da carga horária de atividade complementar, conforme matriz curricular.

4.3 Considerando que as vagas são limitadas, as inscrições acontecerão por ordem de inscrição, não havendo oferta de novas vagas e nem de prorrogação de prazo de inscrição.

4.4 É vedada a inscrição de discente na disciplina optativa que integra a sua matriz curricular do curso de graduação como disciplina obrigatória para sua formação.

4.5 O discente que reprovar a disciplina optativa poderá cursá-la apenas mais uma vez durante sua graduação.

4.6 O egresso vinculado na disciplina optativa receberá um certificado constando a carga horária devida da disciplina, assim como o seu conteúdo programático.

4.7 A instituição reserva-se o direito de não abrir turmas de disciplinas optativas que não possuam o número mínimo de 15 (quinze) candidatos por componente curricular.

 

João Pessoa, 29 de janeiro de 2026.

A Direção