Graduação em Medicina

Graduação em Medicina

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina da FAMENE é exercida pela Drª Gladys Moreira Cordeiro da Fonseca – CRM 4175 PB.

A professora Drª Gladys Fonseca é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e mestrado em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal da Paraíba (2002).

Especialização em Ginecologia e Obstetrícia através da Residência Médica pelo INAMPS (1992).

Especialização Ginecologia e Obstetrícia reconhecida e inscrita no CRM-PB.     Título de Especialista – TEGO, nº 150 pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO (1993).

Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2006).

Especialização em MBA – Administração Acadêmica e Universitária pela Faculdade Pedro Leopoldo (2008).

Especialização em Aperfeiçoamento da Gestão em Atenção Primária – Projeto AGAP – Brasil Canadá pela University of Toronto (2010).

Atualmente é coordenadora, desde 2004, do curso de Medicina da Faculdade de Medicina Nova Esperança – FAMENE.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, diretrizes curriculares, integração serviço ensino comunidade, metodologia do ensino e educação. Faz parte das ações desenvolvidas no conteúdo temático de Histologia e já atuou como docente nas disciplinas de Fisiologia, Parasitologia e, também em Histologia na UFPB.

Coordenou de 2004 a 2008 a Comissão Própria de Avaliação – CPA da FAMENE.

Fez parte do Conselho Editorial, como membro e consultora ad hoc da Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança desde 2003 até o ano de 2006.

Participou da Banca Examinadora do Concurso de Monitoria do conteúdo de Histologia de 2005 até o ano de 2010.

Foi membro do Comitê de Ética e Pesquisa para Seres Humanos – CEP FAMENE/FACENE de 2003 até o ano de 2008.

Foi responsável pela elaboração e implantação das atualizações das Matrizes do Curso de Medicina de 2007, 2012 e, atualmente a de 2016.

É membro desde 2009 do NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FAMENE.

É membro, desde o ano de 2004, do Conselho Técnico Administrativo – CTA da FAMENE.

É presidente do Colegiado do Curso de Medicina desde 2004 e do Núcleo Docente Estruturante – NDE desde de 2007.

Atua na Comissão Organizadora das Mostras de Tutoria desde 2007.

É responsável pela elaboração e implantação de todas as atualizações do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina – PPC e do Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI desde 2004.

Atua na organização da equipe de preparação, documentação e recebimento das comissões de todas as Avaliações de Reconhecimento, renovação de Reconhecimento e de Recredenciamento do Curso de Medicina da FAMENE.

Coordenadora do Curso de Medicina Lattes: http://lattes.cnpq.br/0548032778359146
Drª Gladys Moreira Cordeiro da Fonseca Telefone: (83) 2106-4795/4765/4798

E-mail: coordenacao@famene.com.br

 

1. Contexto Institucional da FAMENE

A FAMENE está localizada no município de João Pessoa, Estado da Paraíba na região nordeste do Brasil. A Paraíba é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada a leste da região Nordeste e tem como limites o estado do Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste. Ocupa uma área de 56.439 km² (pouco menor que a Croácia).

A capital é João Pessoa e outras cidades importantes são Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras e Cabedelo. O relevo é modesto, mas não muito baixo, 66% do território se encontra entre 300 e 900 m de altitude. Seus principais rios são o Paraíba, Piranhas, Taperoá, Mamanguape, Curimataú, Peixes e Sanhauá.

A Faculdade de Medicina Nova Esperança–FAMENE, é um estabelecimento isolado de ensino superior, mantido pela Escola de Enfermagem Nova Esperança, pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, com sede e foro em João Pessoa, Estado da Paraíba.

