NAP/NAI
NAP/NAI – Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão
NAP
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) das Faculdades Nova Esperança constitui-se como um espaço acadêmico voltado ao aperfeiçoamento e à excelência das ações psicopedagógicas institucionais. O NAP conta com uma equipe multidisciplinar, composta por docentes, psicólogas e psicopedagogas, que atua na análise, orientação e suporte às atividades de ensino e aprendizagem, promovendo serviços de capacitação e o desenvolvimento de ações de caráter multi, inter e transdisciplinar.
Além disso, o Núcleo oferece apoio psicológico à comunidade acadêmica, contribuindo para a promoção da saúde mental e do bem-estar no ambiente universitário.
O processo de aprendizagem na área da saúde, muitas vezes, torna-se árduo e emocionalmente desafiador. A elevada demanda de conteúdos, aliada ao convívio frequente com situações de dor, sofrimento e morte, pode gerar conflitos emocionais para os quais muitos discentes não estão devidamente preparados. Com o intuito de intervir nesse processo e compreendendo que conflitos pessoais podem influenciar diretamente o desempenho acadêmico, a atuação do NAP está organizada em dois eixos principais:
- Apoio Psicopedagógico: tem como objetivo identificar as dificuldades de aprendizagem do discente, considerando-o como sujeito ativo do processo educativo. Avalia-se o indivíduo como aprendiz e as variáveis que permeiam o processo de ensino-aprendizagem, propondo estratégias que facilitem a construção do conhecimento. Esse eixo contempla, ainda, o apoio didático-pedagógico aos docentes.
- Apoio Psicológico: visa oferecer à comunidade acadêmica atendimentos que possibilitem o desenvolvimento de estratégias para lidar com dificuldades emocionais e pessoais que interferem no cotidiano acadêmico e, muitas vezes, dificultam a conquista de objetivos pessoais e profissionais.
Objetivos
- Assegurar a docentes, discentes e funcionários meios que contribuam para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem;
• Oferecer aos docentes apoio didático-pedagógico permanente, promovendo ações de formação continuada;
• Estimular e promover mecanismos de capacitação permanente para todos os membros da Instituição de Ensino Superior (IES);
• Desenvolver ações de cunho educativo e didático-pedagógico que contemplem discentes, docentes e colaboradores;
• Desenvolver atividades de caráter multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, integrando professores e alunos, visando ao fortalecimento das relações no processo de ensino-aprendizagem;
• Proporcionar um espaço de acolhimento onde discentes, docentes e colaboradores possam refletir e lidar com as demandas do cotidiano acadêmico, incluindo o processo de aprendizagem, questões afetivo-emocionais, relações interpessoais e o mundo do trabalho.
NAI
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) das Faculdades Nova Esperança tem como objetivo garantir que todas as pessoas, com suas diversas características, como idade, gênero, etnia, deficiências físicas, sensoriais ou mentais, orientação sexual, religião, entre outras, sejam estudantes, professores ou funcionários, tenham condições de participar de todas as atividades acadêmicas e administrativas com igualdade e equidade.
Por meio de ações de orientação, atendimento especializado e adaptação de recursos, o NAI busca promover a acessibilidade arquitetônica, adaptando espaços físicos, como salas de aula, banheiros, bibliotecas, corredores e estacionamentos, para garantir o acesso a toda comunidade. Também trabalha a acessibilidade atitudinal e pedagógica, conscientizando a comunidade acadêmica (alunos, professores, funcionários) sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas em suas diversidades, contribuindo para desconstruir estigmas e atitudes discriminatórias. Além disso, oferece suporte pedagógico e orientação educacional. O NAI também desenvolve a acessibilidade comunicacional, buscando garantir que as informações sejam acessíveis, como o uso de legendas em vídeos e materiais de leitura acessíveis.
Dessa forma, o trabalho do NAI envolve os seguintes aspectos:
- Orientação: Fornecer informações sobre os direitos das pessoas com deficiência e como acessá-los dentro da instituição.
- Acompanhamento: Realizar atendimentos individuais para identificar as necessidades específicas de cada pessoa, garantindo que os ajustes necessários sejam feitos.
- Apoio à comunidade acadêmica e corpo técnico: Desenvolver ações de sensibilização e capacitação para promover a conscientização sobre a importância da inclusão e a utilização de boas práticas no atendimento justo e equitativo.
- Promoção da acessibilidade: Adaptar espaços físicos, recursos pedagógicos e digitais, buscando garantir que sejam verdadeiramente acessíveis.
A equipe multiprofissional do NAI, composta por docentes, psicólogas e psicopedagogas, desempenha um papel fundamental no atendimento e acompanhamento das necessidades dos(as) estudantes com deficiência, assim como na implementação de práticas inclusivas na instituição. Cada profissional traz uma abordagem específica e complementar, com o objetivo de garantir a acessibilidade e o sucesso acadêmico dos(as) alunos(as). Essa atuação conjunta permite uma abordagem integral e personalizada, que leva em consideração não apenas os aspectos acadêmicos, mas também os emocionais, cognitivos e sociais dos(as) alunos(as) com deficiência. Eles atuam de forma complementar, compartilhando informações e ajustando suas estratégias conforme as necessidades identificadas, promovendo um atendimento mais eficaz e humanizado.
Assim, o NAI busca eliminar barreiras, promover o respeito às diferenças e romper com o preconceito social, criando um ambiente educacional e institucional mais inclusivo, igualitário e acolhedor. Essa missão é alcançada por meio de diversas ações que envolvem o trabalho com toda comunidade acadêmica, garantindo que esses(as) discentes, independentemente de suas condições, tenham as mesmas oportunidades de participação e aprendizado.
Atendimento NAP/NAI
O atendimento ocorre por agendamento e por demanda espontânea, de acordo com a disponibilidade da equipe.
O agendamento pode ser realizado presencialmente na sala do NAP/NAI ou por meio do telefone: (83) 2106-4792.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 21h.
E-mail: nap@facene.com.br