A Mantenedora, Escola de Enfermagem Nova Esperança Ltda., teve seu Contrato de Sociedade de Responsabilidade Limitada devidamente registrado na Junta Comercial do Estado da Paraíba–JUCEP, sob o nº 25.600.034.180, em 17 de fevereiro de 1999. Iniciou suas atividades na área educacional com os cursos Auxiliar e Técnico de Enfermagem, com unidade própria no Centro da Cidade de João Pessoa, no ano de 1999, tendo formado nesses dezoito anos de atuação uma gama considerável de profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem, com atuação preponderante no SUS, atendendo à sociedade paraibana, e de um modo geral, a toda região circunvizinha.

A Faculdade de Medicina Nova Esperança rege-se pelo seu Regimento, pela legislação de educação superior e, no que couber, pelo Estatuto da Mantenedora. A Mantenedora da FAMENE tem, com a mesma, relações de forma a garantir a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participam os segmentos da comunidade institucional, permitindo a autonomia didático-pedagógica do corpo docente.

A FAMENE tem como foco a área da saúde, e o seu centro de ensino foi projetado e disponibilizado ao corpo discente a partir da concepção da oferta de condições de excelência para a construção do conhecimento em saúde.

A Faculdade de Medicina Nova Esperança – FAMENE já nasceu grande, pois está entre as melhores, sendo aprovada pelo MEC com uma das maiores pontuações permitidas.

Suas instalações, corpo docente e equipamentos de última geração foram adquiridos para dar a melhor qualificação generalista aos futuros médicos que serão formados pela Instituição, com o intuito de oferecer os melhores profissionais do mercado em dedicação, humanização e conhecimento teórico e prático, para atender à população carente do nosso Estado, da nossa Região e do nosso País.

Só assim, estaremos atingindo aquilo que a Faculdade de Medicina Nova Esperança se propõe a fazer, que é capacitar Médicos voltados para a humanização da saúde, aptos a desenvolver suas tarefas o mais dedicadamente possível.

1.1 Breve Histórico

A Faculdade de Medicina Nova Esperança foi criada em 9 de julho de 2004, após a publicação da Portaria Ministerial nº 2.057/2004, que credenciou a FAMENE e autorizou o funcionamento do Curso de Medicina com o oferecimento anual de 80 vagas. Sua área de atuação é a Saúde, com prioridade para o Curso de Graduação em Medicina.

Em 28 de dezembro de 2007, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 1.084/2007, reconhecendo o Curso de Medicina da FAMENE com o conceito máximo. Na ocasião, também, autorizou o aumento de vagas anuais.

Em 8 de abril de 2011, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 672/2011, recredenciando a Faculdade de Medicina Nova Esperança – FAMENE

Em 2013, de acordo com a Portaria de nº 134, de março de 2013 (publicado no DOU no dia 21 de março de 2013, seção 1), o MEC autorizou o aumento de vagas do Curso de Medicina da FAMENE para 150 vagas anual sob a forma de aditamento ao ato autorizativo do curso devido ao bom funcionamento do Programa de Residência Médica da IES que se mantem ativo e em pleno funcionamento de acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério.

Em 21 de outubro de 2016, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 639/2016, renovou o reconhecimento do Curso de Medicina da FAMENE deferindo também, o pedido do aumento de vagas para o mesmo curso que passa a ofertar 170 vagas totais anuais.

Em 06 de fevereiro de 2018, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 94/2018, recredenciando a Faculdade de Medicina Nova Esperança por mais 5 anos. Também nesse período houve aumento de vagas anuais em um total de 220 vagas/ano.

1.2 Missão

A Faculdade de Medicina Nova Esperança tem a missão de promover a educação superior, contribuindo para o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua formação profissional. Assume a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão como a base epistemológica da formação acadêmica, criativa, crítica e reflexiva, essencial à inserção do egresso no mundo do trabalho.

A missão da FAMENE evidencia o investimento no processo de ensino-aprendizagem que capacita os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.

1.3  Finalidades

A FAMENE, como instituição educacional, destina-se a promover a educação, sob múltiplas formas e graus, a ciência e a cultura geral, e tem por finalidades:

1.4  Objetivos:

I – promover a educação integral do ser humano, pelo cultivo do saber, sob diversas formas e modalidades, como exercício e busca permanente da verdade;

II – Formar e aperfeiçoar profissionais generalistas, humanistas, professores e futuros pesquisadores, com vistas a sua realização e valorização, e ao desenvolvimento científico, econômico, sócio-político, cultural e espiritual do País e da região;

III – promover, realizar e incrementar, pesquisa acadêmica através da iniciação científica, em suas diferentes formas e métodos, visando ao desenvolvimento científico e tecnológico e à busca de soluções para os problemas da sociedade, especialmente os do campo da saúde;

IV – atuar no campo da extensão, aberta à participação da população, como forma de levar à comunidade de sua área de influência, os valores e bens morais, culturais, científicos, técnicos e econômicos, com vistas à satisfação de suas necessidades e aspirações;

V – preservar os valores morais, cívicos e cristãos, com vistas ao aperfeiçoamento da sociedade e à promoção do bem-estar comum;

VI – ser uma instituição social e democrática, aberta a todas as correntes do pensamento, centro dos princípios da liberdade com responsabilidade, justiça e solidariedade humana;

VII – estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços gerais e especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

FAMENE elegeu a saúde como área de atuação e, em nível de graduação, oferece o curso de Medicina bacharelado. Esta faculdade oferece, também, cursos de especialização, residências médicas e de aperfeiçoamento, assumindo como característica principal a articulação das atividades de ensino, de investigação científica e de extensão, como elemento fundamental para a qualificação da formação acadêmica.

A atuação desta IES fundamenta-se nos seguintes princípios:

2. O Curso de Graduação em Medicina da FAMENE

2.1 Objetivos do Curso

Gerais

Específicos

2.2 Perfil do Egresso

A sociedade brasileira torna-se cada vez mais complexa em decorrência de diversos fatores, podendo-se destacar, dentre outros, a revolução tecnológica e sua interferência no processo assistencial e na qualidade de vida da população. Também a complexidade sócio-econômica tem exigido novos graus de especialização funcional e técnica dos médicos, necessários para atender a demanda pelo exercício profissional da medicina nas suas diferentes áreas de trabalho. Desta forma, é preciso formar médicos com sólida base acerca dos fatores e princípios gerais da medicina e com uma visão do processo saúde/doença.

Neste sentido, iremos propiciar à comunidade e a sociedade de um modo geral, um médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação à saúde, e prevenção de agravos e doenças, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano e com treinamento em urgência e emergência médica. Conforme preconiza o Conselho Nacional de Educação por meio da resolução CNE/CES n 4, de 7 de dezembro de 2001, agora revogada pela Resolução n 3, de 20 de junho de 2014, que instituiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Medicina.

2.3 Público Alvo:

Pessoas interessadas em atuar no mercado de trabalho como médicos e profissionais da saúde, visando atender à crescente demanda do mercado regional e nacional nas mais diferentes especialidades médicas.

O aluno deve adquirir ao longo do Curso, conhecimentos fundamentais nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia (Saúde da Mulher), Pediatria (Saúde da Criança), Saúde Mental, Medicina da Família e Comunidade, Saúde Coletiva e em Urgência e Emergência médica que o tornem competente para prestar assistência médica de qualidade, para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes. Sua formação deve contemplar o exercício profissional dentro de princípios éticos e humanistas bem estabelecidos. Objetiva-se, também, desenvolver no aluno as habilidades de comunicação, gestão e liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social. Finalmente, deseja-se formar um profissional crítico e ético, com raciocínio científico e com autonomia na atualização e busca do conhecimento.

Como locais de trabalho temos: Postos de saúde, USF; clínicas e hospitais, públicos e privados; centros de pesquisa; laboratórios; consultório próprio ou de terceiros; magistério.

Para aqueles que estiverem interessados em ingressar no curso de Graduação em Medicina da FAMENE, será necessário que os candidatos estejam em fase de conclusão ou já concluíram o ensino médio como também alunos de outras Instituições de Ensino Superior que queiram solicitar transferência de outro curso de medicina.

2.4 O Projeto Pedagógico:

Encontra – se a disposição de toda comunidade acadêmica na biblioteca da instituição e na coordenação de curso.

2.5 Estrutura do Curso:

O presente currículo assume a estrutura curricular com ênfase no formato horizontal, onde os temas transversos (Sistema Único de Saúde; Saúde da Família; Epidemiologia; Ética; Cidadania; Processo Saúde-Doença, Meio Ambiente, Programas de Saúde do Ministério, Cultura afro-indígena, Medicina e Trabalho, Gestão e Liderança em Saúde, Saúde Coletiva, Medicina Geral de Família e Comunidade, Urgência e Emergência, Cuidado e outros) funcionam como elementos de integração. Esta estruturação busca possibilitar à formação do médico generalista, crítico, reflexivo, competente nos aspectos científico, técnico, social, político, ético/bioético e habilitado a intervir no processo saúde-doença, tendo o cuidado como o eixo estruturante da atenção em saúde.

A base principal da construção do Projeto Pedagógico e do Currículo foram as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (Resolução CNE/CES nº4, de 7 de novembro de 2001) e, atualmente, a partir de 2015.2, as novas DCN para o curso de Medicina sobre a Resolução CNE/CES nº 3, de 20/06/2014. Entendendo-se a medicina como prática social, determinada e determinante das condições de saúde da população, objetiva-se o preparo de um profissional capaz de assumir seu papel de sujeito na história, subsidiando-o para o trabalho nos diferentes níveis de atenção dentro dos princípios que regem o Sistema Único de Saúde.

A formação do médico na FAMENE está alicerçada nas características regionais, nas condições objetivas da Instituição formadora e nos serviços de saúde, possibilitando uma formação de cunho generalista e humanista, visando um profissional da saúde comprometido com a transformação da realidade social, por meio de uma ação competente tanto técnica como politicamente. A dinâmica curricular adotada pelo curso pretende subsidiar o aluno para uma leitura crítica dos problemas de saúde do País e seus impactos locais e regionais que deverão ser assumidos pelo egresso como imperativo ético para definir sua forma de inserção no mercado de trabalho.

O presente curso de medicina privilegia a interdisciplinaridade  e o uso de metodologias ativas na formação dos alunos, tendo em vista a necessidade de construção de um conhecimento sólido que responda, efetivamente, à terminalidade do processo ensino-aprendizagem e às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

É com esta visão interdisciplinar focada em conteúdo baseados em competências, habilidades e atitudes que foi construída a matriz curricular do Curso de Medicina da FAMENE.

A matriz curricular busca integrar o conhecimento das várias áreas. Para uma efetivação no planejamento e acompanhamento da execução dessa matriz o Coordenador do Curso desempenha papel integrador e organizador dos trabalhos desenvolvidos pelo seu NDE em parceria com os professores e alunos. A visão da organização curricular justifica a opção por uma matriz que agrega muitas inovações, rompendo com a estrutura formal aplicada anteriormente na formação em Medicina, passando a ser compreendido como um curso que possibilita a articulação dos vários saberes necessários para entender o homem em suas múltiplas necessidades: aspectos sociais, econômicos, culturais, éticos, afetivos, relacionais e os biológicos.

O Curso de Graduação em Medicina da FAMENE é presencial e de horário integral. Funciona em regime de seriado semestral, com duração mínima de seis anos letivos (doze semestres ou períodos de ensino) e máximo de nove anos letivos (18 semestres ou períodos de ensino). A carga horária total do curso é de 8.560 horas obrigatórias, ministradas de acordo com distribuição semanal de atividades pedagógicas teóricas e práticas, perfazendo um mínimo de 100 dias letivos por semestre.

De acordo com os conteúdos programáticos, os componentes curriculares foram agrupados em módulos de estudo baseados em competências. Os elementos constitutivos da estrutura curricular por semestre estão disponíveis no tópico Matriz Curricular.

2.6 Programação, regime acadêmico e duração do semestre:

As Faculdades adotam o regime acadêmico seriado semestral, que é fixado através do Calendário Acadêmico elaborado pelo(a) respectivo(a) coordenador(a) de curso e aprovado pelo Conselho Técnico-Administrativo – CTA da IES. Isso significa que a matrícula é feita sempre por série e semestre letivo, observados os prazos fixados pelas Instituições.

O Calendário Acadêmico é um documento de orientação ao professor e ao aluno. Nele estão fixadas as atividades das Instituições, referentes ao semestre letivo, com suas respectivas datas.

O não cumprimento dos prazos e datas estabelecidos implicará a perda dos direitos dos interessados.

O semestre letivo abrange, no mínimo, 100 dias de atividades acadêmicas efetivas exigidas pela legislação em vigor, não computados os dias reservados a exames finais.

O semestre letivo prolongar-se-á, sempre que necessário, a critério da Direção, para que se completem os dias previstos, bem como para o integral cumprimento do conteúdo e cargas horárias estabelecidas nos programas das disciplinas nele ministradas.

2.7 Diferenciais do Curso de Graduação:

3.0 Matriz Curricular

Clique aqui para fazer o download da tabela de disciplinas e componentes curriculares.

Clique aqui. para fazer o download da tabela de disciplinas e componentes curriculares, implementada em 2022.1.

Programas – Componentes

3.1 Curriculares, carga horária, duração e se possui pré-requisitos;

Acesse aqui os elementos constitutivos da estrutura curricular por semestre.

3.2 Recursos disponíveis para ministrar as aulas;

Todas as salas de aula presentes nos Blocos da FAMENE são climatizadas, com iluminação, acústica e ventilação adequadas, dispondo de todos os recursos necessários para a realização de atividades pedagógicas de qualidade, tais como: carteiras acolchoadas, mesa e cadeira para o docente, quadro branco, Data-show, sistema de som e microfone, retroprojetor e tela de projeção, contando também com computadores ce tomadas específicas para os mesmos. Pode-se contar, também, com TV acoplada ao DVD ou vídeo cassete quando a atividade assim o requerer. Lembramos que todos os computadores contam com leitor de DVD/CD ROM e entrada USB para pen driver e Internet com tecnologia Wi-Fi. Livros-textos, periódicos especializados, revistas de divulgação científica e vídeos.

4. Laboratórios para aulas praticas

O Curso de Medicina – FAMENE dispõe dos laboratórios de ensino relacionados como específicos do Curso, equipados com todo o material necessário para o desenvolvimento de aulas teórico-práticas. Para o desenvolvimento de aulas práticas são informados no cronograma e plano de curso de cada módulo, o dia, horário e material necessário para realização das atividades. A estruturação de funcionamento dos laboratórios conta com a assessoria permanente de três funcionárias exclusivas, para preparação do material a ser utilizado nas aulas e manutenção e conservação de todos os equipamentos e instrumental utilizados.

Os docentes mantém contato permanente com as funcionárias responsáveis, com uma interação necessária para a otimização das atividades desenvolvidas nos laboratórios. Antes da realização das aulas, são preparados os materiais necessários, de forma que quando os alunos chegam para as atividades, todas as necessidades já estão previstas, e o material individual dos discentes e de uso dos docentes já está disponível, devidamente estruturado.

Facilita a atuação das funcionárias do setor a sua formação em saúde, uma vez que as mesmas são técnicas de enfermagem, ex-alunas da mantenedora da FAMENE, a Escola de Enfermagem Nova Esperança. A sua contratação para exercer as funções de organização/estruturação dos Laboratórios se caracteriza como iniciativa de responsabilidade social, pelo aproveitamento de alunos da Escola de Enfermagem Nova Esperança. Essas funcionárias têm também, juntamente com os docentes responsáveis, importante papel no acompanhamento das atividades dos monitores.

Os discentes também dispõem de espaço de aprendizado independente nos laboratórios, fora do horário das aulas, para o qual contam com a assessoria dos monitores dos conteúdos que pretendem estudar. Para tanto, agendam a solicitação do laboratório e material na Secretaria, para prática e estudo das disciplinas ministradas pelos docentes das IES, acompanhados de monitores e técnicos responsáveis pelos laboratórios. Ficam registrados no controle do laboratório todos os procedimentos e frequência de discentes e monitores.

5. Portarias referente ao Curso

Portarias do MEC

Clique aqui para fazer o download da Portaria de Autorização número 2.057 de 09 de Julho de 2004;
Clique aqui para fazer o download da Portaria de Reconhecimento número 1.084 de 28 de Dezembro de 2007;
Clique aqui para fazer o download da Portaria de Recredenciamento número 672 de 25 de Maio de 2011;

Clique aqui para fazer o download da Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso número 639 de 21 de outubro de 2016.

Clique aqui para fazer o download da Portaria de Renovação de Credenciamento Institucional número 94 de 06 de fevereiro de 2018.

6. Setor e Perfil do(a) Coordenador(a)

6.1 Fala sobre o funcionamento da coordenação;

A coordenação de curso de medicina funciona de segunda a sexta feira das 7:00 as 18:00 permanecendo aberta no horário do almoço.

Nos sábados, o horário de funcionamento é das 8:00 até as 12:00, de acordo com os horários da Instituição.

Os funcionários estão à disposição de todo o corpo pedagógico da IES sejam eles docentes, discentes, técnicos administrativos, integrantes da gestão além da sociedade no modo geral.

6.2 As ações do (a) Coordenador(a) e da equipe;

A Coordenação de curso de medicina é responsável pelo apoio e desenvolvimento de ações institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

Dentre as ações da Coordenação Acadêmica, estão:

1. Reunião semestral para revisão do projeto pedagógico com a presença do NDE do curso de medicina

2. Reunião com os docentes antes do início de cada período letivo para revisão final dos programas de ensino, reforçando a necessidade de contemplar os conteúdos das diretrizes curriculares do curso – DCN.
3. Aprovar os planos de curso de cada módulo, encaminhando-os à homologação dos órgãos superiores.
4. Reuniões com os alunos do primeiro período do curso para:
– situar como funciona a estrutura modular de ensino do curso,
– a diferença de cada semestre letivo,

– a inscrição e utilização do ambiente virtual de aprendizagem,

– a utilização das avaliações somativas e formativas e das processuais,
-motivar os alunos, especialmente, os de semestres iniciais, entre outros.
5. Acompanhamento da execução do calendário escolar.
6. Acompanhamento e fiscalização sistemática do cumprimento dos planos de curso de cada módulo através do AcaDWeb.
7. Fiscalizar rigorosamente as metodologias de ensino e de avaliação do processo de ensino aprendizagem, conforme plano aprovado previamente.
8. Fiscalizar e exigir o cumprimento dos calendários das provas e trabalhos exigidos aos alunos em cada unidade.

9. Gerenciar as dificuldades encontradas no ensino das unidades, resultado de notas, e de relacionamento com alunos.
10. Apoio pedagógico aos alunos, facilitando acesso à biblioteca, internet, textos, registros acadêmicos, reprografia, acompanhamento psicopedagógico, outros.
11. Fiscalizar a bibliografia indicada para cada módulo, inclusive sua disponibilidade na biblioteca.
12. Coordenar, sistematizar e encaminhar as listas de aquisições bibliográficas após reunião com os professores.
13. Estimular trabalhos complementares do curso.
14. Estímulo/controle da frequência dos professores e alunos.
15. Orientar e acompanhar a ação e atividades dos monitores
16. Coordenar as atividades práticas através da coordenação de estágio
17. Assessorar o Coordenador de Avaliação nas atividades de avaliação institucional
18. Cumprir e executar as Normas de Qualidade da Instituição
19. Estimular a qualificação do corpo docente

20. Coordenar as atividades do estágio Curricular Supervisionado na modalidade do Internato Médico através da coordenação do internato.

6.3 Apresentação do Coordenador de Curso:

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina da FAMENE é exercida pela Drª Gladys Moreira Cordeiro da Fonseca – CRM 4175 PB.

A professora Drª Gladys Fonseca é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e mestrado em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Especialização em Ginecologia e Obstetrícia através da Residência Médica pelo INAMPS (1992). Especialização Ginecologia e Obstetrícia reconhecida e inscrita no CRM-PB. Título de Especialista – TEGO, nº 150 pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO (1993). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2006). Especialização em MBA – Administração Acadêmica e Universitária pela Faculdade Pedro Leopoldo (2008). Aperfeiçoamento da Gestão em Atenção Primária – Projeto AGAP – Brasil Canadá pela University of Toronto (2010). Atualmente é coordenadora de curso de Medicina – Faculdade de Medicina Nova Esperança. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, diretrizes curriculares, integração serviço ensino comunidade, metodologia do ensino e educação. Faz parte das ações desenvolvidas no conteúdo temático de Histologia e já atuou como docente nas disciplinas de Fisiologia, Parasitologia e, também em Histologia na UFPB.

6.4 Telefones do setor da coordenação e e-mail institucional da coordenação:

Telefones da coordenação de curso de Medicina:

(83) 2106-4795/4765/4798

Email: coordenacao@famene.com.br

7. Docente/Corpo Docente

Clique aqui para fazer o download do corpo docente.

8. Traje

Ao aluno é obrigatório o uso de roupa e sapato fechado, brancos e padronizados, desde o primeiro dia de aula na Instituição, bem como o uso de bata nos laboratórios e estágios. Caso o aluno não cumpra essa determinação, sofrerá penalidade de exclusão da sala de aula ou laboratório.

9. Forma de Ingresso no Curso:

 9.1 Vestibular:

O concurso vestibular é a principal via de ingresso no curso. O processo seletivo é aberto a candidatos que tenham escolarização completa de nível médio. É destinado a avaliar a sua formação, classificando-os dentro do limite de vagas disponíveis para os cursos. É realizado duas vezes ao ano e suas normas são informadas no edital e no Manual do Candidato.

As vagas remanescentes podem ser preenchidas com um novo processo seletivo. É também admitida a entrada de alunos portadores de diploma de curso superior, ou, ainda, por meio de transferência, observadas as normas e limites de vagas dos cursos, na forma da legislação em vigor.

9.2 Transferência

Transferência espontânea de outras IES

É destinada a alunos de outras Instituições de Ensino Superior que queiram se transferir para o Curso de Medicina da FAMENE oriundo de outro curso de medicina. O requerimento de matrícula por transferência é instruído com a documentação exigida no ato da matrícula, além do histórico escolar do curso de origem, programas e cargas horárias das disciplinas/módulos neles cursadas, com aprovação.

A transferência será aceita, desde que haja vaga e que o interessado participe do concurso de seleção para se transferir para a FAMENE conforme edital a ser divulgado no site.

9.3 Transferência ex officio

Aos estudantes servidores públicos, civis ou militares, e familiares, com mudança domiciliar obrigatória por força de remoção ou transferência funcional, vindos de outra Instituição de Ensino Superior, independentemente de vaga ou de época, é assegurado ingresso na Faculdade.

9.4 Ingresso de Graduados

 Neste momento a FAMENE não está recebendo graduados como forma de ingresso no curso de medicina. O mesmo poderá se submeter ao processo seletivo do vestibular.

10. Encargos referentes às taxas e mensalidades do Primeiro e do primeiro semestre de 2024.

R$ 12.300,00 (doze mil e trezentos reais).

Formas de reajuste dos encargos financeiros

Documentos

 

Página Atualizada: 01/04/2024.